Pular para o conteúdo principal

Revólver calibre 38 é a arma mais apreendida em Goiás, aponta pesquisa



Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8) concluiu que o revólver calibre 38 é o tipo de arma mais apreendida em Goiás. O levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) entre julho de 2016 a agosto de 2017 analisou mais de 6 mil itens apreendidos. O estudo também identificou que 70% das armas pegas pelas polícias brasileiras.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, os dados surpreenderam pelo fato de terem concluído que a maior parte das armas que circulam entre os criminosos não foi obtida por meio de contrabando.

“Colocamos fim a um mito de que a maior parte das armas vinham de fora. A maioria é brasileira, composta por armas de não grosso calibre desviadas de cidadãos comuns, desviadas de segurança privada. São armas que circulam indevidamente. A pesquisa faz com que tenhamos mais informações para que possamos desenvolver políticas públicas ainda mais eficazes”, afirmou.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, no auditório da SSP, na capital. Entre as 6 mil armas apreendidas, mais de 5 mil são armas industriais, 310 são artesanais e outros 571 itens apreendidos tratavam-se de simulacros. Entre as armas curtas, 52% são revólveres, 16,2% pistolas e 3,8 % eram garruchas.

Em relação à nacionalidade das armas, 70% são brasileiras, 5% são dos Estados Unidos e 1,3% tratam-se de armamentos argentinos. O restante apareceu na pesquisa abaixo de 1%.

Balestreri destacou que apenas uma arma de uso restrito está entre as cinco mais apreendidas pelas polícias no estado.

"É preciso ter controle das armas. É fundamental que isso aconteça para diminuir ainda mais os índices de criminalidade. O fato de apenas um tipo de arma de uso restrito estar entre os cinco mais apreendidos também é um dado de destaque, e que pode nos ajudar a identificar de onde eles material está partindo", disse o secretário.

'Top 5' das apreensões de armas

19,9% - Revólver Taurus .38
6,5% - Pistola Taurus .380
6,2% - Revólver Taurus 32
3,9% - Revólver Rossi .38
2,3% - Pistola Taurus .40

Pagamento por apreensão

Durante a apresentação da pesquisa, o secretário destacou a portaria que determina o pagamento de R$ 300 para policiais e bombeiros por cada mandado cumprido ou arma apreendida.

O pagamento será feito aos agentes que participarem diretamente da ação policial que resultou no cumprimento de mandados pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, estupro, tráfico de drogas, roubo de veículo e organização e associação criminosa.

"Qualquer boa empresa paga incentivos para que seus funcionários tenham motivação. Esta iniciativa, sem dúvida, serve para valorizar a produtividade de nossos policiais, que trabalham dioturnamente para coibir a violência", destacou.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.