Pular para o conteúdo principal

O remédio para São Domingos/GO é comunicação, informação e conhecimento



Por Dinomar Miranda,

A cidade de São Domingos, no nordeste de Goiás, vive uma crise política sem precedentes.

Dois prefeitos cassados em menos de três anos. Denúncia de corrupção, malversação da coisa pública, compra de votos, má gestão do erário e o que é pior, a população sofre com os piores índices de desenvolvimento humanos do país, comparados a países africanos.

Porque o município amarga tantas notícias ruins e números tão desastrosos?

Obviamente, as causas são inúmeras: estar situado na região mais pobre de Goiás, o Nordeste Goiano; falta de atenção e investimento do governo estadual, principalmente nas aéreas de educação e infraestrutura, como falta de estradas e boas escolas.

Todavia, como especialista em comunicação, reputo como uma das principais causas da nefasta situação do município a falta de informação, de comunicação, de conhecimento. 

Informação e conhecimento é essencial a qualquer sociedade, em qualquer comunidade.

A sociedade que não se conhece, não tem poder. Ao menos pode escolher seu destino, o destino de seu povo.

E isso se faz com comunicação, com informação, com conhecimento.

Quantos dos nossos municípios não vivem a mesma situação de São Domingos, à mercê de um coronelismo infindável, onde poucas pessoas ou poucas famílias tradicionais dão as cartas e controlam o poder público local como se fosse patrimônio particular ou o quintal da própria casa?

E como mudar essa lógica de poder, de domínio, que beneficia uma minoria abastada, em detrimento do sofrimento da grande maioria dos que formam a sociedade?  

Para argumentar, tomo como grande exemplo o julgamento do mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele, desde o inicio, foi transmitido na íntegra pela TV Justiça, para todas as emissoras do país e milhares de blogs e portais, para milhões de brasileiros, que acompanharam voto a voto o desenrolar da lide.

Pergunto: se a Ação Penal 470 não tivesse sido transmitida via televisão, o resultado teria sido outro?

Respondo: claro que sim.

Uma coisa é um julgamento dentro de um gabinete, cercado por quatro paredes, sem pressões sociais.

Outra coisa é um julgamento sob os olhos de milhões de cidadãos vigilantes; mentes opinando e repercutindo nas redes sociais  partes do processo, o escândalo em suas vísceras.

Duvido que políticos como Jose Dirceu, o ex-todo poderoso ministro da Casa Civil;  Jose Genuíno, ex-ministro da defesa; e  João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, fossem condenados sem a transmissão da TV  Justiça.

Porque falo isso?

Porque informação e conhecimento é poder.

Quando a sociedade é bem informada, é bem instruída ou pelo menos tem as informações para seu livre pensar, seu livre arbítrio, suas decisões são outras.

É aí que reside o papel dos meios de informação, da internet, dos jornalistas, da imprensa.

Por isso é que digo que São Domingos precisa é de mais informação, de mais conhecimento de si mesmo.

Quando a população, quando a comunidade é informada, suas ações são diversamente outras.

Suas escolhas são mais ponderadas, seu poder aumenta vertiginosamente, enquanto cai por terra o poder dos coronéis.

Continuo a pensar que só informação e só conhecimento é capaz de fazer a comunidade de São Domingos pensar. 

Obviamente, a imprensa não atua sozinha.

Sem a presença de um Estado forte, de instituições atuantes como o Ministério Público, que tem feito muito bem o seu papel, a Justiça em suas diversas matizes, a Polícia Federal, as polícias civis e militares, a imprensa seria incapaz até mesmo de escrever uma linha sequer contra as injustiças.

Isso é fato.

O que seria do Petrolão sem uma PF forte e um Ministério Público Federal atuante e independente?  

Claro que não haveria investigação e a corrupção estaria ainda debaixo dos panos, dos tapetes, como sempre esteve nos últimos 400 anos.

Mas de qualquer forma, o papel da imprensa  é fundamental.

Informação e conhecimento é um remédio eficaz e eficiente, já provado inúmeras vezes na história da humanidade.

Fonte: Blog Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.