Pular para o conteúdo principal

Operação Elite Fake: PC investiga grupo suspeito de usar redes sociais para disseminar fake news



Associação criminosa ainda seria responsável por extorquir diversos profissionais, após a divulgação de informações falsas. Ao menos 15 vítimas já foram identificadas

A Polícia Civil de Goiás investiga uma associação criminosa, responsável por administrar 45 perfis de redes sociais, usados para disseminar fake news e em crimes de extorsão. Na manhã desta sexta-feira (23/04), a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) cumpriu três mandados de busca e apreensão em Goiânia, em locais usados pelos suspeitos. Durante as diligências foram apreendidos computadores, maquinetas de cartão de crédito e celulares, que serão agora analisados. A Justiça ainda determinou a exclusão de todas as contas criminosas, que juntas, ultrapassavam 200 mil seguidores.

A investigação teve início há dois meses, ainda em fevereiro deste ano, após o recebimento de diversas denúncias. De acordo com a delegada Sabrina Leles, titular da especializada e responsável pelo trabalho de apuração, os perfis eram usados para atacar a honra e imagem de profissionais de diferentes áreas de atuação, como digitais influencers, médicos, organizadores de eventos, artistas, dentre outros. Ao menos 15 vítimas já foram identificadas pela Polícia Civil.

“São pessoas admiradas, que tem o respeito pelo trabalho desenvolvido e que de uma hora pra outra se veem expostas criminalmente, através desses perfis que são criados, justamente para propagar essas mensagens ardilosas, sem a menor responsabilidade quanto à verificação da verdade ou da procedência dessas informações. É aquela intenção mesmo de queimar a imagem, a honra dessas pessoas em seu meio social”, pontuou.

Em um dos casos apurados, uma mulher que estava em processo de separação com o marido, que é médico, teria procurado o grupo criminoso com o intuito de disseminar fake news a respeito do profissional. Segundo a delegada, na maioria das vezes, os crimes eram praticados de forma direcionada. “A gente verifica pelas mensagens que são pessoas certas, que queriam prejudicar por motivos específicos ou pessoas que queriam simplesmente denegrir, macular a imagem daqueles profissionais”.

Os policiais descobriram ainda que os crimes eram praticados com o objetivo de extorquir as vítimas. Para isso, os suspeitos entravam em contato e exigiam valores em dinheiro. “É uma verdadeira associação criminosa, voltada para lucrar e lucrar alto. Eles extorquiam essas vítimas ou tentavam, propondo que, se eles pagassem, as publicações seriam excluídas ou publicação que ainda não havia sido realizada, não seria publicada. Então a vítima se via apavorada com aquela exposição sem nenhum tipo de controle”, informou a delegada.

Até o momento, cinco indivíduos envolvidos nas atividades criminosas já foram identificados. Entre eles um homem, de 30 anos, e uma mulher, de 43. Eles são apontados como sendo os beneficiados pelas extorsões e administradores dos perfis nas redes sociais. “Eles simplesmente não foram presos ainda porque é uma investigação que está em curso. No entanto, caso eles continuem agindo da mesma forma, a Polícia Civil irá representar pela prisão preventiva deles”, concluiu a delegada.  Os suspeitos irão responder pelos crimes de calúnia, difamação, associação criminosa e extorsão.

Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.