Pular para o conteúdo principal

Membros do MP intensificam trabalho de combate à corrupção.



Em continuidade às ações do Plano Geral de Atuação 2014/2015, o objetivo do Ministério Público de Goiás para este ano é aumentar ainda mais os números relativos à atuação no combate à corrupção, tema prioritário definido para ser trabalhado no biênio.

Dados compilados do Portal de Combate à Corrupção em relação a 2014 apontam o ajuizamento de 180 ações penais nesta área, 597 ações de improbidade administrativa e para a instauração de 1.513 inquéritos civis públicos.

No entanto, segundo pondera o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, Rodrigo César Bolleli Faria, a estimativa é de que o volume de denúncias tenha acréscimo este ano e supere as 8.295 recebidas no ano passado.

Conforme afirma o promotor, este é um número significativo e tende a aumentar, especialmente com o lançamento do Portal de Combate à Corrupção , ocorrido no final do ano passado e que permite a apresentação de denúncias.

Entre os temas mais comuns denunciados estão a violação aos princípios administrativos na área da saúde, vigilância sanitária e controle social; danos ao erário, abuso de poder e licitações. Já quanto à distribuição espacial de ocorrência desses casos, o maior índice de denúncias é feito em cidades maiores, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Valparaíso e Luziânia.

A perspectiva de aumento almejada pelo promotor Rodrigo Bolleli tende a se concretizar, já que os números relativos às ações e inquéritos de 2014 mais que dobrou em relação a 2013, quando foram instaurados 726 inquéritos civis e 282 ações de improbidade.

Aspecto preventivo

Conforme apresentado durante a 3ª Convocação Geral do Ministério Público de Goiás, em dezembro de 2014, o combate à corrupção também vem sendo trabalhado sob o aspecto preventivo, tendo sido iniciado com a Semana de Fortalecimento do Controle Social, realizada de 25 a 29 de agosto do ano passado. Como resultado dessa atuação, foram constituídos grupos de trabalho, formados por integrantes da sociedade civil, em 11 comarcas do interior, com a proposta de atuar no fortalecimento de mecanismos de controle social da gestão pública.

Para este ano, uma das propostas de atuação é a cobrança para a implantação e adequação dos Portais da Transparência nos municípios, trabalho que já foi iniciado em 2014.

Sobre esta proposta preventiva, o promotor Rodrigo Bolleli aponta a importância de a população também ser participativa, cobrando da administração pública mais transparência de suas ações. Segundo ponderou, “os cidadãos estão mais atentos ao tema, mas é necessária uma participação mais eficaz, não só por meio de denúncias, mas também com a fiscalização”, afirmou. Ele acrescentou que a verificação dos portais e o acompanhamento rotineiro das ações do município são meios importantes de atuação no combate à corrupção.

Para 2015, o MP deverá ampliar ainda mais os canais de interlocução do MP com a sociedade, por meio de uma nova ferramenta que será colocada à disposição da população: o aplicativo digital para dispositivos móveis MP Social.

Pelo aplicativo será possível ao cidadão encaminhar denúncias e sugestões por área de atuação do Ministério Público, ou seja, não apenas quanto a atos de corrupção, mas relativas a temas como meio ambiente, educação, infância e juventude, segurança pública, consumidor, saúde, direitos humanos, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.

As manifestações também serão georreferenciadas e admitirão o compartilhamento de fotos e vídeos, bem como o acompanhamento de sua tramitação. Inicialmente, a ferramenta estará disponível para aparelhos da plataforma iOS (Apple).

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.