Pular para o conteúdo principal

355 prefeitos e ex-prefeitos goianos podem ficar inelegíveis. Na lista tem nomes de Alto Paraíso, Alvorada, Cavalcante, Campos Belos, Teresina, Iaciara, Flores, Posse, São Domingos, Simolândia, Nova Roma e outros



Levantamento feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) mostra que existem 355 prefeitos e ex-prefeitos goianos com contas irregulares ou com parecer pela rejeição em Goiás, no período entre 2 de agosto de 2010 a 2 de agosto deste ano. Eles compõem relação com 2.118 nomes entregue ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e que pode torná-los inelegíveis.

Somados, os prefeitos e ex-prefeitos na lista têm 955 contas com parecer pela rejeição. O número é mais de 300% maior que a quantidade de contas na mesma situação em 2016. À época, eram 304. A lista é uma base tanto para que o Ministério Público Eleitoral entre com pedidos de impugnação de candidaturas quanto para que os tribunais eleitorais julguem os pedidos.

O presidente do TCM, Joaquim de Castro, diz que a lista é para auxiliar o TRE-GO. “A Justiça Eleitoral, com base nessa informação, irá verificar se aquele gestor cometeu ou não alguma falha grave e que possa gerar sua inelegibilidade”, diz.

“Indicativo”

O presidente da corte eleitoral, desembargador Carlos Escher reforça que a relação baseará possíveis impugnações. “A lista servirá de indicativo para analisar que se trata de um candidato elegível ou não”, afirma.

Isso significa, portanto, que constar na lista não representa inelegibilidade automática. “Os membros da corte eleitoral podem entender que a irregularidade não é suficiente para impedir sua candidatura”, afirma.

No caso de prefeitos em mandato, explica o procurador regional eleitoral de Goiás, Alexandre Tavares, quem de fato pode decidir pela inelegibilidade são as Câmaras Municipais. A determinação foi do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2016. “Então, o Ministério Público, diante do parecer do TCM, irá verificar na Câmara da cidade se as contas foram rejeitadas ou não para, depois, pedir a impugnação”, diz Alexandre.

Abaixo a relação dos municípios e prefeitos e ex-prefeitos do nordeste goiano:

Alto Paraíso; Uiter Gomes de Araújo e Alan Gonçalves Barbosa. Alvorada do Norte; David Moreira de Carvalho. Campos Belos; Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha e Aurolino José dos Santos Ninha. Cavalcante; Josias Magalhães Costa Sobrinho e João Pereira da Silva Neto. Damianópolis; Benedito Pereira de Sousa Neto e Andreia Lins Depollo. Flores de Goiás; José Dias Pereira, Maria dos Reis de Sousa Ferreira e Jadiel Ferreira de Sousa. Iaciara; Quintino Gilberto de Paula.

Monte Alegre; Arlon Fulgêncio Taveira. Niquelândia; Ronan Rosa Batista e Luís Teixeira Chaves. Nova Roma; Josimar Ferreira da Silva. Posse; Stanley Sebastião Valente e José Gouveia de Araújo. São Domingos; Rosana Zago Valente, Oldemar de Almeida Pinto Filho, Etelia Vanja Moreira Gonçalves, Herculanito Antônio Lima e Jovita Ribeiro. Simolândia; José Cardoso de Lima Neto. Teresina; Odete Teixeira Magalhães. Vila Boa; Waldir Gualberto de Brito.


Fonte: O Popular e TCM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.