Pular para o conteúdo principal

Justiça adia audiência de bispo de Formosa/GO e padres acusados de desviar R$ 2 milhões em dízimos



A Justiça adiou a audiência de instrução de julgamento do bispo Dom José Ronaldo Ribeiro e outros cinco padres acusados de desviar mais de R$ 2 milhões em dízimos da Diocese de Formosa, no Entorno do Distrito Federal.

A sessão, que ocorreria na manhã desta quinta-feira (9), foi remarcada para o próximo dia 10 de setembro após o Ministério Público apresentar novos documentos relacionados ao processo. As defesas dos réus alegaram que não tiveram acesso aos papéis previamente e solicitaram o reagendamento.

A reportagem tentou falar com o juiz, Fernando Oliveira Samuel, da 2ª Vara Criminal, que presidia a sessão, mas ele não quis se pronunciar a respeito.

Porém, em um documento, ele justificou o adiamento. "Os defensores manifestaram em conjunto pela impossibilidade de prosseguir com a produção de prova testemunhal sem tomar conhecimento e analisar tais provas", afirma.

O magistrado disse ainda que isso causaria prejuízo aos defensores, "porque não permite o contraditório e a possibilidade de influência dessa prova para iniciar a inquirição das testemunhas".

O advogado Thiago Pádua, que representa o padre Tiago Wenceslau, informou que o pedido de adiamento foi feito para garantir o amplo direito de defesa.

"O Ministério Público queria juntar documentos novos na véspera da audiência. Encaro isso como uma má fé. Eu também tenho vários documentos e não tinha juntado eles em respeito ao processo", explicou.

O promotor de Justiça Douglas Chegury informou que pediu a inclusão de documentos que chegaram após a denúncia, como a quebra de sigilo bancário e respostas de depoimentos feitos por cartas precatórias.

"O Código de Processo Penal garante que é permitido juntar documentos em qualquer parte do processo. Mas, para evitar criar tumulto, aceitamos esse pedido da defesa para adiar a sessão", disse.

O promotor, embora considere a audiência positiva por ter se dado o primeiro passo no julgamento, acredita que esse pedido foi uma estratégia para ganhar tempo.

"A defesa quer que esse processo caia no esquecimento. Eles até pediram que o processo fosse colocado em sigilo, mas o juiz negou", completou.

Bispo não fala

O bispo chegou ao local acompanhado do juiz eclesiástico Tiago Wenceslau, também investigado, por volta das 8h40. Nenhum dos dois falou com a imprensa. Dom José Ronaldo foi dispensado da oitiva 35 minutos depois e, na saída, novamente, não quis comentar o caso.

"Vou falar só ao final do processo", disse.

Foram arroladas 32 testemunhas, sendo quatro de acusação e o restante de defesa. Seis testemunhas já foram ouvidas por carta precatória em outras cidades – em Alto Paraíso, Cavalcante, São Domingos, Brasília e São Paulo.

Ao todo, 11 pessoas foram denunciadas. Elas respondem por crimes como apropriação indébita, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.