Pular para o conteúdo principal

Justiça ativa em Campos Belos/GO: Pais perdem guarda de criança vítima de abusos e maus-tratos



Gabriela (nome fictício) tem 12 anos e não se lembra da época em que seus pais viviam juntos, em Campos Belos. Aos 3 anos de idade, sua mãe foi morar em Brasília (DF), com outro companheiro que não concordou em abrigar, no mesmo teto, a menina, filha de outro homem. A criança foi deixada, então, aos cuidados da bisavó paterna, em Monte Alegre. Mais uma vez, Gabriela não foi bem-vinda e foi realocada na casa do genitor.

Após abusos sexuais e maus-tratos, o destino da garota foi um abrigo, encaminhada pelo Conselho Tutelar. No local, ela conheceu Eunice que, apesar da ausência de vínculo sanguíneo, começou a ser chamada de “vovó”.

Após audiência realizada na última semana, dentro do programa Justiça Ativa, em Campos Belos, a avó adotiva recebeu a guarda definitiva da jovem e os pais tiveram decretada a perda do poder familiar, em sentenças proferidas pela juíza Raquel Rocha Lemos.

Após ouvir as partes, a magistrada considerou a melhor opção para garantir o bem-estar de Gabriela.

“Não há dúvidas de que os genitores, ora requeridos, não possuem aptidão necessária para o exercício da guarda da menor. Diante da impossibilidade dos pais em exercerem os cuidados necessários para atender o melhor interesse da criança, tem-se inviável a guarda pelos mesmos”, afirmou a juíza na decisão.

Audiência

Gabriela compareceu ao Fórum acompanhada de Eunice. Bastante retraída, a menina relatou frequentar escola e ser bem tratada pela guardiã – diferentemente da época em que residia com o pai.

Segundo denúncia do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), quando foi resgatada na residência do genitor, foram constatadas várias irregularidades: a alimentação dela era feita apenas com comida azeda e ela não estava matriculada em nenhuma instituição de ensino. Posteriormente, foi comprovado também que Gabriela foi vítima de estupros.

A criança contou, durante oitiva, que tem cinco irmãos por parte de mãe, cada um de um pai diferente, sendo que apenas um deles reside atualmente com a mulher. Apesar da saudade da figura materna, o contato da garota com a genitora é pouco frequente. “Sinto que a filha quer muito a convivência com a mãe, mas não é recíproco”, falou, em particular, a guardiã.

No primeiro encontro designado em juízo, no dia 8 de junho, a mãe, mesmo intimada, não compareceu. Por causa disso, Raquel Rocha Lemos decretou a condução coercitiva da mulher, para comparecer à audiência marcada com o pai, no dia seguinte.

Na ocasião, foi verificado que a genitora, dias antes, havia sido detida por envolvimento com tráfico de drogas e que a própria manifestou desinteresse em ficar com a menina.

Fonte: TJGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.