Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO: Agrodefesa e MP proíbem abates de açougueiros, Estado vira as costas e situação é calamitosa



Por Dinomar Miranda,

É delicada a situação dos produtores rurais e pequenos açougueiros de São Domingos e de Divinópolis de Goiás, nordeste do estado.

Segundo um dos produtores, depois da proibição por parte do Ministério Público e da Agrodefesa de Goiás de abater gados, nada foi feito em prol da zona rural.

Os produtores ficaram à espera de uma solução por parte das instituições envolvidas e nenhuma ação foi concretizada.

Na realidade, a fiscalização proibiu o abate artesanal e o Estado virou as costas para centenas de produtores rurais.

"Como nada foi resolvido, os pequenos produtores estão abatendo os animais e comercializando como podem.

Imagine meu amigo. Se as condições eram precárias, agora chegamos ao cúmulo.

Sem um ambiente adequado, o gado é abatido e comercializado de uma forma mais que primitiva. 

Precisamos de uma resposta urgente por parte das autoridades, afinal está na zona rural a maior concentração da população.

Todos os açougueiros da zona rural estão de acordo em cumprir a lei, rigorosamente, inclusive já procuraram o MP e Agrodefesa, que até agora não deram um norte pera real situação", afirma o leitor. 

Ainda segundo o produtor, o serviço prometido pelas autoridades sanitárias e pelo Estado precisa ser oferecido de forma urgente, pois essa nova prática, de abate primitivo, tem ganhado força a cada dia.

Acordo foi feito há quase um mês

Há quase um mês, o Ministério Público de Goiás firmou acordo com os comerciantes e donos de açougues dos municípios de São Domingos e Divinópolis de Goiás para que comercializem somente carne inspecionada, que atenda a padrões e normas fitossanitárias.

As medidas entrou em vigor após a Semana Santa, prazo em que deveriam ser feitas as adequações.

Segundo o MP, até que fossem concluídas as obras do abatedouro municipal de Divinópolis de Goiás, quando então os pequenos produtores da região poderão abater o gado produzido em suas propriedades de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, os comerciantes deverão adquirir a carne a ser comercializada diretamente de frigorífico devidamente autorizado.

Mas até agora, sequer os produtores rurais receberam qualquer indicação de início das obras do novo abatedouro.

"E pior, pequenos produtores que não têm acesso ao mercado fora de ambos os municípios já não sabem mais o que fazer e burlam o acordo com o MP, simplesmente para sobreviverem", afirma o leitor. 

Os acordos foram assinados após reuniões realizadas no dia 24 de março, na sede da Promotoria de Justiça de São Domingos, com a presença de comerciantes, autoridades locais, açougueiros e o proprietário do frigorífico que fornecerá provisoriamente a carne inspecionada, situado no município de Posse.

Ficou decidido ainda que a Agrodefesa, a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil, junto com o Ministério Público, desenvolverão uma proposta de fiscalização permanente para coibir o comércio clandestino.

Na oportunidade, o promotor de Justiça Douglas Chegury disse que serão realizadas campanhas educativas nas escolas e na comunidade em geral, para esclarecer aos consumidores sobre a importância de se consumir apenas carnes com procedência, visando evitar graves doenças como a brucelose e a cisticercose.

Douglas Chegury esclareceu que a busca de solução para o problema do abate clandestino e o consumo de carne não fiscalizada é uma das metas do Plano Geral de Atuação do Ministério Público.

Segundo ele, as medidas adotadas de agora em diante representarão um ganho para a saúde pública dos consumidores da região, que terão a certeza de consumir uma carne mais saudável.

Fonte: Blog Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.