Pular para o conteúdo principal

355 prefeitos e ex-prefeitos goianos podem ficar inelegíveis. Na lista tem nomes de Alto Paraíso, Alvorada, Cavalcante, Campos Belos, Teresina, Iaciara, Flores, Posse, São Domingos, Simolândia, Nova Roma e outros



Levantamento feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) mostra que existem 355 prefeitos e ex-prefeitos goianos com contas irregulares ou com parecer pela rejeição em Goiás, no período entre 2 de agosto de 2010 a 2 de agosto deste ano. Eles compõem relação com 2.118 nomes entregue ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e que pode torná-los inelegíveis.

Somados, os prefeitos e ex-prefeitos na lista têm 955 contas com parecer pela rejeição. O número é mais de 300% maior que a quantidade de contas na mesma situação em 2016. À época, eram 304. A lista é uma base tanto para que o Ministério Público Eleitoral entre com pedidos de impugnação de candidaturas quanto para que os tribunais eleitorais julguem os pedidos.

O presidente do TCM, Joaquim de Castro, diz que a lista é para auxiliar o TRE-GO. “A Justiça Eleitoral, com base nessa informação, irá verificar se aquele gestor cometeu ou não alguma falha grave e que possa gerar sua inelegibilidade”, diz.

“Indicativo”

O presidente da corte eleitoral, desembargador Carlos Escher reforça que a relação baseará possíveis impugnações. “A lista servirá de indicativo para analisar que se trata de um candidato elegível ou não”, afirma.

Isso significa, portanto, que constar na lista não representa inelegibilidade automática. “Os membros da corte eleitoral podem entender que a irregularidade não é suficiente para impedir sua candidatura”, afirma.

No caso de prefeitos em mandato, explica o procurador regional eleitoral de Goiás, Alexandre Tavares, quem de fato pode decidir pela inelegibilidade são as Câmaras Municipais. A determinação foi do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2016. “Então, o Ministério Público, diante do parecer do TCM, irá verificar na Câmara da cidade se as contas foram rejeitadas ou não para, depois, pedir a impugnação”, diz Alexandre.

Abaixo a relação dos municípios e prefeitos e ex-prefeitos do nordeste goiano:

Alto Paraíso; Uiter Gomes de Araújo e Alan Gonçalves Barbosa. Alvorada do Norte; David Moreira de Carvalho. Campos Belos; Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha e Aurolino José dos Santos Ninha. Cavalcante; Josias Magalhães Costa Sobrinho e João Pereira da Silva Neto. Damianópolis; Benedito Pereira de Sousa Neto e Andreia Lins Depollo. Flores de Goiás; José Dias Pereira, Maria dos Reis de Sousa Ferreira e Jadiel Ferreira de Sousa. Iaciara; Quintino Gilberto de Paula.

Monte Alegre; Arlon Fulgêncio Taveira. Niquelândia; Ronan Rosa Batista e Luís Teixeira Chaves. Nova Roma; Josimar Ferreira da Silva. Posse; Stanley Sebastião Valente e José Gouveia de Araújo. São Domingos; Rosana Zago Valente, Oldemar de Almeida Pinto Filho, Etelia Vanja Moreira Gonçalves, Herculanito Antônio Lima e Jovita Ribeiro. Simolândia; José Cardoso de Lima Neto. Teresina; Odete Teixeira Magalhães. Vila Boa; Waldir Gualberto de Brito.


Fonte: O Popular e TCM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.