Pular para o conteúdo principal

MP denuncia fazendeiro John Kudiess e a Fazenda Santa Maria por crime ambiental causado na região do Parque Estadual Terra Ronca.




O Ministério Público de Goiás ofereceu hoje (21/1) denúncia contra o produtor rural John Kudiess e a Fazenda Santa Maria I, pela prática de crime ambiental que causou danos ao Parque Estadual Terra Ronca, situado na zona rural do município de São Domingos, no Nordeste goiano.

 Conforme apurado em inquérito policial instaurado em 2013, John Kudiess, proprietário da fazenda (localizada no município de Correntina - BA), desviou águas pluviais das plantações e as direcionou para a borda da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Geral, causando deslizamento de terra de consideráveis proporções, o que afetou vasta região do parque.

Segundo constatado na investigação, na propriedade é feito o plantio intensivo de milho e soja em uma larga extensão de terra situada nos limites da APA Serra Geral com o Parque Estadual Terra Ronca.

 Ainda segundo a denúncia, para evitar o acúmulo de águas pluviais em meio às plantações, o proprietário construiu extensas redes de curva de nível, desviando as águas para pontos específicos da propriedade, nas bordas da chapada.

Dessa forma, o volume de água desviado foi de tal magnitude que em janeiro de 2013 arrastou uma imensa carga de pedras e terra na direção do Parque Terra Ronca, causando gigantesca voçoroca, destruição de vegetação e poluição das águas do Rio São Vicente.

Os danos ambientais foram comprovados por perícias feitas pela área pericial técnica da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e pela Coordenação de Apoio Técnico Pericial do MP-GO. Esta apontou que “a voçoroca instalada nas dependências do parque originou-se devido ao aporte de águas pluviais concentradas, provenientes das lavouras localizadas sobre a chapada, o que pôde ser confirmado pelas condições precárias das curvas de nível vistoriadas”.

Conforme apontam os promotores Douglas Chegury, Paulo Brondi e Diego Braga, na denúncia, o dano ambiental não só afetou considerável extensão da flora local e poluiu o curso de água do Rio São Vicente, utilizado para consumo de população ribeirinha, mas igualmente afetou cavernas de inestimável valor turístico, ambiental e espeleológico.

Assim, John Kudiess e a Fazenda Santa Maria I foram denunciados nos moldes do artigo 40, da Lei de Crimes Ambientais (causar dano direto ou indireto às unidades de conservação) e artigo 18, inciso I, do Código Penal (crime doloso, quando o agente assume o risco de produzir o resultado). A pena prevista é a reclusão de 1 a 5 anos.

Fonte: MPGO

Comentários

  1. A pena de 1 a 5 anos é baixíssima! Tinha que ser de 30 anos! As penas para crimes ambientais precisam ser aumentadas urgentemente pois não punem ninguém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.