Pular para o conteúdo principal

Em reunião com BNDES, Semad tratou de concessão de parques e desenvolvimento do Nordeste goiano


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) deu um passo importante no diálogo com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) em relação ao Programa de Estruturação de Concessões de Parques Naturais.

Uma reunião ocorrida na tarde de quinta-feira (22/04) tratou de parceria da iniciativa privada para a prestação de serviços de visitação e de exploração comercial em três Unidades de Conservação (UCs) goianas.

A iniciativa, que já conta com cronograma de realização do projeto, desde a consolidação dos dados até a conclusão do processo licitatório, contemplará os parques estaduais Serra de Caldas Novas (PESCaN), Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) / Parque Estadual João Leite (PeJoL) e Terra Ronca (PETeR). Como ressalta a secretária Andréa Vulcanis, “é importante esclarecer que estamos falando de concessão e não privatização, uma vez que a gestão de todos os parques segue sob o controle do Estado”.

Ao todo, o projeto abrange oito estados brasileiros e 34 Unidades de Conservação (UCs) e ativos ambientais correlatos. Ao comandar a reunião, a subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação da Semad, Vanessa Schmitt, apontou iniciativas que a pasta vem desenvolvendo para a efetivação do projeto. “Um ponto importante é levar essa discussão à comunidade e criar debates com as pessoas que são diretamente impactadas econômico e socialmente por esse tipo de iniciativa”, esclareceu.

Desenvolvimento do Nordeste goiano

Ao pontuar as recorrentes reuniões ocorridas com as populações dos municípios do entorno dos parques, a subsecretária esclareceu que o objetivo do Governo de Goiás, por meio da pasta, é criar um corredor de desenvolvimento do turismo e desenvolvimento sustentável na região. “Na semana passada equipe técnica da Semad, sob o comando da secretária Andréa Vulcanis, esteve no município de São Domingos, na região do Parque Estadual de Terra Ronca. Lá, conversamos com moradores, entidades de classe e ambientalistas”, disse.

Esse tipo de ação foi elogiado pela equipe do BNDES, que ressaltou a necessidade de estabelecimento de diálogo com a sociedade. E reconheceram que o Governo de Goiás, por meio da Semad, está conduzindo todo esse processo com muita transparência.

Atribuições

Para avançar o Programa de Estruturação de Concessões de Parques Naturais requer que cada ente envolvido desenvolva ações específicas. Ao estado de Goiás cabe a disponibilizações das informações para as etapas de diagnóstico e modelagem do projeto. Também a facilitação e acompanhamento de visitas técnicas às UCs e decidir quanto ao modelo de concessão.

O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) é responsável pela gestão geral do programa, interlocução estratégica com operadores, investidores e demais players e elaboração do relatório final de desestatização. Ainda o acompanhamento da prestação de serviços de ponta a ponta, que vai desde a modelagem à contratação do concessionário.

Ao consórcio cabe o diagnóstico comercial, socioambiental, arquitetura, engenharia e transporte. Também a modelagem econômico-financeira e indicadores, além de suporte aos ritos licitatórios e assessoria jurídica.

Fonte: Semad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.