Pular para o conteúdo principal

Em Correntina/BA, forte chuva causa estragos e transtornos. Prefeito define plano de ação





As fortes chuvas, que caíram na última sexta-feira (02) em Correntina, causaram muitos estragados por toda a cidade. O prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila) convocou uma reunião com o secretariado municipal, no final da manhã deste sábado (3), onde foi definido um plano de ação para recuperação de tudo que foi danificado pelas enxurradas.

O gestor municipal e o engenheiro Lucas Araújo percorreram toda a cidade para avaliar os danos causados. “Os estragos foram enormes e estamos adotando todas as medidas possíveis para resolver os problemas. Temos presa, os problemas atingiram grande parte da população em várias partes da cidade”, afirmou o prefeito Maguila.

Medidas adotadas

A Prefeitura já comunicou à Defesa Civil do Estado e ao Departamento de Infraestrutura e Transportes (DNIT) sobre a situação do município e solicitou uma equipe de cada órgão para tomar as medidas necessárias. Os engenheiros do DNIT chegam na segunda-feira (5) para avaliar a enorme cratera que se abriu na BR 349, no trecho urbano. Um engenheiro da CCL, empresa responsável pela manutenção da BR já esteve no local e aguarda posicionamento do DNIT para iniciar a obra de recuperação.

O prefeito Maguila viaja na segunda-feira (5) para Salvador. Ele vai buscar pessoalmente ajuda do governador Rui Costa e do DNIT para acelerar a recuperação dos estragados causados pela chuva em toda a cidade.

As máquinas já começaram a limpeza da praça do Mercado Antigo, local onde é realizado a Feira da Agricultura Familiar, sempre às quartas-feiras. Todo o trabalho será concluído em três dias.

Para agilizar as obras, o governo municipal analisa a decretação de Estado de Emergência. A medida foi uma das pautas da reunião realizada pelo prefeito com engenheiros, advogados, pregoeiro e secretários municipais. Se for mesmo feito, o decreto deve ser publicado na segunda-feira, no Diário Oficial do Município. No entanto, a decisão só será tomada depois da analisa da Defesa Civil, confirmando a gravidade da situação.

Estragos e transtornos por toda a cidade

A força da água foi tão forte que a água do rio inundou todo o centro da cidade, Ranchão, Sete Ilhas e provocou a abertura de um enorme buraco na BR 349, já na parte urbana, causando a interdição do trecho. De imediato, a Secretaria de Trânsito e Segurança Pública, com apoio da Guarda Municipal, sinalizou o local e desviou o trânsito para a rua da Caixa d’água, à esquerda logo depois do Posto Precioso na entrada da cidade para quem vem da direção de Brasília.

Duas pontes nas Sete Ilhas foram levadas pela força da correnteza, inclusive, uma que estava em reforma. Além disso, boa parte das pedras e as madeiras que seriam utilizadas para o serviço foram levadas pela correnteza. Parte das pedras que formam os passeios no ponto turístico também foram danificados.

No setor Itamarana, uma ponte caiu, deixando parte do bairro isolado sem a possibilidade de passar carros ou motos. Em várias ruas na beira do rio, partes do calçamento soltou e foram levadas pela água. Parte do asfalto novo que está sendo construído pela Prefeitura no Setor Dourado também foi danificado, além de um poste de energia que caiu no bairro, causando transtornos a todos os moradores. Isso sem contar que várias casas, próximas ao rio, foram alagadas e vários murros caíram por conta da força da chuva. Mesmo com tantos estragos, não há relatos de desabrigados no município.

Outro problema causado foi a interrupção do fornecimento de água. O problema foi causado pelas rupturas de duas redes de água, justamente, nas duas pontes que foram levadas pelas chuvas. Uma equipe do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Correntina (SAAE) já normalizou o sistema na cidade e na segunda-feira (5) instalará uma tubulação sobre o rio nas Sete Ilhas para garantir o abastecimento às comunidades rurais de Cerco, Manoel Mendes e Baraúnas.


Texto e Fotos: Ascom - Prefeitura de Correntina-BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.