Pular para o conteúdo principal

Ronaldo Caiado diz que espera adesão de todas as 246 cidades de Goiás a decreto que fecha atividades não essenciais de forma alternada



O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse nesta terça-feira (30) que espera a adesão de todas as 246 cidades do estado ao decreto que determina o fechamento alternado de atividades não-essenciais. Algumas cidades, no entanto, já afirmaram que vão manter a flexibilização e permitir o funcionamento de algumas áreas, principalmente, o comércio.

O decreto publicado pelo governo, que começou a vigorar nesta terça-feira, estipula o sistema "14 por 14". Ele se caracteriza por, inicialmente, fechar todos os setores que não forem considerados essenciais e, posteriormente, liberar e reabertura pelo mesmo período.

A medida foi aconselhada por um estudo da Universidade Federal de Goiás (UFG) como forma de evitar o aumento de infectados pelo coronavírus, consequentemente, o colapso do setor hospitalar. No entanto, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), cada município tem autonomia para deliberar sobre medidas de isolamento. Caiado espera que haja uma adesão integral ao decreto.

"Sinceramente, diante do quadro que foi apresentado pela UFG, com base científica, espero a adesão dos 246 municípios do estado de Goiás. Todos eles estão analisando meu decreto hoje. Eu acredito que nas próximas horas vão se pronunciar", afirmou Caiado.

Embora a Prefeitura de Goiânia já tenha anunciado que irá acatar as medidas determinadas por Caiado, outros municípios informaram que vão seguir deliberações próprias, como Aparecida de Goiânia. Outras cidades procuradas pela reportagem ainda estão analisando a situação para decidir que decisão tomar.

Baixo isolamento

Caiado creditou o aumento de casos no estado principalmente ao baixo índice de isolamento registrado no estado nos últimos dias. Segundo ele, o ideal é entre 50% e 55%, sendo que, atualmente, Goiás tem números bem abaixo desse montante.

"[Se tivesse em 50%] estaria controlado [o número de casos]. Se tivesse isolamento de 50%, nós não estaríamos nessa situação hoje. Teríamos uma condição hoje dentro do que estávamos prevendo, ou seja, uma contaminação suportável e uma demanda dentro daquilo que é a capacidade do estado de ofertar ao cidadão. Hoje temos 36%, quase isolamento algum", afirmou.

Ele destacou que a implantação do novo protocolo, que prevê 14 dias com total isolamento, deve fazer que a curva de casos baixe nos próximos 30 dias. Com a queda, explica, seria possível reabrir os estabelecimentos com "equilíbrio".

"Nós sabíamos que o processo iria intensificar. A disseminação, você não consegue controlá-la. Nos 39 primeiros dias, nós tínhamos 100 casos confirmados. Hoje, tem 23 mil casos, mais de 1 mil casos por dia", detalha.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.