Pular para o conteúdo principal

Juiz vê risco de violação a direitos do idoso em processo avaliado em R$ 100 milhões, em São João D’Aliança-GO


A disputa por um espólio milionário, avaliado em R$ 100 milhões de reais em São João D’Aliança, na Região Nordeste do Estado, ganhou mais um fato inusitado: o juiz Eduardo de Agostinho Ricco, de Alto Paraíso, enviou documentos constantes dos autos ao promotor da Comarca, Victor Gonzaga Mariano, pedindo providências para apuração de eventual violação aos direitos do idoso, nos termos do Estatuto do Idoso.

O Ministério Público recebeu o ofício nesta terça-feira, 14/4, e deverá avaliar os fatos atípicos apontados pelo magistrado e pode, se entender necessário, ingressar no feito como curador do idoso, no caso, o motorista Ciriaco Francisco dos Santos, que reivindica na Justiça a posse da Fazenda Buriti, em São João D’Aliança, com 5.508 hectares.

O que chamou a atenção do juiz do caso foi o número de vezes que Ciriaco assinou procurações trocando de advogado – pelo menos seis vezes nos últimos três anos, duas delas em fevereiro de 2021, sempre alternando entre dois advogados – e também as procurações que ele outorgou a dois de seus filhos para vender as terras que alega serem suas, mas que já foram vendidas, parcial e totalmente, a pelo menos outras seis pessoas. Todos os documentos comprobatórios fazem parte dos autos. Com idade avançada, o idoso já não consegue mais assinar o próprio nome – o que faz a rogo – e a suspeita é de que não tenha discernimento sobre o que vem sendo feito em seu nome, por meio de representações que ele confere aos filhos e a advogados, todas registradas em cartório.

Ao oficiar o Ministério Público, o magistrado diz “ter chamado a atenção deste Juízo a mudança abrupta e repentina de procuradores por parte do exequente Ciriaco Francisco dos Santos”. No ofício, Eduardo Ricco pede “apuração de eventual violação aos direitos do idoso, nos termos do art. 43 do Estatuto do Idoso”. O artigo apontado trata de necessárias medidas a serem tomadas pelo poder público quando os direitos do idoso estão ameaçados.

O Art. 43 do Estatuto do Idoso diz: “As medidas de proteção ao idoso são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados: I – por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; II – por falta, omissão ou abuso da família, curador ou entidade de atendimento; III – em razão de sua condição pessoal.”

Ministério Público

Diante dos indícios percebidos no processo, o juiz pediu a apuração da situação ao MP. Agora, o promotor deve analisar os documentos para decidir se ingressa no feito ou se propõe alguma ação para que o idoso seja representado, devido à sua condição de vulnerabilidade.

O Diário de Goiás já fez contato com o Ministério Público para acompanhar o andamento da apuração. Ainda não obteve resposta quanto à investigação e eventual instauração de inquérito policial.

O processo judicial foi instaurado em 2003, quando o motorista Ciriaco Francisco dos Santos e um de seus filhos, o agricultor Márcio Francisco dos Santos, ingressaram com ação de reintegração de posse contra Orlando Taurisano. O processo atualmente tramita em grau de recurso no Tribunal de Justiça de Goiás depois que o juízo de primeiro grau julgou o pedido improcedente, decisão revertida pela Terceira Câmara Cível do TJ-GO.

Fonte: Diário de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.