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Alto Paraiso/GO: Dona Flor e seus 300 filhos



Ela não deu à luz todos eles, mas os ajudou a nascer. Curiosa, desde pequena, Florentina Pereira dos Santos "queria descobrir por que uma mulher ganhava neném lá escondida dentro do quarto e ninguém podia ver". E descobriu. Aos 18 anos, fez o primeiro parto.

Ajudou a própria mãe. Depois, chegaram muitos outros, mais de 300. A sabedoria dela vem, principalmente, da intuição, dos conhecimentos passados por gerações e das plantas do cerrado, que conhece tão bem.

 A parteira e raizeira teve 18 filhos gerados no próprio ventre e ainda auxiliou na criação de outros 28. Não há melhor pessoa para definir a palavra mãe do que Dona Flor, hoje com 78 anos.

Tanto que a vida dela será tema de um documentário. A ideia inicial do filme partiu de uma mulher também com nome de flor: começou com a produtora cultural Floripes dos Santos. Ela conheceu a raizera enquanto procurava informações sobre ervas, pois gosta de plantar essas espécies.

Floripes acredita que Dona Flor representa uma forma diferente de entender a vida. "A gente vive em um mundo muito racional. Ela representa o instintivo, o que é mais próximo da natureza, não só vegetal, mas da natureza humana", opina.

 Na pesquisa para a produção do documentário, ela percebeu que as parteiras costumam ter histórias parecidas: são líderes comunitárias, dialogam com os prefeitos, adotam muitos filhos. "Elas têm esse papel de matriarca, de conselheira." O lar de Dona Flor é o povoado do Moinho, que fica a cerca de 200km de Brasília, no município de Alto Paraíso (GO).

A parteira compara o local ao formato de um útero. O terreno é rebaixado, semelhante a um vale, onde passam quatro rios, como sangue que nutre o órgão feminino. O relevo acidentado protegeu a região do agronegócio, um refúgio para a flora e fauna do cerrado. "É um povoado lindo", afirma a produtora.

 A proteção do meio ambiente e das tradições se relacionam. Dona Flor se preocupa com o desinteresse dos mais jovens, ansiosos pela vida nas cidades. Atualmente, ela não atua mais como parteira, mas dá várias oficinas para transmitir os conhecimentos, que atraem público de diferentes áreas.

Exemplos são as doulas urbanas, profissionais que dão apoio físico e emocional antes, durante e depois do parto. A equipe do documentário começou a fazer visitas a Dona Flor em 2011. Como ela começou a apresentar alguns sinais de fragilidade, os produtores decidiram realizar logo algumas gravações, em 2013.

 A parteira tem um problema no coração e teria que usar um marcapasso, mas prefere não utilizar o aparelho. "Quem marca meus passos é Deus", justifica Dona Flor, em conversa com Érika Bauer, a diretora do filme. Apesar da afirmação, ela reconhece os saberes "convencionais". Se consulta com os médicos, encaminha pacientes e utiliza a medicina tradicional de forma complementar às formulas feitas artesanalmente. "Os médicos sabem muito mais, porque eu só tenho experiência e sabedoria; não tenho curso superior, então faço meus tratamentos com eles também", afirmou a raizera, em depoimento à pesquisadora Regina Saraiva.

 No entanto, Dona Flor discorda dos médicos quando considera necessário. Na tese de doutorado de Regina, a parteira conta que eles erram na previsão de nascimento dos bebês. "Medem a barriga, mas não sabem em que lua a mulher engravidou." No mesmo estudo, ela descreve a colheita das ervas, em que tenta buscar nas áreas menos tocadas pelo homem. "Quando vou colher, passo o dia inteiro fora, porque é longe. Eu não tenho coragem de tirar uma casca de ipê daqui para tirar remédio. Sabe por que? Tem poluição." A raizeira também destaca que a "erva plantada não tem o mesmo vigor das nascidas nas matas". Dona Flor tem uma formação técnica.

Ela fez um curso de agente de saúde, em que aprendeu medidas de higiene nos partos e cuidados com a alimentação de parturientes. A preparação foi importante para aumentar a confiança dela, que lamenta o fato não ter podido estudar e aprender a ler e escrever.

O pai dela abandonou a família e, desde a infância, Flor precisou cuidar dos irmãos. Apesar de não entender as palavras no papel, o conhecimento da parteira é bastante reconhecido e, durante o curso, os papéis de aluno e professor chegaram a se inverter em alguns momentos. "Eles achavam que eu tinha prestígio para alguma coisa. Por eu sentir que não sabia nada, tinha horas que eu ficava até sem graça do jeito que eles me tratavam", afirmou, em depoimento, à pesquisadora Iara Attuch, que fez um mestrado sobre o trabalho dela. Iara alugou um chalé na região e acompanhou a rotina da parteira durante um mês.


Dona Flor e equipe do documentário: Tradição e gratidão

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