Pular para o conteúdo principal

Opinião: Assaltos e roubos têm aumentado na região



A opressão, a falta de efetivo policial e a falta de reciprocidade das autoridades do estado são fatores fundamentais para o aumento da violência na região nordeste do estado de Goiás.

Roubos e assaltos vêm aumentando de forma assustadora na região. A violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico na constituição da sociedade brasileira.

Diversos fatores colaboram para o aumento da violência, o estado de Goiás tem se mostrado incapaz de enfrentar essa calamidade social.

Pior que tudo isso é constatar que a violência existe com a conivência de representantes do Legislativo de todos os níveis. A corrupção, uma das piores chagas brasileiras, está associada à violência, uma aumentando a outra, faces da mesma moeda.

Na cidade de Divinópolis de Goiás, cidade que há pouco tempo tinha índice zero em assaltos e roubos, já registrou em 2016 três assaltos à mão armada e diversos roubos. Desde estabelecimentos comerciais, correios e banco.

Em São Domingos - Goiás não é diferente, em 2015 a agência dos correios foi alvo de criminosos duas vezes, um roubo durante a madrugada e um assalto, na qual não houve prisão dos suspeitos. Além de roubos e assaltos a estabelecimentos comerciais.

Nem mesmo a delegacia de polícia e o fórum de São Domingos escaparam da ação de criminosos. Na delegacia roubaram armas; no fórum o criminoso danificou o sistema de iluminação, arrombou portas e danificou dois veículos que estavam no pátio. O suspeito foi preso acusado pelos dois crimes.

As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Na região nordeste do estado o aumento da criminalidade está associada também a falta de efetivo policial em alguns municípios, o que facilita a ação de criminosos.

A solução para a questão da violência na região envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão na melhoria do sistema educacional, na saúde, no setor habitacional, nas oportunidades de emprego, dentre outros fatores.

Reativar posto de fiscalização da serra geral:

O posto de fiscalização localizado abaixo da serra geral no município de São Domingos está desativado há vários anos, e se estivesse em funcionamento poderia colaborar bastante com a diminuição da criminalidade na região.

O posto deveria contar com fiscais e com a polícia militar em tempo integral, e constante blitz pelo local.

A BR-020 é a porta de entrada para criminosos na região, e uma ação constante da polícia evitaria ou coibiria a ação de bandidos na região.

Correios virou alvo fácil para os bandidos:

Em 2015 a agência dos Correios de São Domingos foi furtada após o arrombamento das portas da frente do imóvel e a invasão dos bandidos na madrugada do dia 12 de março.

Na tarde do dia 29 de setembro de 2015 a agência dos correios de São Domingos novamente foi alvo de bandidos. Desta vez quatro homens chegaram ao local em um veículo branco, invadiram a agência renderam os funcionários.

Após invadir a agência e render os funcionários, os homens trancaram o local e levaram o dinheiro. A Polícia Militar realizou buscas pela região. Realizando blitz em pontos estratégicos como na GO-463, que dá acesso a BR-020, no estado da Bahia. Ninguém foi preso.

Em Iaciara - Goiás criminosos chegaram a agencia dos correios por volta das 14h00 do dia 21 de outubro de 2015, renderam os funcionários e levaram o dinheiro do local. Também não houve prisão neste caso.

Em Posse - Goiás não foi diferente, em agosto de 2015, bandido fizeram um arrastão na cidade e a agência dos correios foi alvo dos criminosos.

Recentemente agência dos correios de Divinópolis de Goiás foi assaltada por um homem, que rendeu os funcionários e levou o dinheiro da agência e pertences dos funcionários. Esse fato aconteceu no dia 07 de junho de 2016. Também não houve prisões na ação.

Secretário de Segurança Pública

O vice-governador e secretário de segurança pública de Goiás, José Eliton, disse que tem intensificado as ações das forças de segurança em todo o estado. No combate a criminalidade, buscando garantir a tranquilidade que a população merece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.