Pular para o conteúdo principal

Apenas quatro cidades em Goiás não registraram casos suspeitos de coronavírus



Campos Verdes, Guarinos, Novo Planalto e Palestina de Goiás são os únicos entre os 246 municípios goianos que ainda não registraram casos suspeitos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o que mostra o avanço da doença pelo interior de Goiás, segundo os dados desta terça-feira (23) do painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).

Contudo, no sistema do governo estadual tem uma incongruência. Pelo painel, a cidade de Cristinópolis, que comemora hoje 67 anos, não conta sequer com casos suspeitos, mas a prefeitura divulgou no início deste mês o primeiro paciente infectado pelo vírus que, inclusive, já se recuperou da doença.

Sobre os dados, a SES-GO sempre ressaltou que os números são dinâmicos e passíveis de mudanças após investigação mais detalhada de cada situação. “Os boletins são elaborados a partir dos dados inseridos nos sistemas e-SUS VE e SIVEP Gripe, do Ministério da Saúde, pelas diversas instituições de saúde cadastradas no Estado, conforme endereço de residência informado pelos usuários.

Os dados podem ser alterados para mais ou para menos conforme investigação das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e atualização das fichas de notificações pelos municípios nos sistemas oficiais. Diante de eventuais inconsistências nos números, estes serão atualizados a partir das correções feitas pelas cidades nos sistemas de notificação”, ressaltou a pasta.

Nas outras quatro cidades a reportagem apurou com as autoridades de saúde locais que nenhum caso suspeito realmente foi computado. Ainda pelo dispositivo de monitoramento do Estado, 201 cidades registraram casos confirmados de Covid-19.

O boletim epidemiológico de hoje da SES-GO detalhou que Goiás registrou, no total, 17.629 pacientes infectados pelo coronavírus e 917 confirmações nas últimas 24 horas. Neste mesmo período, 18 novas mortes foram registradas e o Estado agora contabiliza 329 vítimas da Covid-19. No Estado, há 47.356 casos suspeitos em investigação e 39 óbitos suspeitos sendo analisados.

Interior

Muitos municípios do interior têm se destacado pelo aumento expressivo de notificações na última semana. São vários cenários distintos, que vão desde Rio Verde que assumiu o topo da lista dos municípios com mais registros neste fim de semana, até municípios pequenos, como Iaciaria e Guarani de Goiás, que não apareciam no boletim no dia 15 e agora já estão, respectivamente, com 11 moradores infectados cada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Destes municípios, três se destacam pelo aumento expressivo de casos após semanas de relativa estabilidade nos dados repassados ao Ministério da Saúde (que serve de banco de dados para os relatórios da SES-GO): Itumbiara, Inhumas e Quirinópolis. Os três se encontram no grupo de cidades que estavam com mais de 10 casos que apresentaram um aumento de mais de 100% no boletim estadual. Em comum, as três prefeituras informam que passaram a testar mais seus moradores.

Em Quirinópolis, a situação é ainda mais grave, pois os números que constam no boletim – como em todos os casos em que o aumento é rápido e expressivo em uma cidade – estão defasados. A cidade estava com mais de 80 casos há uma semana e agora já são 228. No relatório estadual foi de 28 para 76. O prefeito Gilmar Alves da Silva (MDB) diz que após a explosão de casos em Rio Verde, a 112 km da cidade, passou a testar mais os moradores e trabalhadores que atuam em potenciais focos de disseminação da Covid-19.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.