Pular para o conteúdo principal

Alto Paraíso, Cavalcante e Mambaí/GO conquistam melhores posições na nova categorização do Ministério do Turismo



O Ministério do Turismo divulgou, na semana passada, nova categorização dos municípios turísticos brasileiros, com base na análise dos serviços de hospedagem. Os critérios para a classificação incluem quatro variáveis: a quantidade de empregos formais gerados pelos empreendimentos voltados para a hospedagem; quantidade de hotéis, pousadas, resorts e outros; demanda de recepção de turistas nacionais; e a demanda internacional de turistas.

As fontes dos dados são o banco de empregos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que dão o panorama do desempenho da economia no turismo a partir das hospedagens.

Em Goiás, o setor comemora a ascensão de dez municípios que estão no Mapa do Turismo Brasileiro, todos subiram uma letra em relação à categorização anterior, realizada em 2014: Abadiânia, Alto Paraíso de Goiás, Caçu, Campos Verdes, Catalão, Cavalcante, Corumbá de Goiás, Mambaí, Pirenópolis e Turvelândia.

Alguns merecem destaque, como Alto Paraíso de Goiás, integrante da Região Turística da Chapada dos Veadeiros e um dos principais indutores do turismo nacional, que tem visto sua economia crescer por causa da melhoria e formalização da atividade. O mesmo vale para Cavalcante, na mesma região, que também tem vivenciado o crescimento econômico devido a investimentos públicos e privados e consequente aumento do fluxo turístico.

Vale ainda ressaltar o esforço da cidade de Abadiânia, que passou da categoria C para a B, por causa da grande demanda de turistas internacionais atraídos pelo turismo religioso, e a pequena Mambaí, que vem se transformando em referência nacional em turismo de aventura.

Segundo o coordenador de Estruturação de Destinos Turísticos da Goiás Turismo, Luciano Guimarães Soares, os municípios que subiram de categoria souberam aproveitar os incentivos do governo federal e estadual, investimentos na divulgação dos destinos, no marketing e na estruturação. “A Goiás Turismo, por exemplo, tem investido em press trips, participação nas feiras nacionais e internacionais, realização de grandes eventos gastronômicos e culturais pelo estado. E isso melhora o desempenho da economia do turismo para os destinos”, analisa Soares.

Em Goiás, além de Goiânia, outros dois municípios já alcançaram a categoria A, onde eram enquadradas somente as capitais de estados: Caldas Novas e Pirenópolis, que recebeu a nova letra agora. “Esses municípios concorrem em pé de igualdade com qualquer destino turístico importante do Brasil”, avalia Soares, que é turismólogo por formação. Ele conta que quatro cidades foram rebaixadas na nova categorização, Valparaíso de Goiás que foi da categoria C para a D; e Damianópolis, Leopoldo de Bulhões e Santa Cruz de Goiás que baixaram de D para a E. Luciano Soares explica que esses municípios são pequenos, entraram para o Mapa em 2017, e começaram a se organizar e a desenvolver seu turismo recentemente.

Assessoria de Comunicação da Goiás Turismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.