Pular para o conteúdo principal

Fiscalização desarticula garimpo ilegal que usava mercúrio em Cavalcante-GO



Uma fiscalização ambiental desarticulou, na última terça-feira (23), um garimpo ilegal de exploração de ouro que utilizava mercúrio em uma área de Cerrado, no município de Cavalcante, Norte de Goiás. Na ação, seis pessoas foram autuadas pelo crime realizado no Rio São Félix e quatro balsas apreendidas. As multas aplicadas ao grupo somam R$ 100 mil.

Os agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) chegaram ao local, que foi invadido, após uma denúncia.

A Semad coordena uma operação na região para verificar desmatamentos e minerações autorizadas, mas que devem cumprir condicionantes, no Norte do Estado em uma área de cerca de 2.500 hectares, o equivalente a 2.500 campos de futebol.

O maquinário utilizado no crime ambiental foi apreendido, mas permanece no local devido à dificuldade na retirada do mesmo. Apesar disto, os motores foram recolhidos e levados para Cavalcante. Lá é descrito como um local ermo pela titular da Semad, Andréa Vulcanis. "Pelas fotos, é até de pequeno porte (o garimpo), mas um uso indevido, especialmente pelo uso de mercúrio que é altamente contaminante." O produto químico é associado a problemas neurológicos graves, entre outros danos à saúde, nas populações que têm contato com o mesmo por meio de mananciais contaminados.

Na última segunda-feira (22) a Semad encontrou um desmatamento de 170 hectares. Um trator foi apreendido no local. A ação faz parte de uma força-tarefa que conta com o apoio das forças de segurança para verificar alertas de desmatamento apurados em imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ocorridos de 2016 em diante. O motivo é que as infrações prescrevem em cinco anos, de acordo com a secretária. Ao todos são 24 alvos.

A operação é realizada após uma ação fiscalizatória no início de junho que constatou a devastação de cerca de 530 hectares que afetou o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga e parte da Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, sob a gestão do Estado. As multas ultrapassaram os R$ 5 milhões.

O desmatamento tem ganhado força em Cavalcante neste ano. O município liderava o número de alertas de desmatamento em Goiás emitidos pelo Inpe nos cinco primeiros meses deste ano. Em 2019, o município foi o 15º no quesito.

Balanço

Como os trabalhos estão em andamento, a secretária afirmou que neste momento ainda não é possível consolidar um balanço de todo o trabalho, mas ela adiantou que pelo menos três tratores foram apreendidos. Além de Cavalcante, o "pente fino" nos alertas de desmatamento será feito em outros municípios da região, de acordo com a secretária.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.