Pular para o conteúdo principal

Opinião: O valor e a consequência da venda do seu voto



Por Rogério Corrêa,

O voto vale não pelo que você pode obter de interesse imediato por ele. O voto vale por tudo aquilo que você pode obter no interesse coletivo. Por isso o voto não é somente seu.

O voto é de sua família, de sua comunidade mais próxima, de sua cidade. Com ele você pode obter melhores condições de vida, de educação, de saúde e de transporte. Não só para você, mas para todos que o cercam. Se você vota pensando só no seu interesse imediato, você está sendo egoísta, está traindo sua família e sua comunidade.

Nesta eleição você tem dois votos. Um para vereador, outro para prefeito. Este com uma responsabilidade dupla eleger o prefeito e o vice que eventualmente o irá substituir.

O prefeito vai administrar a sua cidade. Por isso você deve escolher antes tudo alguém que tenha capacidade para administrar, que seja honesto, que seja independente, que não se deixe levar pelos outros.

Um bom prefeito será a garantia de que sua cidade terá um sistema de saúde que atenda os casos mais simples de assistência médica. Um bom prefeito cuidará da educação de primeiro grau menor, para que seus filhos possam se preparar para o primeiro grau maior e o segundo grau que lhe serão oferecidos pelo governo estadual. E quem sabe para a universidade.

Uma boa base na escola de primeiro grau vai garantir o sucesso do seu filho nos graus seguintes. Um bom prefeito cuidará da pavimentação de sua cidade para que ela não viva cheia de poeira e de buracos. Um bom prefeito vai cuidar da iluminação pública o que é, por tabela, a garantia de maior segurança para você e sua família.

Um bom prefeito vai cuidar do saneamento básico para que sua cidade não viva sofrendo a fedentina de um esgoto a céu aberto. Um bom prefeito vai garantir estradas decentes para a zona rural, para que você e seus amigos possam se deslocar com mais conforto.

E por aí vai, dentro da competência da administração municipal. Por isso se você votar bem, você estará contribuindo para que sua cidade seja bem administrada.

Já o vereador tem como missão servir de contato entre o povo e a administração municipal, mostrando ao prefeito as necessidades da comunidade e cobrando providências do prefeito para atendê-las.

O vereador tem também como missão discutir na Câmara os problemas do município e cobrar providências da administração municipal, assim como tem como obrigação elaborar e aprovar projetos que atendam aos interesses de toda a comunidade.

Outra função importantíssima do vereador é fiscalizar a administração municipal para que os recursos recebidos do governo federal ou cobrados dos contribuintes sejam aplicados honestamente.

O vereador não tem a função de apenas balançar a cabeça como lagartixa aprovando o que o prefeito de plantão deseja. Ele deve ter posição contrária quando um projeto não atende aos interesses da comunidade, mesmo que o prefeito seja do seu partido. Assim como, mesmo sendo de oposição, tem a obrigação de aprovar todos os projetos que atendam aos interesses da comunidade, sem picuinha política.

Para ser um bom vereador ele tem que ter antes de tudo independência. Não deve ser uma “maria-vai-com-as-outras”, um “lagartixa”, um “bunda mole”. Para isso, ele tem que conhecer os problemas da comunidade, tem que ter conhecimentos mínimos de administração e saber ler o suficiente para saber o que está assinando quando lhe propuserem que assine qualquer proposta ou projeto.

Não precisa ser doutor. Basta ter algum conhecimento, leitura suficiente para não ser enrolado e muita vergonha na cara. Se cada um procurar escolher o melhor ou, pelo menos, votar no “menos ruim” nós poderemos melhorar a qualidade de nossas câmaras de vereadores, na maioria cheias de vereadores analfabetos, venais e puxa-sacos, salvo raríssimas exceções. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.