Pular para o conteúdo principal

Morre Dr. Edgar, ex-prefeito de Posse/GO



Posse - Goiás perde um de seus filhos, Dr. Edgar Pereira dos Santos deixou uma história muito importante e marcada no município, como médico e ex-prefeito.

Filho de Claudionor Pereira dos Santos e Judite Pereira dos Santos, o médico Edgar Pereira dos Santos nasceu no dia 8 de agosto de 1940, na cidade de Posse, e sempre manteve uma grande ligação com esse município do interior goiano.

Foi em Posse que ele iniciou e concluiu a primeira etapa dos estudos. Disposto a cursar Medicina, mudou-se para Goiânia, onde concluiu o então curso científico. O passo seguinte foi o ingresso na Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, no interior de São Paulo, onde se formou em 1970 e fez também a residência em cirurgia geral.

Já formado, Edgar Pereira dos Santos voltou à cidade natal para realizar seu sonho de ser médico em Posse. Ele chegou ao município em agosto de 1971, se tornando o primeiro médico não só de Posse, mas de toda a região nordeste de Goiás.

Edgar Pereira dos Santos realizou um sonho, mas se deparou com muitos desafios. E foi vencendo cada um, com determinação, sabedoria, coragem e conhecimento.

O primeiro obstáculo enfrentado foi a falta de estrutura na região, que não contava com nenhuma unidade hospitalar. Em 2 de outubro de 1971, ele fundou o Hospital São José, que hoje leva o nome de Hospital Dr. Arquimedes Vieira de Brito, em homenagem ao único profissional de saúde que tinha no município.

No início de seu funcionamento, o hospital não contava com leitos próprios. Outro desafio que não intimidou Edgar Pereira dos Santos. Com a ajuda da comunidade, ele equipou o hospital com camas comuns, doadas pela população, e começou a trabalhar.

E trabalho não faltou ao jovem médico. Antes mesmo da conclusão do centro cirúrgico, Edgar Pereira dos Santos se viu obrigado a fazer uma cesariana e a operar uma apendicite supurada com anestesia local, porque não tinha agulha de raque no hospital.

Aos poucos, foi formando sua equipe de auxiliares. Com o apoio da esposa, Varmen Leodoro Pereira dos Santos, levou as duas parteiras que atuavam em Posse para trabalharem no hospital. Antes, as parteiras foram orientadas sobre o uso de luvas e a esterilização de materiais.

Trabalhando em Posse há 40 anos, Edgar Pereira dos Santos foi durante três décadas o único cirurgião da região. Nesse período, se deparou com muitas situações, que mais do que conhecimento em Medicina, exigiram do médico coragem e determinação para agir rápido e salvar a vida dos pacientes a espera de atendimento.

Foi assim, que operou o esôfago de um paciente, há 35 anos e hoje vê esse paciente em boas condições de saúde. Ao longo desses anos, Edgar Pereira dos Santos fez outras mais de 10 mil cirurgias.

As dificuldades enfrentadas para o exercício da Medicina e a sobrecarga de trabalho não o impediram de se dedicar à política. Pelo contrário, Edgar Pereira dos Santos acredita que o médico deve participar da política para lutar por obras e melhorias para a área da saúde.

Assim, entre 1976 e 1982, foi vice- prefeito de Posse e, de 1992 a 1996, foi prefeito da cidade, tendo construído grandes obras que compõe o complexo de saúde de Posse, como o hospital, maternidade e laboratório.

Em 2008, assumiu a Secretaria de Saúde de Posse e elaborou o projeto de hemodiálise e banco de sangue para o município. Um projeto, que por questões políticas, não saiu do papel.

Viúvo, ele era pai da médica geriatra Daniela, do médico veterinário Edgar Henrique, da enfermeira padrão Fabrícia e da médica pediatra Karenyna. Avô de Eduarda, Rafaela e Rafael Lucas, Edgar Pereira dos Santos é também um grande orgulho da Medicina goiana.

Comentários

  1. Descanse em paz DR:edegar foi um privilégio trabalhar com o senhor na clínica em 1994 foste um herói pelo que o senhor gosta Deus que o receba no céu com os braços abertos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.