Pular para o conteúdo principal

Juiz repudia casos de abuso sexual no Nordeste Goiano



A Asmego informa que o Judiciário estadual tem um déficit de 109 juízes e que se preocupa com a situação, agravada, principalmente, nas Regiões Norte e Nordeste, onde fica Cavalcante.

Casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, em Cavalcante, a 510 quilômetros de Goiânia, são repudiados pelo juiz Lucas de Mendonça Lagares, que responde pela comarca da cidade. “Avalio como gravíssimo e vergonhoso”, diz ele, em sua primeira manifestação à imprensa, em nota enviada ao POPULAR.

As vítimas, de acordo com o juiz, necessitam de proteção. “Faz-se imperioso que o município conte com uma rede de acolhimento capaz de abrigar as vítimas e dar-lhes o suporte necessário para a mitigação das doloras consequências que o abuso sexual produz”, emenda.

O magistrado confirma que já mandou encaminhar ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) os autos que apontam o vereador Jorge Cheim (PSD) como o autor do estupro de uma menina calunga de 12 anos que morava na casa dele, em Cavalcante, no Nordeste do Estado. Ele também diz que vai se pronunciar nos autos, assim que retornarem ao Fórum da cidade. O MP poderá denunciar, ou não, o parlamentar por estupro de vulnerável, considerando as provas juntadas pela Polícia Civil. O vereador nega o crime.

Prevenção

A Delegacia de Cavalcante reenviou os autos ao Judiciário, conforme divulgado pelo POPULAR no último sábado, com as diligências ordenadas pelo juiz. Ele explica que só fez a determinação para que os autos reforcem os indícios de autoria. “Nem todas as diligências foram cumpridas porque a região de Cavalcante, que está sob fortes chuvas, é acidentada o bastante para se exigir, às vezes, condução aérea (helicópteros)”, ressalta o magistrado.

Investimentos em políticas públicas como forma de prevenção dos crimes de abuso sexual infantil na cidade e em todo o País também foram defendidos por Lagares. Para ele, além de garantir cuidados às vítimas, o poder público também deve trabalhar na persecução penal dos supostos criminosos.

Faltam juízes no Norte e Nordeste do Estado

Além de responder pela comarca de Cavalcante, o juiz Lucas de Mendonça Lagares é titular da Vara de Família, Sucessões e 3ª Cível na comarca de Formosa, onde também coordena o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, e integra a Turma Julgadora da 6ª Região. Ele diz que, no total, cerca de 7,7 mil processos estão sob a sua responsabilidade, um acúmulo de trabalho para o qual a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) já cobrou respostas do Poder Judiciário goiano.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.