Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Paciente com autismo recebe alta após 49 dias de internação no Hospital Regional de Formosa-GO


Identificado desde cedo com o transtorno do espectro autista (TEA) de grau moderado, Igor Oliveira Santos, 26 anos, venceu uma das batalhas mais importantes de sua vida. Acometido pela Covid-19, o jovem ficou internado no Hospital Regional de Formosa durante 49 dias, dos quais 45 na UTI.

Com problemas na fala e cadeirante, Igor passou muitos dias longe da família e da rotina de casa, dois fatores que trazem segurança para as pessoas no espectro autista. No hospital, o esforço da equipe médica, com compreensão e acolhimento, foi fundamental para a recuperação do rapaz.

“Oferecemos o mesmo protocolo de atendimento e segurança a todos os pacientes que contraíram o coronavírus, porém uma das características do HRL é o tratamento humanizado e individual”, disse Vânia Fernandes, diretora executiva da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal.

O aprendizado não foi apenas para Igor e a família. Sua passagem pelo hospital comoveu médicos, enfermeiras e técnicos de enfermagem. A necessidade de desenvolver uma escuta ativa e levar algumas atividades motoras de maneira mais lúdica foi um dos desafios no tratamento.

“Criei um vínculo lindo com o Igor por meio da linguagem não verbal. Sempre que fazíamos as videochamadas para a sua família, ele me agradecia com um olhar terno”, disse Sayonara de Cássia G. Batista, psicóloga do HRF.

Segundo a mãe do paciente, Odília Oliveira dos Santos, 48 anos, até os 15 anos, o filho andava e realizava algumas atividades de forma autônoma. Com o agravamento da condição de Igor, a fala e as atividades motoras, como caminhar e comer sozinho, foram comprometidas.

Ao deixar o HRF, Igor foi recebido com aplausos, balões e muita festa pela família e colaboradores da unidade hospitalar. Recuperado e sem sequela respiratória, ele continua o tratamento supervisionado em casa. Diariamente, Odília recebe uma ligação da junta médica do HRF para acompanhar o quadro clínico e a evolução do filho.

Além disso, Igor vem retomando a força muscular com sessões de fisioterapia semanais. “Todos os funcionários do Hospital Regional de Formosa estão de parabéns. Meu filho foi muito bem atendido e recomendo o hospital para quem precisar”, afirmou a mãe do rapaz.

Autismo

O transtorno do espectro autista se concentra especialmente em desordens neurológicas e pode se manifestar de diferentes formas, de indivíduo para indivíduo, em graus mais leves ou mais graves. Geralmente, apresenta dificuldade de socialização, comportamento repetitivo ou restritivo e deficiência na comunicação verbal e não verbal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.