Pular para o conteúdo principal

Em reunião com BNDES, Semad tratou de concessão de parques e desenvolvimento do Nordeste goiano


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) deu um passo importante no diálogo com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) em relação ao Programa de Estruturação de Concessões de Parques Naturais.

Uma reunião ocorrida na tarde de quinta-feira (22/04) tratou de parceria da iniciativa privada para a prestação de serviços de visitação e de exploração comercial em três Unidades de Conservação (UCs) goianas.

A iniciativa, que já conta com cronograma de realização do projeto, desde a consolidação dos dados até a conclusão do processo licitatório, contemplará os parques estaduais Serra de Caldas Novas (PESCaN), Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) / Parque Estadual João Leite (PeJoL) e Terra Ronca (PETeR). Como ressalta a secretária Andréa Vulcanis, “é importante esclarecer que estamos falando de concessão e não privatização, uma vez que a gestão de todos os parques segue sob o controle do Estado”.

Ao todo, o projeto abrange oito estados brasileiros e 34 Unidades de Conservação (UCs) e ativos ambientais correlatos. Ao comandar a reunião, a subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação da Semad, Vanessa Schmitt, apontou iniciativas que a pasta vem desenvolvendo para a efetivação do projeto. “Um ponto importante é levar essa discussão à comunidade e criar debates com as pessoas que são diretamente impactadas econômico e socialmente por esse tipo de iniciativa”, esclareceu.

Desenvolvimento do Nordeste goiano

Ao pontuar as recorrentes reuniões ocorridas com as populações dos municípios do entorno dos parques, a subsecretária esclareceu que o objetivo do Governo de Goiás, por meio da pasta, é criar um corredor de desenvolvimento do turismo e desenvolvimento sustentável na região. “Na semana passada equipe técnica da Semad, sob o comando da secretária Andréa Vulcanis, esteve no município de São Domingos, na região do Parque Estadual de Terra Ronca. Lá, conversamos com moradores, entidades de classe e ambientalistas”, disse.

Esse tipo de ação foi elogiado pela equipe do BNDES, que ressaltou a necessidade de estabelecimento de diálogo com a sociedade. E reconheceram que o Governo de Goiás, por meio da Semad, está conduzindo todo esse processo com muita transparência.

Atribuições

Para avançar o Programa de Estruturação de Concessões de Parques Naturais requer que cada ente envolvido desenvolva ações específicas. Ao estado de Goiás cabe a disponibilizações das informações para as etapas de diagnóstico e modelagem do projeto. Também a facilitação e acompanhamento de visitas técnicas às UCs e decidir quanto ao modelo de concessão.

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) é responsável pela gestão geral do programa, interlocução estratégica com operadores, investidores e demais players e elaboração do relatório final de desestatização. Ainda o acompanhamento da prestação de serviços de ponta a ponta, que vai desde a modelagem à contratação do concessionário.

Ao consórcio cabe o diagnóstico comercial, socioambiental, arquitetura, engenharia e transporte. Também a modelagem econômico-financeira e indicadores, além de suporte aos ritos licitatórios e assessoria jurídica.

Fonte: Semad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.