Pular para o conteúdo principal

Opinião: Nordeste goiano “Injusta desigualdade”



Por Hélio Rocha,

Houve redução das desigualdades regionais goianas, mas ainda existe uma forte injustiça em relação ao Nordeste do estado.

Tal circunstância deveria ser olhada como advertência para omissões político-administrativas, assim como da própria sociedade civil, com referência às regiões que, pelo contrário das que englobam esses municípios atraentes, são barradas no baile do desenvolvimento.

Entre elas aparece, como uma espécie de Gata Borralheira, a sacrificada região Nordeste de Goiás.

O mapa da exclusão social no Brasil, montado há cerca de sete anos por professores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp), mostrou que, em Goiás, os 10 municípios com maior grau de exclusão social, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e outros indicadores, situam-se, todos, no Nordeste.

As carências do Nordeste goiano não são novidade, estão na pauta dos discursos político-eleitorais há décadas.

A proximidade de Brasília expôs essa situação nacionalmente, fazendo com que o País tome conhecimento dessa realidade e, no entanto, a região mais carente continua sem perspectiva de escapar dessa desvantagem.

Parece que não basta uma forte desigualdade entre regiões, como esta, estar fartamente denunciada para que se gerem reações a seu favor.

Há exemplos em outros países demonstrando isto. Na Itália, a desvantagem do sul em relação às outras regiões, principalmente o norte, ecoa também secularmente uma queixa que é ouvida, mas não atendida.

No México, existe também a situação, internacionalmente conhecida, do Estado de Chiapas, com agravante de um clima revolucionário latente, alimentado pelo movimento zapatista. Mesmo com este estopim de revolta aceso, Chiapas continua sendo referência de miséria e exclusão social, com mais de um terço da população sem acesso, por exemplo, ao benefício da energia elétrica.

As características do Nordeste goiano são diferentes das do Nordeste brasileiro, principalmente em relação aos recursos hídricos.

Enquanto no Nordeste do País existe o drama da seca, em Goiás são fartos tais recursos, existindo inclusive excelentes condições para o desenvolvimento de cultivos agrícolas irrigados.

Um problema político-social de tal dimensão deveria ser refletido bastante em anos de campanha eleitoral no Brasil.

É preciso que se crie mentalidade que resulte em planos de desenvolvimento que comecem a reverter essas desigualdades regionais que, sob certos aspectos, chegam a ser iníquas.

Esta é uma tarefa para mobilizar a sociedade civil e constituir parcerias com os governos em níveis federal, estadual e municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.