Pular para o conteúdo principal

Hoje é o Dia do Cerrado, o berço das águas




Nesta segunda-feira (11), comemora-se o Dia Nacional do Cerrado. A conservação do bioma, considerado o berço das águas, é estratégica para manutenção de rica diversidade. Possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem importantes bacias hidrográficas, geram energia e contribuem para a produção agrícola e o bem estar das pessoas. Apesar disso, o Cerrado sofre com sérias ameaças.

Uma delas refere-se ao animal símbolo do bioma: o lobo-guará. Ele está na lista das espécies em risco de extinção. Os pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalham para melhorar a conservação do animal, que sofre com o avanço da pecuária, com a plantação da cana, milho e soja. E o trabalho do ICMBio, realizado com outros parceiros, tem produzido resultados positivos.

Soltura

Em novembro, os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), em conjunto com o Instituto Pró-Carnívoros e a Universidade de Franca (SP), vão soltar uma loba-guará na natureza nas imediações do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Depois de solta, ela também será monitorada para se conhecer melhor sobre seus hábitos durante o período de adaptação à nova vida. O analista ambiental Rogério Cunha de Paula, do Cenap, conta que uma outra loba monitorada por coleira acabou de ter filhotes, cujo desenvolvimento será acompanhado de longe pelos pesquisadores

Hoje, a loba está em um cativeiro em uma área natural aos pés da Serra da Canastra. Neste espaço, o mamífero recebe comida e é acompanhado pelos pesquisadores. Além disso, desperta a atenção de lobos-guará que rondam o espaço do cativeiro na área natural.

O animal foi resgatado ainda filhote depois que os pais desapareceram em meio a uma queimada em um canavial no interior de São Paulo em agosto do ano passado. Os pesquisadores querem replicar essa experiência de reabilitar filhotes em cativeiros naturais para depois soltá-lo na natureza.

Programa

Os pesquisadores do ICMBio, em parceria com outros órgãos, desenvolvem várias ações para a conservação do lobo-guará. Em 2004, 10 instituições moldaram a base para o Programa de Conservação do Lobo-Guará, conduzido pelo Cenap e Instituto Pró-Carnívoros. Eles levantam informações sobre a estimativa populacional, dispersão de jovens, saúde, genética, comportamentos e dieta.

Juntos, executam ainda ações de educação ambiental e implementam estratégias práticas de conservação como a construção de galinheiros para prevenir os ataques de lobos e outros carnívoros à criação doméstica. O programa é considerado um exemplo mundial de sucesso de conservação de uma espécie ameaçada pelos impactos positivos na ciência e conservação.

Pelas ações executadas com o lobo-guará, em 2012, o pesquisador Rogério Cunha de Paula foi um dos 40 profissionais da conservação no mundo selecionados ao título de “Herói da Vida Selvagem” em uma publicação norte-americana (wildlifeheroes.org).

Unidades de conservação

Outra ação importante na proteção do Cerrado são as unidades de conservação, como o Parque Nacional de Brasília, no DF, e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Góias. No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, Veadeiros foi ampliado de 65 mil hectares para 240 mil hectares, ou seja, quase quatro vezes o seu tamanho atual, por decreto assinado pelo presidente da República. Isso assegurou o título de Patrimônio Mundial dada pela Unesco ao parque goiano.

Além de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, que já eram abrangidos pelo parque, os novos limites incluem parte dos municípios de Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança, formando com outras áreas protegidas da região – APA estadual do Pouso Alto e 22 reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) – e mais o território quilombola Kalunga um vasto mosaico de unidades de conservação.

O parque é refúgio de espécies ameaçadas de extinção ou endêmicas (só existem no local), como o cervo-do-Pantanal, lobo-guará, pato-mergulhão e a onça-pintada, maior mamífero carnívoro da América do Sul.

Comunicação ICMBio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.