Pular para o conteúdo principal

Ministra Cármen Lúcia participa de inauguração de presídio em Formosa/GO




A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (STJ), ministra Cármen Lúcia, participou, na manhã desta sexta-feira (9), da solenidade de entrega do novo presídio de Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

A obra e aparelhamento custou R$ 19 milhões aos cofres públicos, sendo parte do recurso federal e contrapartida do governo estadual. A nova unidade tem capacidade para 300 detentos em uma área de 6 mil m².

De Formosa, a magistrada segue para Goiânia, com chegada prevista às 10h na capital. Cármen Lúcia participará da entrega de cerca de 27 mil armas, que estavam em poder do Judiciário goiano, ao Exército. Em seguida, às 11 horas, terá uma reunião institucional sobre as medidas para sanar a crise do sistema prisional goiano.

Esta é a segunda visita da ministra ao Estado, no prazo de um mês. Cármen Lúcia esteve em Goiânia no último dia 8 de janeiro após uma rebelião que deixou 9 mortos e 14 feridos. Na ocasião, a presidente do CNJ chegou a marcar uma visita à Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, mas desistiu após ser alertada do risco à sua segurança. Dias depois, uma vistoria no complexo apreendeu armas, munições, explosivos caseiros e até uma granada.

Condições precárias

Em 22 de janeiro deste ano, o Ministério Público do Estado de Goiás pediu a interdição do atual presídio de Formosa por conta da situação precária. Entre os motivos, o promotor Douglas Chegury, autor da ação, detalhou que uma vistoria realizada no presídio antigo mostrou estrutura sem mínimas condições sanitárias e estruturais para cumprimento de pena. Imagens feitas pela equipe do MP-GO mostram o local superlotado, sem energia, sem ventilação e sem condições de higiene. Ele pediu transferência imediata dos presos.

O presídio antigo tem capacidade para 63 presos, sendo 50 homens e 13 mulheres. No entanto, no fim do ano passado, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o prédio abrigava 188 detentos homens e 11 mulheres.

Durante a solenidade de inauguração do presídio, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), anunciou a desativação da cadeia pública do município e informou que o processo de transferência dos presos começa no dia 20 deste mês. A nova unidade conta com oito blocos com alojamentos, celas, pátio, refeitório, estacionamento e corpo administrativo, além de galpões, guaritas de segurança e área para atendimento psicológico e espiritual. Além das vagas coletivas, o local possui quatro celas para isolamento para casos que requeiram regime disciplinar diferenciado.

O governo de Goiás deve inaugurar outros quatro presídios: Anápolis, Planaltina, Novo Gama e Águas Lindas. Todos estão em fase de conclusão de obras.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.