Pular para o conteúdo principal

Revólver calibre 38 é a arma mais apreendida em Goiás, aponta pesquisa



Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8) concluiu que o revólver calibre 38 é o tipo de arma mais apreendida em Goiás. O levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) entre julho de 2016 a agosto de 2017 analisou mais de 6 mil itens apreendidos. O estudo também identificou que 70% das armas pegas pelas polícias brasileiras.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, os dados surpreenderam pelo fato de terem concluído que a maior parte das armas que circulam entre os criminosos não foi obtida por meio de contrabando.

“Colocamos fim a um mito de que a maior parte das armas vinham de fora. A maioria é brasileira, composta por armas de não grosso calibre desviadas de cidadãos comuns, desviadas de segurança privada. São armas que circulam indevidamente. A pesquisa faz com que tenhamos mais informações para que possamos desenvolver políticas públicas ainda mais eficazes”, afirmou.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira, no auditório da SSP, na capital. Entre as 6 mil armas apreendidas, mais de 5 mil são armas industriais, 310 são artesanais e outros 571 itens apreendidos tratavam-se de simulacros. Entre as armas curtas, 52% são revólveres, 16,2% pistolas e 3,8 % eram garruchas.

Em relação à nacionalidade das armas, 70% são brasileiras, 5% são dos Estados Unidos e 1,3% tratam-se de armamentos argentinos. O restante apareceu na pesquisa abaixo de 1%.

Balestreri destacou que apenas uma arma de uso restrito está entre as cinco mais apreendidas pelas polícias no estado.

"É preciso ter controle das armas. É fundamental que isso aconteça para diminuir ainda mais os índices de criminalidade. O fato de apenas um tipo de arma de uso restrito estar entre os cinco mais apreendidos também é um dado de destaque, e que pode nos ajudar a identificar de onde eles material está partindo", disse o secretário.

'Top 5' das apreensões de armas

19,9% - Revólver Taurus .38
6,5% - Pistola Taurus .380
6,2% - Revólver Taurus 32
3,9% - Revólver Rossi .38
2,3% - Pistola Taurus .40

Pagamento por apreensão

Durante a apresentação da pesquisa, o secretário destacou a portaria que determina o pagamento de R$ 300 para policiais e bombeiros por cada mandado cumprido ou arma apreendida.

O pagamento será feito aos agentes que participarem diretamente da ação policial que resultou no cumprimento de mandados pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, latrocínio, estupro, tráfico de drogas, roubo de veículo e organização e associação criminosa.

"Qualquer boa empresa paga incentivos para que seus funcionários tenham motivação. Esta iniciativa, sem dúvida, serve para valorizar a produtividade de nossos policiais, que trabalham dioturnamente para coibir a violência", destacou.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.