Pular para o conteúdo principal

Em artigo blog já havia alertado sobre abandonos de cães e inviabilidade do recolhimento para o canil.



Em referencia à publicação de uma internauta sobre o cão que fugiu do canil, vale a pena informar aos leitores do Blog A.C. que alguns meses atrás eu postei um longo artigo sobre essa problemática dos cães abandonados e a inviabilidade do recolhimento para o canil.

Abaixo vou reproduzir alguns trechos.

Vejam essa informação: Nos Centros de Zoonoses (conhecidos como canil) era comum a prática de sacrificar os animais para diminuir sua população nas ruas. Os resultados não foram o que todos esperavam. De acordo com um estudo da UFPR, foi comparada a situação de duas cidades: em Curitiba a carrocinha funcionou durante 30 anos, recolhendo e assassinando milhares de animais, já em Londrina este serviço nunca existiu, porém a proporção de cães por habitante nas duas cidades é exatamente a mesma. Está mais do que provado que, além de antiético, este método não resolve o problema, apenas gasta inutilmente dinheiro público, vitima animais e presta um desserviço à evolução da consciência humana. (www.resgateseuamigo.com.br)

Estatística matemática: De acordo com a APA (Associação e Proteção Animal) a estatística que exemplifica o número de cães que podem ser originários de uma só cadela:

01 (uma) cadela aos seis meses de idade entra no cio e aos oito meses produz 06 (seis) filhotes; Oito meses depois, os seis filhotes mais a mãe vão ser sete produzindo mais seis filhotes cada, totalizando 42 (quarenta e dois) animais; De um a quatro meses, os 42 filhotes mais as sete mães vão ser 49 animais produzindo, no mínimo, 294 cãezinhos. Dois anos passados, serão 294 filhotes e 49 mães, ou seja, 343 cães produzindo, cada um, no mínimo, seis filhotes, o que vai equivaler a 2058 animais.

O pior é que a situação acima pode ocorrer mesmo com os animais presos no canil. Enfim, o projeto do canil não diminui a população canina e os gastos aumentam. Levando em consideração que um cão vive em torno de 11 a 12 anos, o projeto canil para as pequenas cidades se torna inviável. 

A solução?  As Associações de Proteção Animal orientam para medidas de castração que é uma maneira eficaz e menos onerosa para diminuir o número de animais abandonados. Em várias cidades a castração já é adotada sem custo para a população.

Mais uma informação No Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado CRIME AMBIENTAL, segundo prevê o art. 32 da Lei nº 9.605, de1998, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.  Além da violência física, são considerados maus tratos contra os animais:
-o abandono em via pública;
- mantê-lo permanentemente acorrentado;
-mantê-lo em local pequeno,
-não alimentar diariamente;
-negar assistência ao ferido;
- obrigar o animal a trabalho excessivo, etc.

Por Dalvan G. Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.