Pular para o conteúdo principal

Opinião: A Polícia prende e a Justiça solta porque está na lei



Por Victor Poubel,

Muitas pessoas já ouviram o jargão "A Polícia prende e a Justiça solta", mas não é bem assim que as coisas acontecem.

A polícia somente pode prender alguém munido de uma ordem de um juiz ou quando há flagrante de delito - está cometendo ou acabou de praticar o crime. Caso contrário, ninguém será privado de sua liberdade.

O começo da Justiça no Brasil se deu em 1530, quando Martim Afonso de Souza - comandante português da primeira expedição colonizadora enviada ao Brasil - foi investido de poderes de jurisdição administrativa e judiciária por D. João III, Rei de Portugal. De lá para cá, a Justiça se organizou pelo país para garantir direitos e resolver litígios surgidos na sociedade.

Nesse contexto, juízes e tribunais sempre agiram pautados na lei e naquilo que consta num processo judicial, podendo ainda valer-se em suas decisões dos costumes, princípios gerais do direito, jurisprudência e doutrina, jamais utilizando critérios pessoais, privados ou fora da lei. Suas decisões devem ser motivadas, sob pena de nulidade.

Segundo o Ministério da Justiça, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo com cerca de 607.700 presos, estando atrás da Rússia (673.800), China (1,6 milhão) e Estados Unidos (2,2 milhões). Quando se compara o número de presos com o total da população, o Brasil também está em quarto lugar, atrás da Tailândia (3º), Rússia (2º) e Estados Unidos (1º).

Depreende-se desses dados que Polícia, Ministério Público e Justiça estão trabalhando e prendendo bastante. Não estamos dizendo que o sistema criminal do país vive "um mar de rosas", como todo serviço público sempre há espaço para correções e aprimoramentos.

Contudo, se a sociedade desejar mudanças, o caminho será através da ação do Poder Legislativo que é incumbido constitucional de fazer as leis.

Logo, o problema da violência no país não se deve ao prende e solta entre Polícia e Justiça, mas há outros fatores de extrema complexidade, os quais merecem estudos aprofundados, a fim de evitar opiniões equivocadas e especulativas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.