Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO: À espera de uma solução para processo de cassação.



Eleita em pleito suplementar, em julho de 2013, a prefeita Etélia Vanja Moreira Gonçalves (PDT) aguarda o julgamento, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), do mérito do processo que resultou na cassação do seu mandato. Ela governa São Domingos -- de 12.163 habitantes (IBGE, 2014), no Nordeste de Goiás --, por meio de liminar.

O Tribunal poderá ou não decidir pela perda do mandato da pedetista e definir por nova eleição suplementar, situação que, ao ver da gestora, é muito prejudicial para a gestão municipal.

"Administrar um município nessa situação é bem difícil, porque traz instabilidade política, intranquilidade para a população e fornecedores e insegurança na definição de projetos", diz Etélia, que, no entanto, garante vir fazendo o melhor possível para o município, mesmo com essas e outras dificuldades.

"Graças a Deus, damos o nosso melhor para o município. Hoje, os recursos são menores do que se esperava, e os prefeitos têm enorme dificuldade para fazer uma boa administração em relação a investimentos. Há dificuldades até mesmo para cumprir as obrigações com a folha", pondera a prefeita.

BALANÇO

Apesar de fazer coro com a choradeira dos executivos municipais, Etélia diz que o balanço de um ano e meio de sua gestão é positivo e que a própria população compreende as dificuldades.

Uma das conquistas à qual a gestora se refere, que soluciona um dos mais graves problemas enfrentados no município, é a chegada de dois ônibus escolares, no último mês de dezembro, através do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), que vai melhorar o transporte dos estudantes.

Um veículo vai atender a região do Tabuleiro Grande, no distrito de Estiva, e o outro, o povoado São Vicente, assegurando dignidade para os alunos moradores de tais localidades.

OBRAS E REALIZAÇÕES

Etélia Vanja celebra a execução de importante obra no município, do esgoto sanitário, cujos investimentos giram em torno de R$ 6 milhões.

Recentemente, dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 3), foi assinado novo contrato que vai garantir a continuidade da obra de saneamento.

"Vamos terminar mais uma etapa dessa obra, que importa em qualidade de vida e saúde para a população", comenta.

No município, estão em construção uma creche; uma quadra de esportes coberta, no Setor Aeroporto; e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), já em fase de acabamento, na Vila União; e em reforma o Hospital Municipal Trajano Honorato Pinheiro, que, em breve, será entregue com piso e pintura novos, além de ajustes para atender algumas exigências da Vigilância Sanitária.

A Prefeitura de São Domingos ainda espera, para os próximos meses, o investimento de R$ 1 milhão, já liberados pelo Governo do Estado, para aplicação no recapeamento das vias urbanas.

"É uma promessa do governador Marconi [Perillo, PSDB], para a continuidade do recapeamento. A obra já foi licitada e deve ser retomada a partir de fevereiro ou março de 2015", adianta a prefeita.

FUTURO

Etélia diz que tem grande expectativa com relação ao futuro, de ter a oportunidade de continuar a desenvolver o trabalho que vem sendo feito, "sempre com o objetivo de fazer o melhor por São Domingos". "Hoje, passamos por dificuldades até maiores do que esperávamos. Sabemos que uma administração já tem seus problemas e, junto com essa questão judicial, complica bastante", diz a chefe do Executivo.

A prefeita ainda menciona a perspectiva de dificuldade no campo econômico nacional, o que, segundo ela, reflete nos municípios, mas sem desanimar. "Apesar de todo esse cenário, a nossa confiança e expectativa é de seguir trabalhando por São Domingos", avisa.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.