Pular para o conteúdo principal

ONG leva iluminação para a comunidade quilombola Kalunga, na Chapada dos Veadeiros



A Litro de Luz, ONG que desenvolve ações ecológicas e economicamente sustentáveis em 21 países, vai iluminar a comunidade quilombola Kalunga, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

O projeto será desenvolvido durante uma semana em setembro e beneficiará 70 famílias da região. A comunidade, atualmente, não tem acesso a infraestrutura de rede elétrica.

Para custear a ação, a Litro de Luz vai converter todas as doações feitas pelo site da ONG nos meses de julho e agosto para a compra dos materiais a serem utilizados.

A meta total de arrecadação é de R$ 80 mil, o que vai custear 160 postes e lampiões. A organização celebra ainda uma parceria com a Agência Goiana de Habitação (Agehab), o Jeep Clube de Brasília e o Na Praia.

Quem cuida da organização do projeto é o engenheiro elétrico e mestrando da Universidade de Brasília (UnB) Artur Rodrigues, que trabalha como voluntário da Litro de Luz há um ano e um mês. "A comunidade tem uma infraestrutura com muitas necessidades e a logística é complicada pela questão do acesso", conta.

Energia solar

Os postes serão colocados em áreas públicas, e os lampiões, em ambientes internos. A tecnologia funciona com energia solar: placas fotovoltaicas, durante o dia, captam e armazenam a energia em uma bateria. Quando anoitece, essa bateria acende a lâmpada de LED.

Em Brasília, a Litro de Luz tem 18 voluntários fixos. Para a ação na comunidade Kalunga, eles se juntarão aos moradores, que vão aprender todo o processo de montagem, instalação e manutenção dos postes e lampiões.

A Litro de Luz foi fundada em 2011 nas Filipinas com inspiração no brasileiro Alfredo Moser, que em 2002 usou garrafas pet com uma solução de água e alvejante para criar iluminação interna. A ONG chegou ao Brasil em 2014. Em todo o mundo, já tem mais de 300 mil voluntários, mais de 1 milhão de lâmpadas diurnas instaladas, 25 mil noturnas e 3 mil postes.

Em Brasília, a organização começou com o apoio da Enetec, empresa júnior de engenharia elétrica da UnB que desenvolveu os primeiros protótipos dos modelos atuais.

Para conhecer mais sobre a ONG e ajudar na campanha, acesse o site.

Fonte: Correio Braziliense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.