Pense no que
define o valor de algo, certamente veio em sua mente o quão raro seria isso, e
tem razão. Tudo que tem alto valor agregado vem acompanhado de certa
exclusividade e raridade.
Pois bem,
partindo desse raciocínio, pense no valor do tempo, quanto valeria uma hora,
por exemplo, para quem precisa dar um abraço naquela pessoa querida, num
hospital, pessoa que infelizmente já não possui tanto tempo disponível assim.
No cotidiano
profissional, o tempo certamente se consolidou como um dos principais ativos,
ele é valioso, por meio dele se define quem toma a decisão correta na hora
certa, o chamado "passo a frente", mas também define quem fica para
trás por não ter priorizado o que era de fato relevante ou por ter tomado a
decisão correta em momento inapropriado.
Mesmo em
meio a erros, algo que faz parte do cotidiano de profissionais e empresas dos
mais variados portes e segmentos, restará oportunidades em novas decisões que
surgirão e poderão ser até mais importantes futuramente.
No entanto,
o fato é que o tempo perdido trata-se de algo que não se recupera. Quando isso
ocorre, cabe apenas olhar para frente, focado em gerir melhor, definindo o que
de fato é relevante, qualificando e valorizando riscos e oportunidades
relacionados a cada uma das ações.
Para isso,
existe uma ferramenta chamada plano de ações, algo que deve ocupar papel de
destaque para qualquer profissional e empresa. Essa ferramenta funciona como
roteiro para chegar ao destino desejado. Uma das maiores dificuldades sem
sombras de dúvidas é gerenciar o que fazer e os respectivos prazos, e este é o
melhor caminho para facilitar o seu dia a dia no mundo dos negócios.
O primeiro
passo seria definir em linhas gerais quais são as ações que devem ser
realizadas. Por exemplo, o que precisa ser feito, em quanto tempo, custos
envolvidos, quem será responsável e como deverá ser feito. Linhas gerais,
mantendo a coerência com o que realmente pode ser feito, claro. Neste momento,
definir ações incoerentes apenas tomará tempo e recursos.
Segundo
passo, divida grandes objetivos em atividades menores, as quais individualmente
servirão como etapas no caminho até os grandes objetivos planejados. Assim,
você distribui melhor suas energias e expectativas, além de proporcionar maior
flexibilidade para corrigir ou aprimorar cada uma das etapas que serão
gradativamente realizadas.
A definição
dos prazos é algo essencial, uma vez que prazos demasiadamente curtos
produzirão sensação de que o plano de ações é algo fictício, além do sentimento
de incapacidade. Prazos muito longos tornam seu plano de ações procrastinador,
o que não se traduz em benefícios. Defina prazos reais, conforme a
características de cada uma das atividades estabelecidas.
Os recursos
para execução de cada uma das atividades que fizer constar no plano de ações
deve ter uma relação de custo e benefício coerente. Por este motivo, avaliar
quais serão os custos sob o ponto de vista de quem espera que resultados
proporcionem retorno em qualidade, segurança, receita, lucro, valorização da
marca. Jamais dedique recursos que não proporcionem benefícios verificáveis nos
seus processos.
Por fim,
caso possua uma empresa ou equipe, avalie o responsável pela execução de cada
uma das atividades. Avalie a capacidade de quem pretende delegar. Por exemplo,
avalie se o responsável está capacitado, se já executou essa atividade antes.
Considere a possibilidade de algum imprevisto ocorrer, avalie se tal pessoa
está apta para resolver e dar a sequência.
Portanto,
gerir o tempo é uma questão de planejamento e controle, dedicar parte do tempo
para estabelecer um coerente plano de ações nos moldes apresentados, agregará
exclusividade e raridade em seus produtos e serviços, entenda que o tempo é
precioso e por isso merece ser valorizado como tal.
Por Dante
Farias
Dante é especialista e administrador de empresas, consultor
e conselheiro empresarial, tendo atuado fortemente por mais de quinze anos no
segmento industrial Brasileiro e também nas áreas de consultoria no Brasil e
alguns países da América do sul. Possui também pós-graduação em auditoria e
controle gerencial pela Universidade Federal de Goiás, além de diversos cursos
pelas mais renomadas instituições do mundo com foco em auditoria interna
operacional e gerenciamento de riscos empresariais. Atualmente encontra-se
mergulhado na cultura dos Estados Unidos, estudando o mercado e compreendendo
aspectos daquele país que dita regras e apresenta as tendências no mundo dos
negócios. Para contato, envie e-mail no bp-businessprojects@outlook.com
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