Pular para o conteúdo principal

Membros do MP intensificam trabalho de combate à corrupção.



Em continuidade às ações do Plano Geral de Atuação 2014/2015, o objetivo do Ministério Público de Goiás para este ano é aumentar ainda mais os números relativos à atuação no combate à corrupção, tema prioritário definido para ser trabalhado no biênio.

Dados compilados do Portal de Combate à Corrupção em relação a 2014 apontam o ajuizamento de 180 ações penais nesta área, 597 ações de improbidade administrativa e para a instauração de 1.513 inquéritos civis públicos.

No entanto, segundo pondera o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, Rodrigo César Bolleli Faria, a estimativa é de que o volume de denúncias tenha acréscimo este ano e supere as 8.295 recebidas no ano passado.

Conforme afirma o promotor, este é um número significativo e tende a aumentar, especialmente com o lançamento do Portal de Combate à Corrupção , ocorrido no final do ano passado e que permite a apresentação de denúncias.

Entre os temas mais comuns denunciados estão a violação aos princípios administrativos na área da saúde, vigilância sanitária e controle social; danos ao erário, abuso de poder e licitações. Já quanto à distribuição espacial de ocorrência desses casos, o maior índice de denúncias é feito em cidades maiores, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Valparaíso e Luziânia.

A perspectiva de aumento almejada pelo promotor Rodrigo Bolleli tende a se concretizar, já que os números relativos às ações e inquéritos de 2014 mais que dobrou em relação a 2013, quando foram instaurados 726 inquéritos civis e 282 ações de improbidade.

Aspecto preventivo

Conforme apresentado durante a 3ª Convocação Geral do Ministério Público de Goiás, em dezembro de 2014, o combate à corrupção também vem sendo trabalhado sob o aspecto preventivo, tendo sido iniciado com a Semana de Fortalecimento do Controle Social, realizada de 25 a 29 de agosto do ano passado. Como resultado dessa atuação, foram constituídos grupos de trabalho, formados por integrantes da sociedade civil, em 11 comarcas do interior, com a proposta de atuar no fortalecimento de mecanismos de controle social da gestão pública.

Para este ano, uma das propostas de atuação é a cobrança para a implantação e adequação dos Portais da Transparência nos municípios, trabalho que já foi iniciado em 2014.

Sobre esta proposta preventiva, o promotor Rodrigo Bolleli aponta a importância de a população também ser participativa, cobrando da administração pública mais transparência de suas ações. Segundo ponderou, “os cidadãos estão mais atentos ao tema, mas é necessária uma participação mais eficaz, não só por meio de denúncias, mas também com a fiscalização”, afirmou. Ele acrescentou que a verificação dos portais e o acompanhamento rotineiro das ações do município são meios importantes de atuação no combate à corrupção.

Para 2015, o MP deverá ampliar ainda mais os canais de interlocução do MP com a sociedade, por meio de uma nova ferramenta que será colocada à disposição da população: o aplicativo digital para dispositivos móveis MP Social.

Pelo aplicativo será possível ao cidadão encaminhar denúncias e sugestões por área de atuação do Ministério Público, ou seja, não apenas quanto a atos de corrupção, mas relativas a temas como meio ambiente, educação, infância e juventude, segurança pública, consumidor, saúde, direitos humanos, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.

As manifestações também serão georreferenciadas e admitirão o compartilhamento de fotos e vídeos, bem como o acompanhamento de sua tramitação. Inicialmente, a ferramenta estará disponível para aparelhos da plataforma iOS (Apple).

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.