sábado, 31 de janeiro de 2015

Motorista é preso transportando quatro motos roubadas na BR-020.



A Polícia Militar juntamente com informações passadas via COPOM (Central de Operações Policias Militares), na madrugada da última sexta-feira (30) sobre uma caminhonete S-10 verde, que estaria transportando quatro motos roubadas.

Os policiais se deslocaram com apoio em direção a BR-020, onde próximo ao Posto da Policia Rodoviária Federal, na região de Formosa, foi realizada a abordagem da então caminhonete, pela PM e PRF.

Na abordagem foi constatado a veracidade das informações.

De acordo com as informações os veículos seriam levados para a Bahia. A ocorrência foi conduzida pela Policia Militar do Distrito Federal.

O motorista da caminhonete e as quatro motos foram encaminhados para delegacia.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Membros do MP intensificam trabalho de combate à corrupção.



Em continuidade às ações do Plano Geral de Atuação 2014/2015, o objetivo do Ministério Público de Goiás para este ano é aumentar ainda mais os números relativos à atuação no combate à corrupção, tema prioritário definido para ser trabalhado no biênio.

Dados compilados do Portal de Combate à Corrupção em relação a 2014 apontam o ajuizamento de 180 ações penais nesta área, 597 ações de improbidade administrativa e para a instauração de 1.513 inquéritos civis públicos.

No entanto, segundo pondera o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, Rodrigo César Bolleli Faria, a estimativa é de que o volume de denúncias tenha acréscimo este ano e supere as 8.295 recebidas no ano passado.

Conforme afirma o promotor, este é um número significativo e tende a aumentar, especialmente com o lançamento do Portal de Combate à Corrupção , ocorrido no final do ano passado e que permite a apresentação de denúncias.

Entre os temas mais comuns denunciados estão a violação aos princípios administrativos na área da saúde, vigilância sanitária e controle social; danos ao erário, abuso de poder e licitações. Já quanto à distribuição espacial de ocorrência desses casos, o maior índice de denúncias é feito em cidades maiores, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Valparaíso e Luziânia.

A perspectiva de aumento almejada pelo promotor Rodrigo Bolleli tende a se concretizar, já que os números relativos às ações e inquéritos de 2014 mais que dobrou em relação a 2013, quando foram instaurados 726 inquéritos civis e 282 ações de improbidade.

Aspecto preventivo

Conforme apresentado durante a 3ª Convocação Geral do Ministério Público de Goiás, em dezembro de 2014, o combate à corrupção também vem sendo trabalhado sob o aspecto preventivo, tendo sido iniciado com a Semana de Fortalecimento do Controle Social, realizada de 25 a 29 de agosto do ano passado. Como resultado dessa atuação, foram constituídos grupos de trabalho, formados por integrantes da sociedade civil, em 11 comarcas do interior, com a proposta de atuar no fortalecimento de mecanismos de controle social da gestão pública.

Para este ano, uma das propostas de atuação é a cobrança para a implantação e adequação dos Portais da Transparência nos municípios, trabalho que já foi iniciado em 2014.

Sobre esta proposta preventiva, o promotor Rodrigo Bolleli aponta a importância de a população também ser participativa, cobrando da administração pública mais transparência de suas ações. Segundo ponderou, “os cidadãos estão mais atentos ao tema, mas é necessária uma participação mais eficaz, não só por meio de denúncias, mas também com a fiscalização”, afirmou. Ele acrescentou que a verificação dos portais e o acompanhamento rotineiro das ações do município são meios importantes de atuação no combate à corrupção.

Para 2015, o MP deverá ampliar ainda mais os canais de interlocução do MP com a sociedade, por meio de uma nova ferramenta que será colocada à disposição da população: o aplicativo digital para dispositivos móveis MP Social.

Pelo aplicativo será possível ao cidadão encaminhar denúncias e sugestões por área de atuação do Ministério Público, ou seja, não apenas quanto a atos de corrupção, mas relativas a temas como meio ambiente, educação, infância e juventude, segurança pública, consumidor, saúde, direitos humanos, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.

As manifestações também serão georreferenciadas e admitirão o compartilhamento de fotos e vídeos, bem como o acompanhamento de sua tramitação. Inicialmente, a ferramenta estará disponível para aparelhos da plataforma iOS (Apple).

Fonte: MPGO

Sentença pede abertura de matrícula de imóveis para regularização fundiária de Cavalcante/GO.



O juiz Eduardo Tavares dos Reis homologou sentença que decretou como devolutas as áreas demarcadas previamente no município de Cavalcante e região composta por Colinas do Sul e Teresina de Goiás.

A medida, que considera como públicos os lotes citados, visa a regularização fundiária nas cidades. Agora, serão abertas as matrículas de todos os imóveis localizados nesses terrenos.

Na sentença, o magistrado também pediu para que os mandados sejam expedidos de forma fracionada para cada gleba de terra devoluta, caso seja mais fácil aos trabalhos do cartório.

O Certificado de Recebíveis Imobiliário deve observar se as relações apresentadas pelos autores das matrículas estão corretas. Se necessário, deverá ser solicitado em juízo, na via administrativa, eventual restauração de matrículas que, porventura, tenham sido erroneamente canceladas anteriormente.

Segundo Eduardo Tavares dos Reis, a ação discriminatória na comarca remonta à década de 1980 e seu trâmite atrapalha o progresso econômico da região, “ao limitar transações imobiliárias, prejudicar a criação de parques ambientais e áreas de preservação públicas ou privadas, impedir a correta demarcação e, em consequência, indenização dos proprietários desapropriados da área quilombola Kalunga”.

Os esforços para a regularidade fundiária de Cavalcante se intensificaram, no âmbito do Poder Judiciário, a partir de maio de 2012, quando a então corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco iniciou, na comarca, a primeira de uma série de audiências públicas realizadas pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em comarcas do interior do Estado, com esse objetivo.

Na época, levantamento planimétrico e o memorial descritivo de Cavalcante demonstravam que 100% da área urbana do município encontrava-se irregular: os ocupantes dos imóveis não possuíam escritura, uma vez que, ao longo dos mais de cem anos de sua existência, não havia sido realizado o desmembramento do território que compõe a cidade.

Na ocasião, a Corregedoria realizou os primeiros atendimentos e a triagem para regularizar a situação fundiária da cidade, recebendo os ocupantes dos terrenos.

Fonte: TJGO

Bandidos explodem caixa eletrônico em agência bancária de Guarani de Goiás.




Bandidos tentaram explodir um caixa eletrônico do Banco Bradesco na madrugada desta sexta-feira (30), na cidade de Guarani de Goiás, região nordeste do estado.

De acordo com as informações, a quadrilha usou explosivos para tentar explodir o equipamento, porém, não conseguiram arrombar o caixa e consequentemente não levaram nenhuma quantia em dinheiro.

Devido à explosão, houve danos no local. Os prejuízos estruturais ainda não foram contabilizados. Não houve reféns ou feridos.

A polícia investiga o caso a fim de identificar os suspeitos.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PRE-GO pede a cassação de 11 deputados eleitos em 2014.



A Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás (PRE-GO) representou perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/GO), pela cassação do diploma de dez deputados estaduais e um deputado federal eleitos em 2014.

Eles teriam captado ou gasto recursos de forma ilícita durante a campanha eleitoral, o que contraria a Lei Federal 9.504/97 (Lei das Eleições) e a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.406/2014.

A conduta ilícita mais comum cometida pelos deputados eleitos, enquanto disputavam as eleições de 2014, foi o recebimento de doações em suas campanhas sem identificação do CPF ou CNPJ do doador, tornando obscura a origem dos recursos. Essa prática é considerada captação ilegal de recursos, ensejando a cassação do diploma já outorgado ao candidato eleito, conforme prevê o artigo 30, § 2º, da lei federal citada.

Outras condutas ilegais, como omitir-se em apresentar documentos que comprovem despesas de campanha ao TRE/GO e recebimento de doações de empresa concessionária de serviço público também foram identificadas durante o levantamento de dados feito pela PRE-GO.

 Vale ressaltar, ainda, que as contas de campanha da maior parte dos candidatos já haviam sido rejeitadas pelo TRE/GO.

Confira a listas de deputados

Talles Alves Barreto, eleito ao cargo de deputado estadual;
Washington Luiz Albuquerque, eleito (2º suplente) ao mandato de deputado estadual;
Rodrigo Silveira Melo, eleito ao cargo de deputado estadual;
Daniel Elias Carvalho Vilela, eleito ao cargo de deputado federal;
Rubens Augusto Nader, eleito a 2º suplente de deputado estadual;
Daniel Messac de Morais, eleito a segundo suplente de deputado estadual;
Henrique Paulista Arantes, eleito ao cargo de deputado estadual;
Mozart Morais Almeida, eleito a segundo suplente de deputado estadual;
Roberto Egídio Balestra, eleito ao cargo de deputado federal;
Sérgio De Souza Bravo, candidato eleito ao cargo de deputado estadual;

Fonte: O Popular

Promotoria de Iaciara/GO abre vaga para assessor. Salário chega a quase 6 mil reais.



Estão abertas, até as 18 horas do dia 20 de fevereiro deste ano, as inscrições para o cargo de assessor da Promotoria de Justiça de Iaciara.

Os interessados devem encaminhar currículo para os e-mails douglas.chegury@mpgo.mp.br e susana.melo@mpgo.mp.br

 O cargo é privativo de bacharéis em Direito e tem vencimento de R$ 5.826,91.

Fonte: MPGO

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Por dois anos Divinópolis de Goiás teve seu nome alterado para “Cirinópolis”.



O município de Divinópolis de Goiás ao longo de sua história já teve seu nome modificado por três vezes.

A fazenda Galheiros, local onde hoje é a cidade foi o primeiro nome dado ao município, ainda quando era apenas um povoado por volta de 1885.

Em 29 de setembro de 1964, já emancipada, a cidade teve seu nome alterado para “Cirinópolis”, em homenagem a Luiz Pereira Cirineu, que muito batalhou pela autonomia política do município.

O nome “Cirinópolis” durou apenas dois anos, em 03 de agosto de 1966, o município voltou a ser denominado Galheiros.

O nome Serra Negra de Goiás chegou ser indicado, porém, sem sucesso. O município teve seu nome novamente alterado em 14 de julho de 1989 passou a denominar-se Divinópolis de Goiás.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

São Domingos/GO: Posto de saúde não tem agulhas para vacinar, diz leitor



“Parabéns administração de São Domingos”

Além de eu ter que levar minha mulher para fazer o parto em outra cidade, pois aqui em São Domingos não tinha médico.

Para acabar de completar acabei de ir ao postinho de saúde para dar as primeiras vacinas no meu filho e “acredite se quiser” Não tinha agulha para fazer a vacina.

Com diz o ditado “Agente colhe o que planta”

Votei na Dilma e estou pagando gasolina mais cara, votei em Etélia e olha a situação que está São Domingos.

Espero que o governador nos ajude, diz prefeito de Alvorada do Norte, David Moreira.



Aliado de primeira hora do governador Marconi Perillo (PSDB), o prefeito de Alvorada do Norte, David Moreira, do mesmo partido, espera que dois fatores possam ampliar a atenção do Palácio das Esmeraldas com a região Nordeste, uma das mais pobres do Estado.

 A nomeação do vice-governador José Eliton (PP) à secretaria de Desenvolvimento Econômico e o apoio - e vitória - recebido em campanha dos 21 prefeitos nordestinos.

"Espero que o governador, que teve 100% de apoio dos prefeitos da região Nordeste, possa nos atender ainda melhor, que olhe para nossos problemas e nos atenda de fato e de direito", disse o tucano, num misto de esperança e cobrança.

Moreira acredita que o trânsito será facilitado. "Temos conseguido muitas obras e benefícios, mas não tem sido fácil. O vice-governador é um grande aliado da região, por ser daqui. Espero que tenhamos mais facilidade e que as cidades do Nordeste sejam beneficiadas", afirmou.

Sobre sua gestão, o tucano credita à experiência o êxito, que, de acordo com ele, a prefeitura de Alvorada do Norte tem conseguido lograr. "Estamos colhendo os frutos do trabalho arrojado executado no primeiro mandato [2009-2012]. Foram vários projetos implantados e que agora estão se tornando realidade", conclui.

Fonte: Diário do Norte

Morre jovem vítima de atropelamento em Divinópolis de Goiás.



Morreu no inicio da manhã desta terça-feira (27) o jovem que foi atropelado por um veículo na calçada de um estabelecimento comercial em Divinópolis de Goiás.

Carliano Alves de Souza, de 25 anos, morreu por volta das 07:00 horas da manhã no Hospital Hugo em Goiânia. O laudo da causa da morte não foi divulgado.

O jovem chegou a ser internado no hospital de Planaltina/DF, onde ficou aguardando vaga na UTI, depois de dois dias de espera o jovem foi transferido de avião para o hospital Hugo de Goiânia.

O corpo está previsto para ser liberado do IML as 16:00 horas desta terça-feira, e será velado em Divinópolis de Goiás.

Prefeito de Campos Belos (GO) se envolve em confusão na porta da prefeitura durante protesto do presidente do sindicado dos servidores do município.



Por Dinomar Miranda,

Na última quinta-feira (22), uma confusão se armou na porta de prefeitura de Campos Belos, nordeste de Goiás, durante um protesto do presidente do sindicato dos servidores de Campos Belos.

Houve até agressão física.

Servidores municipais e sindicato reivindicam o pagamento de "atrasados" no contracheque de professores da rede municipal.

O prefeito Aurolino José dos Santos Ninha, por sua vez, nega-se a pagar os valores que os servidores tem direito.

De acordo com o presidente o SINDIBELO (sindicato dos servidores municipais), Adroaldo  Oliveira Ribeiro (Baiano), na quinta-feira, ao ser questionado "sobre sua postura ética e irresponsável na gestão municipal,  inclusive com ameaças e intimidações", o prefeito não gostou e reagiu, proferindo palavras de baixo calão e agressão.

Ainda segundo Adroaldo Oliveira, de forma desrespeitosa, o prefeito acusava o servidor de ladrão, malandro e preguiçoso que não trabalha.

"O prefeito demonstrou desequilíbrio total e, de forma irracional, me deu um soco e em alto e bom som disse que iria me matar”, afirma.

Baiano diz que vários funcionários presenciaram as ameaças do prefeito.

Após as agressões, Adroaldo (Baiano) foi até à Delegacia da Policia Civil e registrou boletim de ocorrência, por injuria e ameaça.

"Tais atitudes do prefeito Ninha devem ser combatidas e repugnadas por toda sociedade. É inadmissível, incompreensivo e reprovável atitudes como essa, que fere o ser humano na sua integridade.

Espero que esses atos venham acompanhados de punição e que nosso código penal, no seu artigo 331, seja cumprido e aplicado, pois desacatar funcionário publico no exercício da sua função ou em razão dela é crime", desabafou o presidente do Sindibelo.

O outro lado: prefeito diz que Baiano quis impedir sua entrada na prefeitura

Por telefone, o prefeito de Campos Belos, Aurolino Santos Ninha, disse que realmente houve um bate-boca entre ele e o presidente do sindicato.

"Logo quando cheguei na prefeitura, ele se colocou na porta de entrada do prédio e tentou impedir a minha entrada. Por isso o empurrei da porta para que me desse entrada. Acho que ele queria era aparecer", disse o prefeito.

Ninha afirmou que o presidente do Sindibelo tem um histórico de confusão e que não gosta de trabalhar.

"Ele insulta todo mundo. Insultou seu Fernando e Anjo Galvão (ex-prefeitos). Ele gosta é de fazer bagunça e de ficar nas esquinas falando de prefeitos e de outras pessoas. É preguiçoso e não gosta de trabalhar. Só de atrapalhar", reagiu Ninha.

O prefeito de Campos Belos disse que está conversando com os professores e tentando convencê-los a não entrar de grave.

"Tenho dito a eles, até nos programas de rádio, que a prefeitura não tem dinheiro para pagar, pois vou ter que responder por improbidade administrativa.

Já orientei o sindicato e os servidores a entrarem na justiça para receber os atrasados, porque só assim minha gestão não ficará descoberta.

Mas eles não querem, porque vai demorar muito.

Se a justiça me mandar pagar, eu pago e fico coberto. Agora, sem a decisão judicial,  não vou pagar, pois vou responder depois.

Essa inclusive é uma orientação do Tribunal de Contas dos Municípios", afirmou

Fonte: Blog Dinomar Miranda

Três pessoas morreram em acidente a 10 km do trevo de acesso á São Domingos/GO, na BR-020.





Mais um grave acidente foi registrado na noite da última segunda-feira (26) na BR-020, por volta das 20:30 horas, a 10 km do trevo de acesso ao município de São Domingos/GO, em frente a fazenda campanhole.

O acidente envolveu uma Ford Ranger e uma carreta carregada de Soja que seguia sentido Roda Velha.

De acordo com as informações o motorista da Ford Ranger cochilou e perdeu o controle da direção, se chocando frontalmente com a carreta. A ranger teria saído as 4:30 da manhã de Aracaju/SE.

Com o impacto a Ford Ranger se dividiu em partes deixando três pessoas mortas, entre elas uma criança, o condutor do veículo e a mãe do condutor.

A carreta tinha quatro ocupantes da mesma família e virou após a colisão. Os mesmos tiveram ferimentos leves e foram socorridos por uma ambulância de Roda Velha e encaminhados para o hospital

A Polícia Rodoviária Federal e a polícia militar registraram o acidente.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Posse/GO: Lixo hospitalar é descartado de forma irregular no lixão.




Estamos em 2015, onde com o impacto da internet, chegamos a era da INFORMAÇÃO e do CONHECIMENTO. Pelo menos é o que deveria acontecer, mas na prática, a gestão municipal da cidade de Posse, deixa transparecer o total desconhecimento sobre preservação do meio ambiente e a maneira como deveria ser recolhido o lixo hospitalar do município.

O lixão municipal fica a menos de 2 km dos primeiros moradores da cidade daquela região e o que se vê é um total descaso e despreparo com a adequação inapropriada do lixo hospitalar.

Como se não bastasse como o lixo comum é recolhido de maneira retrógadada, o lixo hospitalar também vem sendo tratado como lixo normal e jogado junto aos demais, não recebendo nenhum tratamento específico como deveria, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Fotos retiradas do local mostram uma grande quantidade de ampolas de medicamentos, seringas com agulhas, bolsas de soro e ataduras, sendo jogadas sem nenhum cuidado.

Além do risco a população, estamos diante de um crime ambiental grave, que com a conjuntura imposta acarretará danos ao solo da região. Uma outra questão é a queima deste lixo, que produz uma fumaça altamente tóxica, jogando ao ar gases poluentes, colocando em risco a saúde dos habitantes e dos animais que ali vivem.

Para finaizar a tragédia anunciada, várias famílias de catadores tiram dali o seu sustento, e estão em contato direto com este lixo, mostrando assim que as autoridades não estão dando a devida atenção ao problema ou demonstram total despreparo para administrar esta questão.

Para quem não tem conhecimento, o lixo hospitalar não pode receber o mesmo tratamento do lixo comum, necessitando de cuidados e locais apropriados para serem acomodados. No caso de agulhas, seringas e objetos cortantes, estes devem ser colocadas em star pack, caixas especiais para este tipos de objetos e/ou recolhidos por empresas especializadas.

Fica a pergunta: Até quando o descaso com o meio ambiente e a população continuará visível no município de Posse? Qual será a herança deixada pela atual administração que vem seguidamente recebendo críticas da população?

Nos resta, neste momento, apelar para que esta matéria se multiplique e que as devidas medidas sejam tomadas. RESPEITO A POPULAÇÃO é o mínimo que se exige diante de tanto despreparo administrativo.

Fonte: Política em foco – Posse Goiás

Estado de saúde de jovem vítima de atropelamento em Divinópolis de Goiás é grave. Vítima foi transferida de avião para Goiânia.




O paciente Carliano, que foi vítima de um atropelamento em Divinópolis de Goiás, estava internado no hospital regional de Planaltina/DF aguardando vaga na UTI.

Na noite deste domingo (25) por volta das 22:10hs, o paciente Carliano foi transferido para o hospital Hugo de Goiânia.

No decorrer desse período juntamente com a família, o secretário de saúde não medindo esforços conseguiu a autorização para transferi-lo para Goiânia.

A vítima de atropelamento teve lesão bilateral de fêmur, trauma torácico e embolia pulmonar.

A remoção foi realizada por uma aeronave e saiu do aeroporto de Brasília com destino ao aeroporto santa Genoveva em Goiânia e posteriormente encaminhando  ao hospital Hugo.

A aeronave contou com um médico e um enfermeiro.

O transporte foi realizado por uma empresa aérea terceirizada, após solicitação do secretário de saúde de Divinópolis, Artenio Guimaraes, com parceria com a secretaria de saúde do estado de Goiás.

O paciente já esta internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da capital do estado.

O estado do paciente é gravíssimo e crítico. Porém o mesmo encontra-se estável.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Carreta desengata e interdita parte da BR-020, na manhã deste domingo (25).




No final da manhã deste domingo (25) uma carreta desengatou do cavalo acidentalmente na região de Luiz Eduardo Magalhães, na BR-020 e causou transtornos na rodovia.

 A carreta ficou atravessada durante boa parte da manha deixando metade da pista interditada.

Houve muito trabalho para conseguir retirar a carreta da rodovia, a operação durou quase quatro horas.

A carreta transportava um container. Segundo informações ninguém ficou ferido.

Grupo JBS/Friboi, recebe perdão de 75% da dívida bilionária com o Estado de Goiás.



O Grupo Friboi, controladora da marca JBS, a maior fornecedora de proteína animal do mundo, quitou débito bilionário com o estado de Goiás.

 A dívida de aproximadamente R$ 1,3 bilhões, que se tornou pública quando Júnior Friboi resolveu colocar seu nome como pré-candidato ao governo de Goiás pelo PMDB, teria sido paga por meio de programa de recuperação do governo estadual e era relativa a ICMS apurados e não pagos pelo grupo.

Pelo acordo firmado entre as partes, a dívida total foi reduzida para algo em torno de R$ 320 milhões, sendo que desse total apenas R$ 170 milhões foram pagos à vista e o restante, R$ 150 milhões, parcelados em 80 meses, com parcelas mensais de R$ 2,9 milhões.

 O perdão de 75% da dívida foi possível graças a Lei 18.709/14, aprovada e promulgada por Perillo no apagar das luzes do ano de 2014, mais precisamente no dia 22 de dezembro de 2.104.

 Em tese, a lei foi editada pontualmente para atender os interesses da JBS, que assim pôde quitar o débito com o estado de Goiás, o qual vinha se arrastando há vários anos e poderia levar os controladores da empresa a responderem criminalmente por sonegação de impostos. 

Atropelamento de jovem em Divinópolis de Goiás poderia ter sido evitado.



O acidente ocorrido na última quinta-feira (22) com o Jovem Carliano, que foi atingindo por um veículo na calçada do seu estabelecimento poderia ter sido evitado.

 Algum cidadão poderia ter acionado a polícia militar, pois o motorista do veículo antes do acidente, andava em alta velocidade pelas ruas da cidade e cometendo várias infrações de trânsito.

Segundo relatos de testemunhas, o motorista do Meriva branco andava em zigue-zague pela cidade. De fato, o que aconteceu foi uma tragédia anunciada.

Se a polícia militar tivesse sido acionada, provavelmente esse grave acidente teria sido evitado. Por isso, é de suma importância a participação da população ao denunciar algum ato de infração.

A denúncia ainda é o melhor caminho para evitar trágicos acontecimentos.

O motorista do meriva deve responder por embriaguez ao volante e lesão corporal culposa no trânsito. Se condenado pode pegar até quatro anos de prisão. O mesmo segue detido.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Prefeito de Posse/GO diz que não é um dos piores de Goiás e apresenta lista de obras.



O Jornal Opção entrevistou 20 políticos, recentemente, e pediu que indicassem os 20 piores prefeitos de Goiás.

O critério era a qualidade (ou a falta de qualidade) de suas gestões. O prefeito de Posse, o dentista José Gouveia (Pros), apareceu na lista. Na semana passada, um de seus auxiliares, Márcio Passos, entrou em contato com o jornal com o objetivo de expor a posição da prefeitura.

O auxiliar afirma que “os 20 eleitores possivelmente não têm amplo conhecimento do que está acontecendo em Posse. Há buracos em algumas ruas? Sim há, mas pouquíssimos, e devido às chuvas.

Mas muito menos do que em gestões anteriores. E há uma operação tapa-buraco em ação. Na área de saúde, nós vamos inaugurar, em 2015, três PSF [Programa de Saúde da Família”, afirma Márcio Passos. “Nós já havíamos inaugurado um. Este ano vamos inaugurar uma creche para 300 crianças. E vale dizer que as obras são de qualidade.”

O Ambulatório Médico de Especialidades “já foi licitado. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está licitada, com 1,760 milhão de reais já na conta”.

José Gouveia, segundo Márcio Passos, “vai entregar 700 casas populares de qualidade para as pessoas mais pobres de Posse. As casas têm infraestrutura completa. São 40 milhões de reais de investimento, gerando mais de 200 empregos. A prefeitura deve entregá-las até 2016”.

Márcio Passos afirma que “José Gouveia é um político do bem, que não briga com os adversários e está mais preocupado em servir à sociedade. Ele é leal. Na campanha passada, trabalhou forte para o governador Marconi Perillo”.

Fonte: Jornal Opção

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Claudio Macedo recebe mérito profissional nos 461 anos de São Paulo.




O Empresário Claudio Macedo recebeu nos 461 anos da cidade de São Paulo, a homenagem “Mérito Profissional” por te liderado e desenvolvido o mercado de games no Brasil.

O mérito profissional foi dado pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura, reconhecendo o trabalho de Claudio Macedo à frente da NC Games, a maior empresa de games da América Latina.

Claudio Macedo deixou Divinópolis de Goiás aos 12 anos para arriscar a vida em São Paulo com a família, descobriu muito cedo seu talento para vendas. Macedo passou por dificuldades, mais jamais desistiu, e com garra conseguiu se tornar o cara mais importante da área de games no Brasil.

A NC Games representa com exclusividade, no Brasil, as principais marcas mundiais de software e acessórios para videogame, atividade que lhe rendeu faturamento de mais de R$ 200 milhões nos últimos anos. Seus clientes são os principais lojistas do Brasil.

Hoje com 42 anos, Macedo trabalha com solidez no mercado de games, e tem o objetivo de aumentar ainda mais o acesso das classes C e D a seus produtos.

A COELBA é uma vergonha.



Todo ano a mesma coisa. Várias empresas do Oeste da Bahia sofrem com a falta de energia na zona rural de São Desiderio e Correntina.

Para se ter uma ideia do descaso da COELBA, durante toda essa semana algumas empresas da região ficaram sem energia, tem empresa que até agora a situação não foi normalizada.

São dias, as vezes semanas sem energia. Por sorte, alguns fazendeiros da região têm recursos próprios e usam geradores. Mas, nem todos podem contar com esses recursos e veem a suas produções sendo prejudicada pela falta de energia.

Ao ligar na Coelba, a empresa informa que em 3 horas o problema será resolvido, e os dias passam e a Coelba sempre pede mais 3 horas para resolver o problema. De fato, uma vergonha.

As interrupções de energia acontecem sempre que uma nuvem negra aparece no céu, dessa última vez, foi com o céu azul mesmo, limpo. Falta estrutura e investimentos na região.

Secretário de saúde de Divinópolis de Goiás sofre acidente em Goiânia.

Imagem Ilustrativa

O secretário municipal de saúde de Divinópolis de Goiás se envolveu em um acidente de trânsito na ultima quarta-feira (21) em Goiânia.

Segundo as informações, o secretário, Artenio Ataídes estava parado no semáforo da Avenida Goiás com a esquina da rua 3, quando foi atingido por um outro veículo.

O carro do secretário, um Renault Fluence foi atingido por um Ford Fiesta, com o impacto o carro do secretário teve danos na porta traseira e no para-choques.

Ainda de acordo com as informações, Artenio Ataídes estava sozinho no momento do acidente, e voltava de uma reunião no prédio da Funasa, localizado na Praça Cívica, em Goiânia.

Não houve feridos nesse acidente.

O seguro foi acionado, e o veículo foi levado para a autorizada. O secretário está com o carro reserva oferecido pela seguradora, e deve retornar para Divinópolis nesse final de semana.

Divinopolina procura pai que não vê há quase 40 anos. Pai pode estar em Aurora do Tocantins.



Meu nome é Silvani da Silva Sousa, moro em Divinópolis de Goiás e gostaria de encontrar o meu pai, por intermédio de seu Blog.

Tenho 41 anos e não o conheço. Chegou ao meu conhecimento que ele mora em Aurora do Tocantins.

A mãe dele se chama Canuta e ele tem uma irmã que se chama Alexandrina.

O meu pai se chama José, apenas isso é que eu sei dele. Os morados de lá o chamava Zé Pandeiro.

O que chegou ao meu conhecimento é que o meu pai morava com a mãe dele em Aurora (TO) e, ainda adolescente, entre 14 e 15 anos de idade, fugiu com uns boiadeiros para uma fazenda chamada Melancia, no município de Divinópolis.

Na época esta cidade ainda se chamava Galheiros.

Com o passar do tempo, ele casou com a minha mãe, Maria Alves da Silva e tiveram dois filhos. 

Quando eu tinha 3 anos de idade, ele foi embora para morar em Brasilia (DF), deixando a minha mãe grávida do meu irmão, que se chama Silvan Pereira da Silva.

Por favor mim ajuda no seu blog. Preciso e quero encontrar meu pai.

Fonte: Blog Dinomar Miranda

Motorista com sinais de embriaguez provoca acidente e deixa uma pessoa gravemente ferida em Divinópolis de Goiás.




Um motorista com sinais de embriaguez provocou um acidente e deixou uma vítima gravemente ferida no fim da tarde da última Quinta-feira (22) em Divinópolis de Goiás.

Segundo informações, um veículo Meriva fazia manobras arriscadas pelas ruas da cidade, e o motorista estava com sinais de embriaguez.

Ao passar por um cruzamento da Avenida Ramos Caiado com a Rua Manoel Dias, próximo ao casebre, o meriva se chocou com uma saveiro, com o impacto a saveiro foi arremessada para uma calçada de um estabelecimento. Um homem foi atingido e teve ferimentos graves.

O homem, conhecido como Carliano, teve fraturas e ferimentos e foi encaminhado para o hospital municipal e posteriormente encaminhando para o hospital de Planaltina/DF.

O motorista do Meriva foi preso em flagrante pela polícia militar por embriaguez ao volante e colocar a vida de terceiros em risco

Os ocupantes da Saveiro não tiveram ferimentos graves.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Posse/GO: Mulher era mantida em cárcere privado e vinha sofrendo violência doméstica. Marido foi preso em flagrante pela polícia.

Imagem Ilustrativa

No fim da tarde da última terça-feira (20), o COPOM do 24° BPM/Posse recebeu denúncia anônima, através do telefone 190, sobre uma mulher que estaria sendo mantida em cárcere privado, no Setor Santa Luzia.

 Os policiais deslocaram ao endereço e constataram a veracidade da denúncia, encontrando a Sra. S. D. J. M. nascida em 17/11/1982, natural de Brasília/DF, bastante debilitada e com vários hematomas pelo corpo, inclusive, olhos arroxeados; consta também que o autor teria arrastado a vítima por aproximadamente 100 metros, no asfalto, agressão que também provocou vários hematomas.

Os policiais perceberam a gravidade da situação, e inicialmente, providenciaram o transporte da vítima até ao Hospital de Posse.

 Consta que realmente a vítima estava sendo mantida em regime de cárcere privado, sob constantes ameaças e agressão praticada pelo seu marido William M. D, A, nascido em 06/1983, natural de Ceilândia/DF.

 O autor recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia de Polícia, em Posse, onde foi autuado em fragrante delito com base no art. 129, § 9º c/c art. 135 do Código Penal.

Importante ressaltar que com relação ao autor existem outros registros de envolvimento em ocorrências policiais, em tese, pela prática do crime previsto no art. 155 (furto qualificado), art. 147 (ameaça). Art. 129 (lesão corporal) duas vezes, bem como violência doméstica.

O comando do 24º bpm alerta as vítimas de violência doméstica, bem como aos vizinhos e população em geral a denunciar esse tipo de agressão que vem se tornando muito comum em Posse e região nordeste de Goiás.

A Polícia Militar, ao receber a denúncia, vai ao local conferir a veracidade e na maioria das vezes salvar a pessoa que esta sendo agredida ou em cárcere privado como foi esse caso.

Fonte: 24° Batalhão de Polícia Militar de Posse/GO

Três acidentes em menos de 24 horas na BR-020.





A Polícia Rodoviária Federal registrou na tarde da última segunda-feira, 19, por volta de 15h30, um tombamento de uma caminhão na BR 020, Km 75, em frente a Fazenda Aurora, no município de Correntina.

De acordo com informações, o condutor do caminhão, provavelmente tenha cochilado, vindo a perder o controle do veículo cerca de 10 Km após o trevo São Domingos, sentido Goiás, saindo da pista e tombando em seguia.

O condutor ao perceber que estava perdendo o controle do caminhão e saindo da pista, ainda tentou retornar, mas acabou tombando e saiu derrapando na rodovia só parando no acostamento.

O motorista foi atendido e socorrido por uma equipe do corpo de bombeiros de Posse/GO (já que essa região é abandonada pelo governo da Bahia) e levado para um hospital daquele estado.

2° Acidente

Na tarde da última segunda-feira, 19, por volta das 16h40, ocorreu uma colisão traseira entre um caminhão da empresa Xingu e um ônibus da empresa Caiapó que realiza a manutenção da BR 020, no estado de Goiás. O acidente foi a cerca de sete quilômetros do trevo de Posse, já no estado goiano.

De acordo com informações, os funcionários da empresa terminavam mais um dia de serviço e guardavam as ferramentas de trabalho, quando começou a garoar. Nesse momento, o caminhão da empresa Xingu perdeu o freio, a roda travou e atingiu a traseira do ônibus.

Um trabalhador foi jogado para debaixo do ônibus, ficando ferido. Ele foi socorrido pelos bombeiros de Posse para o hospital da cidade.

3° Acidente

O acidente foi no final da tarde de ontem, terça-feira, 20. Uma família retornava para a cidade de Goiânia, após passar as férias em Porto Seguro, quando capotou a caminhonete na altura do KM 2 da BR 20, no perímetro urbano do distrito do Rosário.

Os ocupantes do veículo tiveram apenas ferimentos leves e foram atendidos pelo corpo de bombeiros de Posse/GO.





As informações são de Sigi Vilares

MP denuncia fazendeiro John Kudiess e a Fazenda Santa Maria por crime ambiental causado na região do Parque Estadual Terra Ronca.




O Ministério Público de Goiás ofereceu hoje (21/1) denúncia contra o produtor rural John Kudiess e a Fazenda Santa Maria I, pela prática de crime ambiental que causou danos ao Parque Estadual Terra Ronca, situado na zona rural do município de São Domingos, no Nordeste goiano.

 Conforme apurado em inquérito policial instaurado em 2013, John Kudiess, proprietário da fazenda (localizada no município de Correntina - BA), desviou águas pluviais das plantações e as direcionou para a borda da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Geral, causando deslizamento de terra de consideráveis proporções, o que afetou vasta região do parque.

Segundo constatado na investigação, na propriedade é feito o plantio intensivo de milho e soja em uma larga extensão de terra situada nos limites da APA Serra Geral com o Parque Estadual Terra Ronca.

 Ainda segundo a denúncia, para evitar o acúmulo de águas pluviais em meio às plantações, o proprietário construiu extensas redes de curva de nível, desviando as águas para pontos específicos da propriedade, nas bordas da chapada.

Dessa forma, o volume de água desviado foi de tal magnitude que em janeiro de 2013 arrastou uma imensa carga de pedras e terra na direção do Parque Terra Ronca, causando gigantesca voçoroca, destruição de vegetação e poluição das águas do Rio São Vicente.

Os danos ambientais foram comprovados por perícias feitas pela área pericial técnica da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e pela Coordenação de Apoio Técnico Pericial do MP-GO. Esta apontou que “a voçoroca instalada nas dependências do parque originou-se devido ao aporte de águas pluviais concentradas, provenientes das lavouras localizadas sobre a chapada, o que pôde ser confirmado pelas condições precárias das curvas de nível vistoriadas”.

Conforme apontam os promotores Douglas Chegury, Paulo Brondi e Diego Braga, na denúncia, o dano ambiental não só afetou considerável extensão da flora local e poluiu o curso de água do Rio São Vicente, utilizado para consumo de população ribeirinha, mas igualmente afetou cavernas de inestimável valor turístico, ambiental e espeleológico.

Assim, John Kudiess e a Fazenda Santa Maria I foram denunciados nos moldes do artigo 40, da Lei de Crimes Ambientais (causar dano direto ou indireto às unidades de conservação) e artigo 18, inciso I, do Código Penal (crime doloso, quando o agente assume o risco de produzir o resultado). A pena prevista é a reclusão de 1 a 5 anos.

Fonte: MPGO

Prefeitura começa a tapar buracos nas ruas em Divinópolis de Goiás.




A operação que pretende amenizar os buracos pelas ruas começou nesta quarta-feira (21) em Divinópolis de Goiás.

Funcionários da prefeitura municipal estão tapando os buracos de diversas ruas da cidade com brita e piche. 

Uma Pá carregadeira carregada com material asfáltico segue identificando os pontos mais críticos. Localizado o buraco, os funcionários descem e cobrem.

Enquanto o dinheiro liberado pelo governo estadual não chega, a prefeitura se vira com o que tem. As fotos são de funcionários em atuação hoje pela manhã em uma das ruas da cidade.

O nosso Blog já havia publicado anteriormente diversos pontos críticos em Divinópolis que necessitavam de uma intervenção urgente na pavimentação. Pontos em que carros tinham dificuldades de trafegar.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Polícia Rodoviária Federal apreende 800 kg de maconha na BR-020.



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 800kg de maconha em um carro na BR- 020, na altura de Formosa (GO), por volta das 11h desta terça-feira (20/1).

No veículo, um Hyundai Azzerai, estavam duas pessoas. A dupla reagiu e trocou tiros com os policiais.

 Vanderlei Paulo de Andrade, 38 anos, foi baleado no peito e está internado em estado grave no Hospital Municipal de Formosa. O outro suspeito está foragido.

A droga estava no porta malas e no banco traseiro do veículo. A Polícia procura o segundo homem que entrou no mato para escapar. Essa é a maior apreensão de drogas da cidade de Formosa, de acordo com a Polícia Civil.

O recorde anterior era de 400kg, apreendidos no ano passado. A ocorrência está registrada na delegacia de região.

Com informações de Otávio Augusto Silva

Polícia civil de Posse (GO) prende traficantes que extorquiam família de usuário.



Policiais civis do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (GENARC) de Posse prenderam, no dia 13 de janeiro, Ricardo de Jesus Alves da Silva, vulgo “Manchinha”, e sua esposa, Gabriella Jordânia Soares Araújo.

 A dupla é suspeita de praticar crime de extorsão contra a família de um rapaz que, supostamente, devia ao casal a quantia de R$ 5 mil, por ter pegado drogas para revender e não ter repassado o dinheiro proveniente da venda.

De acordo com as investigações, Ricardo e Gabriella passaram a ligar para a mãe do devedor, ameaçando matar o rapaz caso a dívida não fosse paga.

Os policiais se dirigiram até a casa dos autores e, no momento em que a mãe do jovem efetuou o pagamento, realizaram a abordagem. Ricardo ainda tentou esconder o dinheiro embaixo do sofá onde estava sentado, mas o dinheiro foi encontrado pelos policiais.

Antecedentes

Em 8 de novembro do ano passado, Ricardo e Gabriella também foram presos pelo GENARC de Posse na cidade de Buritinópolis, quando entregavam droga para um traficante da cidade de Mambaí, conhecido como Raimundinho. Porém, a Justiça concedeu aos mesmos o direito de responder em liberdade, benefício utilizado para a permanência no mundo do crime.

De acordo com a polícia, Ricardo “Manchinha” possui extensa ficha criminal. Ele já cumpriu pena por tráfico de drogas, porém, já tem passagens por receptação, porte de arma de fogo e tráfico de drogas.

O delegado do GENARC, Pedro Yuri Trajano, ressalta que o empenho de seus policiais foi fundamental para o sucesso da operação. Ele reforça ainda a importância da participação da comunidade na elucidação de crimes, que podem ser denunciados, anonimamente, pelo telefone (62) 3481 2127.

Fonte: Polícia Civil de Goiás

Mulher morre após ser esfaqueada por outra mulher em Posse/GO.

Imagem Ilustrativa

Uma mulher foi assassinada por outra mulher nesta segunda-feira em Posse/GO.

De acordo com as informações a mulher foi esfaqueada na altura do umbigo e veio a óbito, na Vila São José.

Alisson e Eder, policiais civis, ao tomarem ciência do homicídio, através da policia militar, deslocaram até o local e começaram os procedimentos de investigação.
Conseguiram uma foto da autora e algumas informações.

Após varredura em alguns endereços, encontraram a homicida no funda de uma casa próximo onde ela residia. Ela confessou o homicídio.

Os atos de execução ocorreram dentro da casa da vitima, vindo esta a falecer no quintal da casa.

Fonte: PCGO

Grande parte do estado de Goiás ficou sem energia na tarde de ontem (19), inclusive cidades da região nordeste do estado.



Na tarde de ontem (19), grande parte do Estado ficou sem energia elétrica entre 14h58min e 16h. Nas cidades do nordeste goiano não foi diferente.

A Celg informou que, seguindo orientações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em função das condições sistêmicas apresentadas pelo mesmo, efetuou a partir das 14h58, corte manual de carga no total aproximado de 200Mw (Megawatt).

Este corte afetou várias Regiões do Estado de Goiás. A partir das 16h começou a normalização do mesmo.

 A Celg está aguardando mais informações do ONS. A medida seria para cumprir ao procedimento padronizado para a estabilização do sistema elétrico nacional.

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...