Pular para o conteúdo principal

São Domingos-GO: Secretaria de Meio Ambiente se aproxima de moradores para regularização fundiária na região do Parque Estadual de Terra Ronca


Secretária Andréa Vulcanis esteve nas casas dos proprietários rurais para que os encontros pudessem ocorrer sem aglomeração, em respeito aos protocolos de controle e combate ao novo coronavírus. Após ouvir os anseios das pessoas, o próximo passo agora é chegar a um acordo entre Estado e a população para efetivação das ações de preservação do parque

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promoveu na quarta-feira (14/04) diálogos com pequenos proprietários de terras localizadas na região do Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR), em São Domingos, no nordeste goiano.

Comandadas pela secretária Andréa Vulcanis, as reuniões tiveram como foco ouvir as demandas das famílias e tentar encontrar soluções para as regularizações fundiárias necessárias para a efetivação da Unidade de Conservação (UC).

A titular da Semad lembrou que no passado outras tentativas de governos anteriores foram fracassadas porque ocorreram de forma impositiva. “Devemos seguir a lei, mas não podemos deixar de lado a história dessas pessoas, que tradicionalmente moram na região de Terra Ronca há muito tempo, que têm por essas terras um amor e cuidado”, alertou Andréa Vulcanis ao dizer que “a Semad está aqui para cuidar de quem cuida do parque”.

É o caso, por exemplo, da dona Otacília. Ela e outros 10 irmãos nasceram em terras que atualmente fazem parte do PETeR e seguem a trajetória dos seus antepassados, que chegaram à região de Terra Ronca há muitos anos. Ao contar sua história à secretária Andréa Vulcanis a matriarca da família elogiou a iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Semad, de fazer diferente de governos anteriores e tentar construir juntos uma solução para a questão da regularização fundiária.

Para preservar

Em conversa com uma das famílias, a do senhor José Cândido, a equipe da Semad ouviu do morador que a grande preocupação dele era sair das terras para dar espaço à uma possível exploração mineral.

Diante dos questionamentos, a secretária tratou de explicar que as desapropriações ocorrerão para que haja máxima proteção ambiental do local. E que todos os mecanismos para salvaguardar os recursos naturais do Parque Estadual de Terra Ronca estão amparados em diversos regramentos e pela Constituição Federal de 1988, ou seja, é imutável.

Ao mandar um recado ao governador Ronaldo Caiado, José Cândido afirmou que entende a necessidade de se preservar o local e que espera uma solução para que em breve possa ter um novo lugar para morar com a família. “Agradeço a presença de todos e a forma como o governo está tratando o problema, dando voz ao nosso povo”, confidenciou o morador.

Fonte: Semad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.