Pular para o conteúdo principal

Rampa Céu do Cerrado – Uma nova opção turística no Nordeste Goiano, na Serra de Simolândia-GO



O Nordeste Goiano é, sem dúvida, por todas as suas belezas naturais preservadas, pelas suas paisagens de rara beleza, pelo jeito simples e caloroso de sua gente, pela sua história, sua culinária e muito mais, um celeiro de oportunidades para o desenvolvimento sustentável; de modo muito particular, com oportunidades ímpares para o turismo, o ecoturismo e a prática de esportes em contato com a natureza.

Neste contexto, um grupo de amigos tem se esforçado para proporcionar uma nova opção de esporte, entretenimento e lazer, para a região. Eles fizeram a prospecção e estudos e implantaram, no final de 2019, a Rampa Céu do Cerrado. Trata-se de um local, situado na Serra de Simolândia – GO, nas imediações da cidade, onde se pratica o voo livre.

Os idealizadores de tal iniciativa (César Abreu, Antônio Sena e Raquel Silva) identificaram ali condições perfeitas para desenvolverem suas atividades e para proporcionarem ao público interessado uma nova opção turística. No local, pode-se praticar o voo livre e trekking, com uma vista fantástica do vale que se estende abaixo da serra, onde se pode ver as cidades de Simolândia, Alvorada e Buritinópolis.

A Rampa Céu do Cerrado fica numa propriedade particular (Fazenda do Sr. Rafael Abate), sendo, portanto, necessária autorização prévia para a sua visitação. Para se chegar ao topo da serra, onde se encontra a rampa, percorre-se uma trilha a pé, ao longo de 1.700 metros, por dentro da mata. O acesso é íngreme, com moderado grau de dificuldade, porém o contato com a natureza, o visual, a oportunidade de vivenciar este esporte radical fantástico que é o voo livre e a receptividade dos condutores compensam todo o esforço físico. Todos que visitam o local se dizem fascinados e dispostos a retornarem mais vezes.

Para os amantes do voo livre, a Rampa Céu do Cerrado, nas palavras de César Abreu, “é, literalmente, um pedacinho do céu”. Ele explica que, após ter concluído o Curso de Piloto de Parapente, procurava, incansavelmente, um local para instalar uma rampa, aqui no Nordeste Goiano, já que a rampa mais próxima está localizada em Formosa. Depois de meses de procura, conseguiu identificar o local e instalar a rampa, ali em Simolândia.

Trata-se de uma rampa natural, com acesso a pé ou com animais (cavalos e burros), situada a 900 metros do nível do mar e com um desnível (altura da base ao topo) de 350 metros. Os ventos predominantes são o leste e o sudeste.

Ainda segundo César Abreu, esforços serão realizados no sentido de sensibilizar a Prefeitura Municipal de Simolândia, vereadores e empresários locais para as inúmeras oportunidades turísticas que a rampa e os esportes ligados a ela podem proporcionar, gerando rendas e empregos, de modo que investimentos possam ser realizados objetivando proporcionar aos visitantes mais conforto e comodidade. Uma estrada pode ser construída e serviços como estacionamento, banheiros e abrigo, podem ser instalados, como existem em outras rampas espalhadas pelo país.

Os administradores nos informaram que, em breve, a Rampa Céu do Cerrado proporcionará um Curso de Pilotos, aqui na região, bem como voos duplos (aqueles em que o piloto conduz um passageiro).

Os interessados em conhecer a rampa ou agendar participação no curso ou a realização de um voo duplo, podem entrar em contato com os organizadores (vide contato abaixo). A rampa dispõe de um canal de comunicação que é o perfil do Instagram - @rampaceudocerrado; nele são postadas informações e atividades ali realizadas. Os organizadores solicitam que as pessoas sigam o perfil e ajudem a divulgar mais este atrativo turístico do Nordeste Goiano.

Administradores (Contatos – Whatsapp e Instagram):

César Augusto de Abreu – (62) 99663-8170 / @cesar_abreu62

Antônio Sena (Marcão) – (62) 99978-4899 / @marcos_sena_silva

Raquel Silva – (62) 99310-3879 / @quells2silva






Comentários

  1. Venha conhecer este "pedacinho do céu", aqui no Nordeste Goiano! Esta é uma experiência que você merece viver... E que irá te surpreender! @rampaceudocerrado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.