Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil diz que 162 cidades de Goiás não têm delegados; MP apura situação



A direção da Polícia Civil de Goiás encaminhou ofício ao Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) no qual relata a falta de profissionais para atuar no setor de segurança. Segundo a corporação, 162 das 246 cidades do estado não possuem delegados, o que corresponde a quase 66% do total.

O MP apura a situação. Já o governo alega que está em fase final um concurso para contratação de pessoal.

O documento é assinado pelo delegado-geral adjunto, Marcelo Aires Medeiros. Nele, é destacado que "é grave a carência de servidores". Além da falta de delegados, o ofício detalha que existem ainda que 104 municípios sequer possuem um agente de polícia. Isso sem contar quase 28% dos servidores que deixaram o cargo.

O promotor de Justiça Fernando Krebs está responsável pelo caso. Ele afirma que a situação chegou a esse ponto porque a polícia emprestou servidores para outros órgãos, como a Assembleia Legislativa e secretarias estaduais.

"O número é alarmante. A gente até pode interpretar este ofício como um pedido de socorro da Polícia Civil porque com certeza há membros da PC que estão indignados com essa situação que indigna toda sociedade porque isso impacta na segurança de todos nós que o problema número um dos goianos e dos brasileiros", afirma.

Concurso

O delegado Gustavo Carlos Ferreira, gerente de planejamento operacional da Polícia Civil, disse que a situação deve mudar com a nomeação de alguns concursados.

"A Polícia Civil já finalizou o concurso para agentes e escrivães de polícia. Agora nós estamos aguardando a nomeação desse pessoal e a nossa academia já está pronta para no próximo mês fazer o curso de formação e essas pessoas estarem aptas a trabalhar já no final de setembro, início de outubro", pontua.

Já em relação à contratação de delegados, a Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) e a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) disseram à TV Anhanguera que já está sendo preparado um novo concurso para a função, mas que ainda não há previsão de data.

O último concurso para delegados foi suspenso depois que fraudes foram constatadas. Uma comissão de servidores será instaurada pelo governo para apurar o caso, que também é alvo de uma investigação policial.

A SSPAP destacou ainda que está em fase final o concurso público para contratar 500 agentes e escrivães e negou que exista defasagem por causa de empréstimos de servidores para outros órgãos.

População reclama

Quem vive nessas cidades sofre os efeitos da situação. Em Cachoeira Alta, no sul de Goiás, por falta de delegado, qualquer ocorrência tem que ser em um município vizinho. "Meu sobrinho foi assaltado e teve que ir para Itumbiara fazer a ocorrência", afirma a dona de casa Geni Martins.

Em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia, a situação é semelhante. A delegacia até funciona, mas apenas uma funcionária, emprestada pela prefeitura, registra as ocorrências. O delegado responsável por investigar os casos fica em Guapó, a 15 km.

"O lugar do delegado é aqui dentro da delegacia de Polícia Civil. Cadê? Chega lá para dar queixa e tem só para escrever e levar os papéis para Guapó. Cadê que resolve?", reclama a doméstica Lacélia Bezerra da Silva.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.