Pular para o conteúdo principal

Decretado a criação da Estação Ecológica Chapada de Nova Roma/GO



Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás na terça-feira, 15, o Decreto de criação da Estação Ecológica Chapada de Nova Roma (Esec-CNR).

O objetivo da Estação é preservar os ecossistemas e a biodiversidade e possibilitar a realização de pesquisa científica. Com área de 6.811 hectares, a Esec-CNR está localizada no Município de Nova Roma, vizinha à área recém-ampliada do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

A Estação Ecológica Chapada de Nova Roma é a primeira estação ecológica a ser criada no estado de Goiás.

De acordo com a nota técnica extraída do plano de manejo, ela possui alto grau de conservação e área de entorno está pouco alterada, com várias nascentes e córregos. “Abriga nascentes e seis corpos d´água perenes: córregos Forquilha, Guariroba, Porteira, Porteira do Meio, Riachinho e Corrente, afluentes pela margem esquerda do rio Paranã, contribuinte da bacia hidrográfica do Tocantins”.

Os levantamentos botânicos referentes à avaliação ecológica identificaram, na área da Esec-CNR, 218 espécies vegetais em sete fitofisionomias, dentre elas 60% de cerrado típico, 18% de cerrado ralo e 13% de formações campestres. “Destacam-se espécies com diferentes importâncias ecológicas, principalmente em relação à produção de alimentos em relação à fauna e aos níveis tróficos do nicho que ocupa temporária ou constantemente” diz a nota técnica.

Em relação à fauna, os levantamentos demonstraram a importância da preservação da área, registrando a ocorrência de espécies guarda-chuva, como a onça-pintada e o logo-guará.

Os estudos de mastofauna identificaram 31 espécies, sendo 19 de médio porte e 12 de pequeno porte. Das espécies identificadas, cinco se encontram ameaçadas: tatu-canastra, lobo-guará, onça-pintada, gato-do-mato-pequeno e a jaguatirica. Os levantamentos de avifauna registraram 115 espécies, sendo três endêmicas para o Cerrado: Soldadinho, Bico-de-pimentae a Gralha-do-campo. Uma ave que merece destaque é o Urubu Rei, espécie “quase-ameaçada” de extinção, que necessita de grandes áreas para sobreviver.

Além dos aspectos de biodiversidade, a Esec-CNR conta com expressiva riqueza de espécies endêmicas, raras e ameaçadas. Preserva, em seu interior, um grande número de nascentes que alimentam uma das principais bacias hidrográficas do estado, funcionando como mananciais de abastecimento de diversas comunidades e propriedades rurais do Vale do Paranã.

Além da importância local, a estação ecológica tem papel fundamental na região. Será mais uma área protegida na Chapada dos Veadeiros e na Reserva da Biosfera Goyas, contribuindo para a formação de corredores ecológicos. Deverá aliar as riquezas ecológicas com a riqueza histórico-cultural da região.

Fonte: Secima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.