Pular para o conteúdo principal

Alto Paraíso de Goiás terá escola inovadora com foco em sustentabilidade




Os primeiros passos para o processo de transição de modelo tradicional para um modelo de escola inovadora foram dados pelo Educandário Humberto de Campos, da Cidade da Fraternidade no município de Alto Paraíso de Goiás, que fica no Nordeste goiano.

Escolhida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a escola faz parte de um projeto piloto que tem relação direta com a construção da Escola do Bem Viver, no âmbito da implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Estado de Goiás.

A proposta tem foco na sustentabilidade e a ideia é estimular o aluno a ter compromisso com a natureza, com energia, alimentação, plantação e consumo consciente na teoria e na prática. No dia 24 de janeiro, as atividades na escola começaram com os alunos fazendo algumas plantações e passando por um Censo de Perfil.

A partir disso, surgiram muitas ideias voltadas para o desenvolvimento da criatividade e para a promoção da sustentabilidade, bem como o planejamento da realização de painéis de grafite com a temática proposta. Nos próximos dias os alunos vão plantar cerca de meio hectare de mandioca em busca de melhorar a alimentação escolar.

Cidade sustentável

O município de Alto Paraíso foi escolhido para ser piloto do programa e deve se tornar referência de sustentabilidade no País. O compromisso foi firmado pelo governo estadual, em nome do governador Marconi Perillo, e conta com o apoio técnico da prefeitura local e de organizações da sociedade civil, representadas pela Associação Awaken Love, liderada por Sri Prem Baba.

No dia 5 de janeiro, Marconi recebeu o novo prefeito de Alto Paraíso, Martinho Mendes da Silva, e o mestre Sri Prem Baba para reafirmar, junto ao líder espiritual, a parceria entre o Governo de Goiás, a administração municipal e entidades o pacto social e economicamente sustável em torno do cumprimento das 17 Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável.

Ipe Artes

Na articulação do projeto piloto educacional – o quarto item das 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável - está a criação do Instituto de Pesquisa e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (Ipe Artes), sob a coordenação de Luz Marina de Alcantara, representante da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, na implementação deste projeto em Alto Paraíso de Goiás.

O Ipe Artes realizará, neste ano, ações de formação inicial e continuada e cursos em diversas modalidades nos eixos: Arte/Educação, Sustentabilidade, Cultura de Paz e Educação para a Diversidade. O objetivo das ações educativas do Instituto é favorecer o protagonismo e autonomia da comunidade local por meio do desenvolvimento da sensibilidade crítico-criativa e do empreendedorismo social.

A missão do instituto é transformar o território, por meio de parcerias com diversas instituições atuantes na região, em Cidades Educadoras e Comunidades de Aprendizagem, que possam servir de modelos a serem irradiados para outras localidades.




Fonte: Goiás Agora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.