Pular para o conteúdo principal

Rampa Céu do Cerrado – Uma nova opção turística no Nordeste Goiano, na Serra de Simolândia-GO



O Nordeste Goiano é, sem dúvida, por todas as suas belezas naturais preservadas, pelas suas paisagens de rara beleza, pelo jeito simples e caloroso de sua gente, pela sua história, sua culinária e muito mais, um celeiro de oportunidades para o desenvolvimento sustentável; de modo muito particular, com oportunidades ímpares para o turismo, o ecoturismo e a prática de esportes em contato com a natureza.

Neste contexto, um grupo de amigos tem se esforçado para proporcionar uma nova opção de esporte, entretenimento e lazer, para a região. Eles fizeram a prospecção e estudos e implantaram, no final de 2019, a Rampa Céu do Cerrado. Trata-se de um local, situado na Serra de Simolândia – GO, nas imediações da cidade, onde se pratica o voo livre.

Os idealizadores de tal iniciativa (César Abreu, Antônio Sena e Raquel Silva) identificaram ali condições perfeitas para desenvolverem suas atividades e para proporcionarem ao público interessado uma nova opção turística. No local, pode-se praticar o voo livre e trekking, com uma vista fantástica do vale que se estende abaixo da serra, onde se pode ver as cidades de Simolândia, Alvorada e Buritinópolis.

A Rampa Céu do Cerrado fica numa propriedade particular (Fazenda do Sr. Rafael Abate), sendo, portanto, necessária autorização prévia para a sua visitação. Para se chegar ao topo da serra, onde se encontra a rampa, percorre-se uma trilha a pé, ao longo de 1.700 metros, por dentro da mata. O acesso é íngreme, com moderado grau de dificuldade, porém o contato com a natureza, o visual, a oportunidade de vivenciar este esporte radical fantástico que é o voo livre e a receptividade dos condutores compensam todo o esforço físico. Todos que visitam o local se dizem fascinados e dispostos a retornarem mais vezes.

Para os amantes do voo livre, a Rampa Céu do Cerrado, nas palavras de César Abreu, “é, literalmente, um pedacinho do céu”. Ele explica que, após ter concluído o Curso de Piloto de Parapente, procurava, incansavelmente, um local para instalar uma rampa, aqui no Nordeste Goiano, já que a rampa mais próxima está localizada em Formosa. Depois de meses de procura, conseguiu identificar o local e instalar a rampa, ali em Simolândia.

Trata-se de uma rampa natural, com acesso a pé ou com animais (cavalos e burros), situada a 900 metros do nível do mar e com um desnível (altura da base ao topo) de 350 metros. Os ventos predominantes são o leste e o sudeste.

Ainda segundo César Abreu, esforços serão realizados no sentido de sensibilizar a Prefeitura Municipal de Simolândia, vereadores e empresários locais para as inúmeras oportunidades turísticas que a rampa e os esportes ligados a ela podem proporcionar, gerando rendas e empregos, de modo que investimentos possam ser realizados objetivando proporcionar aos visitantes mais conforto e comodidade. Uma estrada pode ser construída e serviços como estacionamento, banheiros e abrigo, podem ser instalados, como existem em outras rampas espalhadas pelo país.

Os administradores nos informaram que, em breve, a Rampa Céu do Cerrado proporcionará um Curso de Pilotos, aqui na região, bem como voos duplos (aqueles em que o piloto conduz um passageiro).

Os interessados em conhecer a rampa ou agendar participação no curso ou a realização de um voo duplo, podem entrar em contato com os organizadores (vide contato abaixo). A rampa dispõe de um canal de comunicação que é o perfil do Instagram - @rampaceudocerrado; nele são postadas informações e atividades ali realizadas. Os organizadores solicitam que as pessoas sigam o perfil e ajudem a divulgar mais este atrativo turístico do Nordeste Goiano.

Administradores (Contatos – Whatsapp e Instagram):

César Augusto de Abreu – (62) 99663-8170 / @cesar_abreu62

Antônio Sena (Marcão) – (62) 99978-4899 / @marcos_sena_silva

Raquel Silva – (62) 99310-3879 / @quells2silva






Comentários

  1. Venha conhecer este "pedacinho do céu", aqui no Nordeste Goiano! Esta é uma experiência que você merece viver... E que irá te surpreender! @rampaceudocerrado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.