Pular para o conteúdo principal

Série de reportagens: São Domingos/GO, maior potencial turístico do Nordeste Goiano, ainda tem na agricultura de subsistência sua base econômica.






Por Jefferson Victor,

Criado  no século XVIII pelos irmãos portugueses, Domingos e José Valente, São Domingos é um dos mais antigos municípios do nordeste goiano.

Fica localizado aos pés da Serra Geral e possui um dos maiores potenciais turísticos do Estado de Goiás.

Em 1986 foi criado o Parque Estadual de Terra Ronca, com o intuito de preservar um dos maiores complexos de cavernas da América Latina, tendo como destaque as grutas Angélica, São Mateus e a principal delas, a Gruta de Terra Ronca.

Esta é considerada uma das maiores do mundo, com uma entrada estimada em 100 metros  de  altura e  largura, cortada pelo Ribeirão da Lapa e se estende por vários quilômetros.

O parque possui uma biodiversidade preservada.

Lá foram encontrados resquícios da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Além disso, possui cachoeiras inexploradas, onze nascentes, veredas e tudo isso margeado pela Serra Geral, um cartão postal de encher os olhos de qualquer visitante.

No final dos anos 80, foi construído um grande lago, para abastecer a Usina Hidrelétrica de São Domingos, é um dos mais belos do estado de Goiás, tem águas cristalinas e totalmente despoluídas, é adequado á pratica de esportes aquáticos, tem praias artificiais e alguns quiosques construídos pela prefeitura.

Apesar de todo esse potencial, o turismo é pouco explorado, sendo ainda hoje a principal atividade econômica, a agropecuária e ainda é grande o índice de agricultura de subsistência, já que são poucas as oportunidades de trabalho.

Com exceção da usina, que movimentou a economia da cidade na época da construção, nenhum outro grande investimento foi destinado ao município.

Fica difícil imaginar como uma cidade com um potencial turístico daquela magnitude não receba incentivos para criação de um grande polo de desenvolvimento.

Distante cerca de 70 km de Campos Belos, ainda é um lugar desconhecido da maioria da população regional, isso devido as péssimas condições das estradas que ligam a GO-118 até a cidade de Divinópolis, município vizinho por vias asfaltadas.

Em função da pouca procura, ainda não há pousadas suficientes para amparar um número maior de visitantes, o comércio é pequeno e de uma forma geral falta infraestrutura para que a cidade possa acomodar com conforto uma demanda mais elevada de visitantes.

São Domingos é bem servido pela natureza, as oportunidades são claras, o Eco Turismo pode vir a ser uma grande fonte de renda para seus habitantes ,só precisa de vontade política.

É preciso que o tão prometido asfalto se torne realidade, que se construa um aeroporto de qualidade e hospedagens adequadas para a consolidação econômica local.

A exemplo dos outros municípios do Nordeste Goiano, São Domingos é mais um que não recebe incentivos para o desenvolvimento, só migalhas em períodos eleitorais, enquanto isso a população sofre com a falta de empregos.

Parte do nordeste goiano  sempre foi considerada o corredor da miséria, uma referência às precariedades da maioria dos municípios.

Esse título nunca trouxe orgulhos aos seus moradores, porém parece agradar aqueles que têm o poder da mudança e que insistem em manter essa denominação.

Fonte: Blog Dinomar Miranda









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.