Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO: Gruta das Romarias



A abertura majestosa da gruta, a densa vegetação e a sensação de contato intenso com a natureza colaboraram para que, além de atração turística, Terra Ronca fosse considerado um lugar místico e religioso.

 Todos os anos, entre 5 e 7 de agosto, católicos do município de São Domingos e outros vindos de vários estados do país realizam a tradicional Romaria do Bom Jesus da Lapa e fazem suas promessas e orações na entrada de Terra Ronca I.

Segundo os moradores, não há nada escrito que comprove quando esses cultos foram iniciados, mas existem relatos de que a data é a mesma em que se realiza a romaria em Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Os antigos romeiros destacam que o acesso à gruta, há dezenas de anos, era dificultado pela mata densa, além da perigosa travessia pelo Rio da Lapa, que corta a região. Tudo isso dava um aspecto sagrado à região antes isolada.

Tempos depois, a mata foi aberta, e pontes construídas para facilitar o acesso de visitantes. As marcas da religiosidade eternizaram-se no lugar, onde um altar de pedra foi erguido há pelo menos 50 anos.

Batizados, casamentos, pagamentos de promessas e até sepultamentos são promovidos desde a década de 1920. Uma pequena entrada natural da caverna, ao lado direito do altar, funciona como o Salão dos Milagres, onde os fiéis depositam seus votos pelo cumprimento de promessas.

Por conta dos festejos e do aumento do número de pessoas todos os anos nessa época, a tradição religiosa virou atrativo para comerciantes, que começaram a montar barracas e a vender todo tipo de produtos. Outros promoviam festas, acendiam fogueiras e soltavam fogos de artifício dentro da caverna, tornando o festejo uma atividade profana e prejudicial à fauna e à flora do local.

A criação do Parque Estadual de Terra Ronca, em 7 de Julho de 1989, pela Lei n.º 10.879, definiu áreas e limites para conter esse desequilíbrio.

 Ao redor do município de São Domingos foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Geral, com o objetivo de garantir a preservação ambiental do local, por meio de monitoramento e fiscalização feitos pela Agência Goiana de Meio Ambiente e Recursos Naturais. Consequentemente, o número de visitantes diminuiu, mas até hoje as peregrinações são constantes. Em 2014, foi realizada a 85ª edição da romaria, reunindo centenas de pessoas, que deram seu testemunho de fé dentro desse santuário natural.

Fonte: CorreioWeb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.