Pular para o conteúdo principal

Chapada dos Veadeiros: Com 187 metros de altura, Cachoeira do Label tem a maior queda d'água de Goiás



Agora, amantes do turismo de aventura podem aproveitar para conhecer um local de beleza quase que inexplorada e recentemente aberto à visitação. O destino é a Cachoeira do Label, que tem ganhado fama por ser a maior do estado goiano e por estar entre as seis maiores do país. Com cerca de 187 metros de altura, ela supera em 19 metros o Salto do Itiquira, considerado, até então, a mais alta queda-d’água de Goiás.

A cachoeira fica na Reserva Bellatrix, uma área Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada a 25km do município de São João d’Aliança, na região da Chapada dos Veadeiros.

Apesar de ser visitada por moradores da região desde a década de 1980, a abertura ao público só ocorreu há menos de um mês, em 29 de janeiro. A fazenda onde a cachoeira se localiza foi comprada em 2016 e transformada em uma reserva. Nos últimos dois anos, a área ganhou trilha, sinalização, restaurante e espaço para camping, exatamente para atrair turistas.

O trajeto até lá começa no município de São João d’Aliança, o mais próximo de Brasília entre os sete que compõem a região da Chapada dos Veadeiros. O acesso se dá pela BR-020, sentido Planaltina, e pela GO-118 (ou BR-010, na Rodovia Belém-Brasília). A partir dali, o caminho é por estrada de terra até a Reserva Bellatrix. O percurso pode ser feito por qualquer tipo de veículo, mas carros muito baixos podem ter dificuldade com as irregularidades do terreno em alguns trechos.

De acordo com Marcello Clacino, um dos proprietários da fazenda, o acesso da reserva à cachoeira exige uma caminhada de 1,8km. A trilha tem dificuldade moderada e, apesar de os últimos 200 metros serem um pouco mais complexos, não há maiores obstáculos para pessoas acompanhadas de crianças. O percurso não é recomendado para turistas com problemas de locomoção.

Com a abertura para visitação, Marcelo quer tornar o local popular, mas mantendo a região preservada. “Esta área fazia parte dos atrativos da Chapada dos Veadeiros, mas era meio abandonada. Nosso trabalho é para promover o turismo sustentável e a preservação da área”, comentou. De acordo com ele, serão instalados equipamentos para segurança em turismo de aventura, além de serem feitos o levantamento de espécies nativas e vegetais úteis e o reflorestamento da margem do rio.

A maior cachoeira de Goiás

O Salto do Itiquira perdeu o posto de maior cachoeira de Goiás por acaso. Há mais ou menos 15 anos, o guia turístico e fotógrafo Ion David Zarantonelli sobrevoou a área com um grupo de pessoas para fazer imagens aéreas da Serra do Paranã, onde fica a Cachoeira do Label. Dias depois, Ion David e um grupo de guias da Chapada dos Veadeiros decidiram fazer o reconhecimento da região por terra, mas a descoberta da altura da queda só ocorreu no ano passado.

O fotógrafo, junto com praticantes de rapel, desceu pela cachoeira. A altura da queda d’água foi determinada com base na medida das cordas usadas para a atividade. “À época, seguimos o curso do rio e, depois de descermos, aferimos 187 metros. Até então, a maior era o Salto do Itiquira, com 168 metros de altura e que fica na mesma serra. Pode acontecer de haver outras maiores na mesma região que ainda não foram medidas ou descobertas, mas essa é a maior medida entre as de Goiás”, afirmou Ion David.

Turismo

Para o gerente de projetos e produtos turísticos da agência estadual Goiás Turismo João Lino, o atraso na medição do porte da cachoeira se deveu ao fato de ela ter sido pouco explorada para visitação. “Com a abertura para expedição e explorações, conseguimos essa confirmação. O Salto do Itiquira é uma cachoeira de fácil acesso, então ela ficou como a mais alta do estado de Goiás por muito tempo”, acrescentou.

Do ponto de vista turístico, além de permitir que mais pessoas visitem a cachoeira, a abertura deve contribuir com a economia do município de São João d’Aliança. “É um ganho principalmente para o município, que ainda está iniciando o processo de desenvolvimento da atividade de turismo, ecoturismo e turismo de aventura”, observou João Lino.

O secretário de Turismo de São João d’Aliança, Geraldo Bertelli, destacou que a divulgação do município está aumentando. “Nosso interesse é despertar nas pessoas a vontade de abrir pousadas, hotéis. Está difícil, mas, aos poucos, vamos resolvendo isso”, pontuou.

Fonte: CorreioWeb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.