Pular para o conteúdo principal

Vacinação em comunidades quilombolas de Niquelândia-GO não é iniciada por suspeita de irregularidades


A vacinação contra a Covid-19 nas comunidades quilombolas de Niquelândia, no norte do estado, ainda não começou, mesmo após cerca de 30 dias após a chegada das doses na cidade, devido à suspeita de irregularidades nos cadastros das associações quilombolas do município.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que algumas pessoas listadas não teriam ligações com descendentes de escravos. O caso é acompanhado pelos ministérios públicos Estadual e Federal.

Quilombolas fazem parte do grupo prioritários no Plano Nacional de Imunização. Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Gomes Machado, chegaram 3.096 doses para imunizar essa população. O total foi estipulado com base em dados das quatro comunidades quilombolas.

“Uma delas enviou uma lista com 3 mil associados. Verificando os nomes nas listas, encontramos pessoas que não têm qualquer ligação com quilombolas. Alguns se cadastraram só por morarem nas comunidades”, disse a secretária de Saúde.

Diante das dúvidas, ela decidiu pedir orientação ao MP-GO e MPF. “Não posso começar a vacinação e depois ser multada ou processada por uma irregularidade não fui eu quem cometi”, completou.

Segundo as comunidades quilombolas, o registro dos associados é feito com base na autodeclaração das pessoas que moram nas comunidades.

“Na minha comunidade, a do Muquém, temos cerca de 400 pessoas e temos todas as declarações, que já foram encaminhadas ao MPF. Por conta da suspeita de irregularidade em uma comunidade, a nossa está sendo prejudicada, pois não começou até agora, sendo que a nossa está toda certa”, disse a presidente da associação, Cleia Abadia Ferreira França.

O presidente da Associação Rufino Francisco, João Souza de Oliveira, disse que tem 3 mil pessoas listadas, pois ela abrange área rural e urbana. “Em gestões passadas, podem ter sido inscritas pessoas que não são quilombolas, mas não consegui ainda fazer a avaliação de todo mundo. E tem muitos casos de preto que casa com branco e o filho nasce branco. Mas se ele tem raiz quilombola, no meu modo de ver, ele faz parte também”, disse.

A reportagem tentou contato por telefone às 10h com as outras duas associações quilombolas da cidade, mas não conseguiu retorno até a última atualização dessa reportagem.

Investigação

O Ministério Público Federal informou que aguarda a lista de associados das comunidades quilombolas e que, a princípio, em uma reunião com os representantes das associações, constam 3,9 mil pessoas ligadas a essas comunidades.

O Ministério Público de Goiás informou que apura eventuais pessoas que se passaram por membros da comunidade quilombola para tomar a vacina antecipadamente. “Essa apuração se dá por meio de informações da Secretaria Municipal de Saúde e daquelas obtidas perante as associações de comunidades quilombolas de Niquelândia”, afirmou a nota do MP.

Enquanto a situação não é resolvida, as doses estão guardadas dentro das condições de temperatura adequada. Elas não serão usadas em outros grupos prioritários e a data de validade permite a espera até que seja definida como será feita a vacinação.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.