Pular para o conteúdo principal

Sintego participa da Greve Nacional e discute a Educação pública, nesta quinta-feira (30)



As escolas públicas de todo o Estado não funcionarão amanhã (30). Os trabalhadores em Educação participarão da Greve Nacional, promovida pela CNTE em todo o país, dentro da 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.

Às 9h, no Auditório da Faculdade de Educação, o Sintego promoverá Audiência Pública para discutir os caminhos para a melhoria da qualidade do ensino e a valorização profissional. O evento será transmitido pelo canal do Sintego no youtube (www.youtube.com/user/sintegooficial).

A Audiência conta com a participação do Conselho Estadual de Educação, Ministério Público, Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte, Fórum Estadual de Educação, Undime, Faculdade de Educação da UFG, PUC, UNE, UBES, UEE, ANPED, ANFOPE, ANPAE, CME e ALEGO.

Estarão em pauta, o cumprimento integral da Lei do Pìso do Magistério, a implementação do Plano Estadual e os municipais de Educação; a terceirização da gestão escolar para as Organizações Sociais (OS); a concessão de Planos de Carreira a todos os trabalhadores das escolas públicas (professores, especialistas e administrativos); e o investimento necessário para a implantação do Custo Aluno Qualidade.

Bia de Lima explica que a Greve Nacional é o dia que os trabalhadores em Educação de todo o país se juntam para denunciar a falta de investimento no ensino público e que, em Goiás, a situação é muito negativa em Goiás, pois não há concurso público para a área, os professores em sua maioria trabalham por meio de contratos temporários e nem recebem o Piso estipulado por lei federal, que é de R$ 1.917,78 para quem faz 40 horas e os servidores administrativos não têm incentivo para a profissionalização, sem contar os achatamentos salariais, com retirada de direitos e parcelamentos da data-base.

Nos interior, a situação e ainda mais delicada, porque apenas 86 dos 236 municípios pagam o Piso respeitando o Plano de Carreira.

“A melhoria da qualidade do ensino público e o investimento na valorização profissional é uma luta nacional, mas aqui em Goiás a situação está insustentável. Todos os anos somos surpreendidos com calote no reajuste do Piso dos professores e parcelamento da data-base dos funcionários das escolas e agora estamos sendo ameaçados com a transferência da gestão escolar para as OS. Tanto a greve, quanto a Audiência Pública é uma forma de denunciar para a sociedade que precisamos lutar pelo ensino público de qualidade para todos”.

Fonte: Sintego

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.