Pular para o conteúdo principal

Jornalista Tião Pinheiro natural de Monte Alegre de Goiás será homenageado no IV Festival de Cinema Infantil ‘Você na Tela’



Em sua quarta edição, o Festival de Cinema Estudantil ‘Você na Tela’ vem com diversas novidades para o público. Além da inclusão da ‘Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas’ e da ‘Mostra Competitiva Brasil na Tela’, o evento passa a homenagear, com o ‘Troféu Jornalismo Tião Pinheiro’, grandes nomes da comunicação tocantinense que ajudaram no desenvolvimento e na divulgação do cenário cultural.

O homenageado em 2019 será o jornalista, escritor e compositor José Sebastião Pinheiro, também conhecido como Tião Pinheiro, que dá nome à honraria.

Tião Pinheiro, natural de Monte Alegre de Goiás, é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Master em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo (São Paulo).

Jornalista com 42 anos de profissão, ele também é poeta com cinco livros publicados, compositor com três discos lançados e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Thales Jr, o franco-argentino Jean Pierre Noher, a argentina Belén Pasqualini, entre outros.

Durante quase 20 anos atuou como repórter da área cultural em Goiás, onde ganhou o prêmio ‘Tiokô de Comunicação’ (o mais importante de Goiás) da União Brasileira de Escritores-Goiás, por seu trabalho nesse segmento e onde mantém intenso trabalho na criação cultural, além do Prêmio ‘Abraciclo de Jornalismo’ em nível nacional, entre outros.

Como jornalista, atuou nos jornais Folha de Goyaz e O Popular (Goiânia), fez assessorias nas áreas empresarial, política e cultural e desde 1988 é editor-chefe do Jornal do Tocantins, função que divide com a de supervisor editorial do Jornal Daqui (Palmas) e coordenador de jornalismo da rádio CBN Tocantins (Palmas e Araguaína). Foi noticiarista do Sistema de Rádio do Grupo Jaime Câmara no Tocantins.

Membro das Academias Tocantinense (ATL) e Palmense de Letras (APL) e da Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano (Alaneg), Tião Pinheiro tem títulos de Cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de Honra ao Mérito de Barra do Garças – MS.

‘Você na Tela’

O ‘Você na Tela’ é uma realização da Fundação Cultural de Palmas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Escola de Saúde Pública, Núcleo de Produção Digital Isabel Auler da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Spatium Produtora e recursos da emenda parlamentar nº 20190034, destinada pelo vereador Gerson Alves.

Fonte: Surgiu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.