Pular para o conteúdo principal

Agência Nacional de Mineração torna sem efeito processo de caducidade de concessão de lavra em Cavalcante-GO. Mineradora se compromete a gerar emprego aos moradores



A Agência Nacional de Mineração (ANM) tornou sem efeito procedimento de caducidade da concessão de lavra instaurado contra a Mineração Ribeirão Cana Brava por suposto abandono de mina em Cavalcante, no interior de Goiás.

A medida foi tomada levando em consideração a prescrição do procedimento administrativo, que foi iniciado em julho de 2016. Com a decisão, a mineradora se compromete a gerar emprego e renda aos moradores da comunidade local.

Na defesa administrativa, a mineradora, representada pela advogada Grazielle Nunes Ribeiro, apontou a prescrição intercorrente do ato administrativo tendo em vista que, após a instauração do mesmo, não se deu qualquer ato que interrompesse o prazo de três anos fixados na Lei 9.873/1999 (que estabelece a prescrição em casos administrativos), estando o processo pendente de decisão ou despacho.

Apontou também irregularidade no ofício de comunicação do ato, pois foi indicada como unidade para protocolização da defesa a então Superintendência do DNPM de Pernambuco. Além de observar que o documento não foi devidamente enviado, uma vez que o Aviso de Recebimento foi devolvido sem cumprimento, cerceando o direito à ampla defesa e contraditório.

Após análise da defesa, a própria Unidade Administrativa Regional da ANM/GO recomendou que seja tornado sem efeito a instauração do Processo de Caducidade da Concessão de Lavra.

Decisão

Ao analisar o caso, o relator Tomás Antonio Albuquerque de Paula Pessoa Filho, da ANM, disse que a Lei 9.873/1999 estabelece o prazo de três anos para prescrição no procedimento administrativo paralisado. Assim, tendo o procedimento de caducidade sido instaurado em julho de 2016, sem apresentação de defesa pela interessada e ficado a ANM inerte, deixando de dar continuidade ao procedimento, com encaminhamento do caso à apreciação superior, efetivamente o prazo sofreu prescrição.

Compromisso

Na defesa apresentada, a mineradora, por meio de investidores, se comprometeu, após o arquivamento do processo de caducidade em comento, a gerar desenvolvimento econômico e social para o município de Cavalcante. Diz que serão cerca de 200 empregos direitos e indiretos, revitalização das estradas que ligam à localização da lavra, arrecadação de impostos, instalação de internet na comunidade vizinha, dentre outros compromissos sociais.

Fonte: Rota Jurídica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.