Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO: À espera de uma solução para processo de cassação.



Eleita em pleito suplementar, em julho de 2013, a prefeita Etélia Vanja Moreira Gonçalves (PDT) aguarda o julgamento, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), do mérito do processo que resultou na cassação do seu mandato. Ela governa São Domingos -- de 12.163 habitantes (IBGE, 2014), no Nordeste de Goiás --, por meio de liminar.

O Tribunal poderá ou não decidir pela perda do mandato da pedetista e definir por nova eleição suplementar, situação que, ao ver da gestora, é muito prejudicial para a gestão municipal.

"Administrar um município nessa situação é bem difícil, porque traz instabilidade política, intranquilidade para a população e fornecedores e insegurança na definição de projetos", diz Etélia, que, no entanto, garante vir fazendo o melhor possível para o município, mesmo com essas e outras dificuldades.

"Graças a Deus, damos o nosso melhor para o município. Hoje, os recursos são menores do que se esperava, e os prefeitos têm enorme dificuldade para fazer uma boa administração em relação a investimentos. Há dificuldades até mesmo para cumprir as obrigações com a folha", pondera a prefeita.

BALANÇO

Apesar de fazer coro com a choradeira dos executivos municipais, Etélia diz que o balanço de um ano e meio de sua gestão é positivo e que a própria população compreende as dificuldades.

Uma das conquistas à qual a gestora se refere, que soluciona um dos mais graves problemas enfrentados no município, é a chegada de dois ônibus escolares, no último mês de dezembro, através do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), que vai melhorar o transporte dos estudantes.

Um veículo vai atender a região do Tabuleiro Grande, no distrito de Estiva, e o outro, o povoado São Vicente, assegurando dignidade para os alunos moradores de tais localidades.

OBRAS E REALIZAÇÕES

Etélia Vanja celebra a execução de importante obra no município, do esgoto sanitário, cujos investimentos giram em torno de R$ 6 milhões.

Recentemente, dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 3), foi assinado novo contrato que vai garantir a continuidade da obra de saneamento.

"Vamos terminar mais uma etapa dessa obra, que importa em qualidade de vida e saúde para a população", comenta.

No município, estão em construção uma creche; uma quadra de esportes coberta, no Setor Aeroporto; e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), já em fase de acabamento, na Vila União; e em reforma o Hospital Municipal Trajano Honorato Pinheiro, que, em breve, será entregue com piso e pintura novos, além de ajustes para atender algumas exigências da Vigilância Sanitária.

A Prefeitura de São Domingos ainda espera, para os próximos meses, o investimento de R$ 1 milhão, já liberados pelo Governo do Estado, para aplicação no recapeamento das vias urbanas.

"É uma promessa do governador Marconi [Perillo, PSDB], para a continuidade do recapeamento. A obra já foi licitada e deve ser retomada a partir de fevereiro ou março de 2015", adianta a prefeita.

FUTURO

Etélia diz que tem grande expectativa com relação ao futuro, de ter a oportunidade de continuar a desenvolver o trabalho que vem sendo feito, "sempre com o objetivo de fazer o melhor por São Domingos". "Hoje, passamos por dificuldades até maiores do que esperávamos. Sabemos que uma administração já tem seus problemas e, junto com essa questão judicial, complica bastante", diz a chefe do Executivo.

A prefeita ainda menciona a perspectiva de dificuldade no campo econômico nacional, o que, segundo ela, reflete nos municípios, mas sem desanimar. "Apesar de todo esse cenário, a nossa confiança e expectativa é de seguir trabalhando por São Domingos", avisa.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.