Pular para o conteúdo principal

Hoje é o Dia do Cerrado, o berço das águas




Nesta segunda-feira (11), comemora-se o Dia Nacional do Cerrado. A conservação do bioma, considerado o berço das águas, é estratégica para manutenção de rica diversidade. Possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem importantes bacias hidrográficas, geram energia e contribuem para a produção agrícola e o bem estar das pessoas. Apesar disso, o Cerrado sofre com sérias ameaças.

Uma delas refere-se ao animal símbolo do bioma: o lobo-guará. Ele está na lista das espécies em risco de extinção. Os pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalham para melhorar a conservação do animal, que sofre com o avanço da pecuária, com a plantação da cana, milho e soja. E o trabalho do ICMBio, realizado com outros parceiros, tem produzido resultados positivos.

Soltura

Em novembro, os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), em conjunto com o Instituto Pró-Carnívoros e a Universidade de Franca (SP), vão soltar uma loba-guará na natureza nas imediações do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Depois de solta, ela também será monitorada para se conhecer melhor sobre seus hábitos durante o período de adaptação à nova vida. O analista ambiental Rogério Cunha de Paula, do Cenap, conta que uma outra loba monitorada por coleira acabou de ter filhotes, cujo desenvolvimento será acompanhado de longe pelos pesquisadores

Hoje, a loba está em um cativeiro em uma área natural aos pés da Serra da Canastra. Neste espaço, o mamífero recebe comida e é acompanhado pelos pesquisadores. Além disso, desperta a atenção de lobos-guará que rondam o espaço do cativeiro na área natural.

O animal foi resgatado ainda filhote depois que os pais desapareceram em meio a uma queimada em um canavial no interior de São Paulo em agosto do ano passado. Os pesquisadores querem replicar essa experiência de reabilitar filhotes em cativeiros naturais para depois soltá-lo na natureza.

Programa

Os pesquisadores do ICMBio, em parceria com outros órgãos, desenvolvem várias ações para a conservação do lobo-guará. Em 2004, 10 instituições moldaram a base para o Programa de Conservação do Lobo-Guará, conduzido pelo Cenap e Instituto Pró-Carnívoros. Eles levantam informações sobre a estimativa populacional, dispersão de jovens, saúde, genética, comportamentos e dieta.

Juntos, executam ainda ações de educação ambiental e implementam estratégias práticas de conservação como a construção de galinheiros para prevenir os ataques de lobos e outros carnívoros à criação doméstica. O programa é considerado um exemplo mundial de sucesso de conservação de uma espécie ameaçada pelos impactos positivos na ciência e conservação.

Pelas ações executadas com o lobo-guará, em 2012, o pesquisador Rogério Cunha de Paula foi um dos 40 profissionais da conservação no mundo selecionados ao título de “Herói da Vida Selvagem” em uma publicação norte-americana (wildlifeheroes.org).

Unidades de conservação

Outra ação importante na proteção do Cerrado são as unidades de conservação, como o Parque Nacional de Brasília, no DF, e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Góias. No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, Veadeiros foi ampliado de 65 mil hectares para 240 mil hectares, ou seja, quase quatro vezes o seu tamanho atual, por decreto assinado pelo presidente da República. Isso assegurou o título de Patrimônio Mundial dada pela Unesco ao parque goiano.

Além de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, que já eram abrangidos pelo parque, os novos limites incluem parte dos municípios de Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança, formando com outras áreas protegidas da região – APA estadual do Pouso Alto e 22 reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) – e mais o território quilombola Kalunga um vasto mosaico de unidades de conservação.

O parque é refúgio de espécies ameaçadas de extinção ou endêmicas (só existem no local), como o cervo-do-Pantanal, lobo-guará, pato-mergulhão e a onça-pintada, maior mamífero carnívoro da América do Sul.

Comunicação ICMBio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.