Pular para o conteúdo principal

Quilombolas são treinados para combater incêndios usando o próprio fogo, em Cavalcante/GO



Um grupo de moradores da Comunidade Kalunga foi treinado para combater incêndios usando o próprio fogo como aliado, em Cavalcante, na região nordeste de Goiás.

Os quilombolas fizeram um curso de brigadistas para aprender a fazer o manejo do fogo, queimando áreas de pastagem secas e evitando que o fogo chegue às matas.

De acordo com o líder quilombola Cirilo dos Santos Rosa, a técnica já era usada há 300 anos e agora foi regatada por um projeto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "O fogo não queimava o mato dos brejos, das nascentes. Era queimada controlada", disse.

O Projeto PrevFogo, do Ibama, capacitou 50 quilombolas como brigadistas na região da Chapada dos Veadeiros, uma das maiores áreas preservadas do país. Eles atuam desde o ano passado na prevenção e recebem um salário mínimo para fazer o trabalho. Segundo Gabriel Constantino, chefe da iniciativa, depois do início do projeto, os focos de incêndio caíram pela metade na região.

De acordo com ele, em 2016 foram 19 focos de incêndio na região, enquanto a média, antes do projeto, era de 70.

"Em alguns locais conseguimos 50% de redução dos incêndios florestais. Tivemos algumas áreas que praticamente conseguimos encerrar o problema de incêndios florestais com o manejo do fogo. É um trabalho que dá muitos resultados positivos”, comemorou.

O quilombola Damião Moreira dos Santos é um dos brigadistas do projeto e disse que a iniciativa uniu o conhecimento popular com o científico, a fim de proteger o cerrado. "Aprendemos sobre tipo de fogo, como combater, horários mais complicados, velocidade de vento", revelou.

Técnica

Entre os meses de julho a outubro o cerrado está bastante seco. A baixa umidade e o vento forte potencializam o fogo. Diante disto, a comunidade está resgatando a técnica que surgiu com os escravos. Para tentar de evitar a propagação de grandes incêndios, eles queimavam tudo o que restava das lavouras, de dois em dois anos, sempre no final do período chuvoso.

As áreas são queimadas antes do mato ficar totalmente seco, e cria barreiras de proteção para as matas e nascentes, protegendo a vegetação e a fauna do local. Para o coordenador Augusto Avelino, a situação mostra que o fogo pode ser um aliado do ecossistema.

"Isso mostra que o fogo é um agente benéfico ao cerrado, mas tem que saber usá-lo”, alertou.

Com informações do G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.