Pular para o conteúdo principal

Cavalcante/GO: Abusos são praticados há 20 anos



Crianças e adolescentes calungas sofrem violência sexual há mais de 20 anos em Cavalcante, a 510 quilômetros de Goiânia. A denúncia foi feita ontem pela líder comunitária Dalila Reis Martins, de 28 anos, durante audiência pública realizada na cidade pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, para colher mais informações dos casos revelados em reportagem exclusiva do POPULAR, no dia 4 de abril.

 A delegacia do município concluiu, só este ano, 10 inquéritos policiais de abusos e exploração sexual de crianças.

A audiência pública foi no auditório da sede do centro de convivência da cidade, onde funciona o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O delegado Diogo Luiz Barreira, que responde pela cidade, afirmou que um dos 10 inquéritos concluídos este ano levou à prisão de um dos acusados. “Em outro inquérito, já concluído, temos todos os indícios necessários para a prisão de um político local, mas até agora não obtivemos autorização judicial”, afirmou.

Barreira referiu-se ao inquérito que indicia o vereador Jorge Cheim (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal de Cavalcante, pelo suposto estupro de uma menina calunga de 12 anos que morava na casa do parlamentar, primo do marido da promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes Siqueira Pinto. A promotora se declarou suspeita para atuar no caso e o vereador nega o crime. Os autos já foram encaminhados ao promotor de Justiça Paulo Brondi, que deverá apresentar, ou não, a denúncia.

Pedidos de Justiça

Cerca de 300 pessoas compareceram à audiência pública, muitas delas com faixas com pedidos de Justiça e proteção às crianças. Dalila, que foi vítima de trabalho infantil doméstico e de abuso sexual, fez um alerta. “Existe uma rede de aliciadores que traz meninas quilombolas para Cavalcante, Goiânia e Brasília. Temos recebido na comunidade meninas que fogem das cidades e relatam uma série de violências que sofreram”, acentuou a líder comunitária.

A presidente do Conselho Tutelar de Cavalcante, Evani Soares de Souza, disse ao POPULAR que recebeu ameaça por telefone. “Uma pessoa com voz de homem ligou de um número restrito e falou para a gente tomar cuidado com o que a gente estava divulgando”, contou, explicando que, apesar de registrar cinco casos de abuso sexual infantil por mês, só conseguiu comprovar 14 deles, desde 2012. “A gente não tem estrutura para apurar todos os casos. Para piorar, arrombaram o conselho e levaram os relatórios de denúncias”, emendou ela.

Moradores puderam fazer denúncias a assessores da CDHM em uma sala reservada, enquanto autoridades políticas e policiais e representantes da Procuradoria do Trabalho, do Ministério Público estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) discutiam no auditório do centro de convivência.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.