Pular para o conteúdo principal

Opinião: A Polícia prende e a Justiça solta porque está na lei



Por Victor Poubel,

Muitas pessoas já ouviram o jargão "A Polícia prende e a Justiça solta", mas não é bem assim que as coisas acontecem.

A polícia somente pode prender alguém munido de uma ordem de um juiz ou quando há flagrante de delito - está cometendo ou acabou de praticar o crime. Caso contrário, ninguém será privado de sua liberdade.

O começo da Justiça no Brasil se deu em 1530, quando Martim Afonso de Souza - comandante português da primeira expedição colonizadora enviada ao Brasil - foi investido de poderes de jurisdição administrativa e judiciária por D. João III, Rei de Portugal. De lá para cá, a Justiça se organizou pelo país para garantir direitos e resolver litígios surgidos na sociedade.

Nesse contexto, juízes e tribunais sempre agiram pautados na lei e naquilo que consta num processo judicial, podendo ainda valer-se em suas decisões dos costumes, princípios gerais do direito, jurisprudência e doutrina, jamais utilizando critérios pessoais, privados ou fora da lei. Suas decisões devem ser motivadas, sob pena de nulidade.

Segundo o Ministério da Justiça, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo com cerca de 607.700 presos, estando atrás da Rússia (673.800), China (1,6 milhão) e Estados Unidos (2,2 milhões). Quando se compara o número de presos com o total da população, o Brasil também está em quarto lugar, atrás da Tailândia (3º), Rússia (2º) e Estados Unidos (1º).

Depreende-se desses dados que Polícia, Ministério Público e Justiça estão trabalhando e prendendo bastante. Não estamos dizendo que o sistema criminal do país vive "um mar de rosas", como todo serviço público sempre há espaço para correções e aprimoramentos.

Contudo, se a sociedade desejar mudanças, o caminho será através da ação do Poder Legislativo que é incumbido constitucional de fazer as leis.

Logo, o problema da violência no país não se deve ao prende e solta entre Polícia e Justiça, mas há outros fatores de extrema complexidade, os quais merecem estudos aprofundados, a fim de evitar opiniões equivocadas e especulativas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.