Pular para o conteúdo principal

Turismo de caverna no Parque Estadual de Terra Ronca: tem coragem para encarar?




Que tal nadar em um rio dentro de um ambiente totalmente fechado, na escuridão, com pedras, morcegos e insetos por todo lado? Se a ideia incomoda você, a dica é: deixe a adrenalina tomar conta do corpo, supere qualquer receio ou medo e utilize todos os sentidos nessa viagem.

Uma experiência que, apesar de parecer assustadora, é extremamente recompensadora, uma forma singular de contato com a natureza. Um dos roteiros mais famosos do país fica pertinho do oeste baiano: o Parque Estadual de Terra Ronca, localizado nos municípios de São Domingos e Guarani, ambos no nordeste de Goiás, um dos encantos do Planalto Central brasileiro.

Claro, ninguém entra em uma dessas cavernas que começaram a se formar há mais de 600 milhões de anos sozinho. Nem mesmo os sempre presentes geólogos, biólogos, espeleólogos ou fotógrafos especializados em registrar esses ambientes que já serviram de abrigo seguro para o homem das cavernas.

Em Terra Ronca, a presença do guia na prática do ecoturismo é tão indispensável quanto usar um bom e velho tênis: bom o suficiente para não furar ou descolar a sola, capaz de aguentar as caminhadas nas pedras, e velho porque vai ficar todo molhado.

É o guia que vai fornecer os equipamentos de segurança obrigatórios para a aventura dentro das cavernas: capacete e lanterna, além de carregar itens de primeiros socorros e outros apetrechos, como baterias extras.

A maioria dos guias credenciados conduz o visitante a apenas cinco cavernas: Angélica, Terra Ronca 1, Terra Ronca 2, São Mateus e São Bernardo. Mas há pelo menos um mais experiente que topa levar a outras que exigem mais técnica, preparo físico e psicológico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.