Pular para o conteúdo principal

No Parque Estadual de Terra Ronca, Semad recebe MP e moradores para sanar dúvidas sobre o plano de manejo do parque



Equipes de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) mantiveram reunião na manhã da última terça-feira (13) com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), ambientalistas e a população de São Domingos e municípios vizinhos para tirar dúvidas sobre o teor e aprovação do plano de manejo do Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR).

Ao promotor Rodrigo Carvalho Marambaia e demais participantes foram prestados todos os esclarecimentos sobre o documento e as ações do Governo de Goiás, por meio da pasta na região.

Ao comandar a reunião, ocorrida na sede do parque, a titular da Semad, Andréa Vulcanis, reforçou que em setembro de 2020 a Secretaria passou a integrar o Programa de Estruturação de Concessões de Parques Estaduais, desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A iniciativa abrange serviços técnicos de apoio, avaliação, estruturação e implementação de projetos, buscando o incremento à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos dentro das Unidades de Conservação (UCs).

Deixando claro que não se trata de terceirização, Andréa Vulcanis alertou que “aqui no Nordeste goiano precisamos criar um modelo de desenvolvimento sustentável, e para isso é preciso deixar de lado a ideologia errônea de que preservação e desenvolvimento necessariamente andam em lados opostos, não convergentes”. E completou: “eu não posso ter a região mais preservada do Estado e, ao mesmo tempo, deixar as pessoas passando fome, sem perspectiva de vida e sem desenvolvimento”, concluiu.

Ao adotar um discurso conciliador, o promotor Rodrigo Marambaia falou do seu papel, de zelar pelos direitos dos moradores da região. E, nesse sentido, antes mesmo da reunião, a Semad já havia atendido à recomendação e endereçado ao MP-GO ofício contendo todos os esclarecimentos solicitados. No documento consta, por exemplo, cases de sucesso em que 13 UCs tiveram sua gestão concessionada. São exemplos o Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional de Fernando de Noronha, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros e o Parque Estadual de Campos do Jordão.

Oportunidade

Presente na reunião, o espeleólogo – especialista no estudo de cavernas –, Edvard Dias Magalhães, disse que acompanha as ações dos governos em relação à região de Terra Ronca desde 1.995. E pontuou que entende que os moradores da região já estão cansados de promessas de melhorias que foram feitas anteriormente. “Mas vejo uma postura diferente, de diálogo, da Semad e penso que esta é uma grande oportunidade que não podemos perder”, relatou.

Nesse sentido, representantes da Fundação Mais Cerrado contribuíram com as discussões e pontuaram, entre outros temas, mencionando a revisão do plano de manejo do parque, que está sendo feita por empresa especializada contratada pela Semad. “Já vivi outras realidades em governos passados e não tenho dúvida de que tudo será amplamente discutido com a sociedade”, alertou Luiz Oliveira, diretor do Instituto Espinhaço.

Fonte: Semad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.