Pular para o conteúdo principal

O ensino além do IDEB. Por Dalvan Gomes da Silva



Por Dalvan G. Silva

Aproxima-se o inicio do ano letivo e o objetivo da escola de desenvolver uma visão plural do mundo, cada vez mais singulariza nas questões do pragmatismo da sociedade contemporânea. A SEDUC/GO propagou a ideia de que só há aprendizado com o currículo pré-estabelecido.

 Os alunos não aprendem com os projetos extracurriculares (aulas no contraturno com currículo específico) em áreas como cultura e cidadania. Esse tipo de ideia configura como fundamentalismo curricular e espacial. Houve um período na educação que havia aula de EMC (Educação Moral e Cívica) e OSPB (Organização Social e Política do Brasil).

Mais tarde transferiram esses conteúdos para os projetos extracurriculares. E hoje os gestores da educação o transformaram em “bode expiatório” da aprendizagem. Com isso acabaram as noções de cidadania, civismo e solidariedade humana.

Os jovens não sabem, nunca viram, e não querem saber do GREMIO ESTUDANTIL que tem por finalidade entre tantas, a formação política do estudante. Não propiciamos essa “oportunidade de fazer política” aos alunos e queremos que os jovens assumam a política na cidade para melhorar a situação que está em curso. Na definição ampla a política é:

                     ...uma atividade orientada  para a tomada de decisões
 de um grupo para alcançar determinados objetivos.

Os técnicos da educação da Secretaria Estadual afirmam que fora da sala é tempo perdido, só pra “encher linguiça”. O pior é que o Conselho Estadual da Educação, Diretores, Pais, Professores, Escritores, Editores, Políticos, alunos e Secretários Municipais estão de acordo com esse engodo. Para eles essas atividades culturais não melhora o IDEB escolar. Enquanto isso a Educação Particular valorizam as atividades de  projetos.

Nos municípios estão seguindo este mesmo conceito. Em São Domingos, a Secretaria de Educação reza a cartilha do órgão estadual. Um exemplo disso é o que assistimos na Escola Municipal Pe. Geraldo  C. Ferracioli. Deliberadamente estão pretendendo extinguir os bons projetos de artes/música que funcionam há muito tempo naquela Unidade Escolar. 

O que percebo é exatamente o contrário, há necessidade de adoção de novos projetos na Escola Monte Sião por exemplo. Alegam que os objetivos dos projetos não atingem  todos os participantes. 

Então devemos acabar com todas as escolas uma vez que não atinge 100% dos que nela ingressam. Ou será que TODAS as crianças que iniciam sua vida escolar, concluem a faculdade?  Em uma turma de 50 alunos, se metade deles desenvolver as habilidades do que se propõe o projeto, podemos considerar bem investido os recursos.

O que norteia esse tipo de pensamento é o conceito neoliberal das mentes brilhantes estabelecidas no interior dos órgãos educacionais do Estado.

Pra essa gente, os recursos da Educação, Saúde e Previdência não é investimento, é gasto. É lógico que é investimento já que os recursos disponibilizados na formação dos jovens  posteriormente retornarão à sociedade através dos serviços prestados por pessoas qualificadas nos vários ramos de atividades.Com isso ganha o País, o Estado e o Município um cidadão de caráter aprimorado.

Esses pragmáticos não contextualiza o aprendizado. No sentido de valorizar o que se aprende fora do currículo com as atividades culturais desenvolvidas no ambiente escolar. Na filosofia de resultado não serve a assimilação de outras competências que não seja a estampada no currículo.  O ensino está sendo conduzido tão somente para sua aplicação prática no IDEB. E a aplicação para a VIDA da pessoa humana não conta?

Para o professor Antonio Dias de Figueiredo da Universidade de Coimbra Portugal, a escola de hoje, inspirou-se no cartesianismo, que privilegia tudo o que é racional, deixando de fora aquilo que é emocional. Esta visão racionalista do ensino desenvolve as competências racionais da criança e evita os aspectos emocionais, artísticos e as visões humanistas do mundo. E ele ainda conclui,
..."Se ao professor for dada a hipótese de agirem como pessoas inteligentes e não como "funcionários"... Um professor apaixonado consegue fazer milagres."

Os adultos da minha época me deram oportunidades de participar das atividades escolares fora da sala de aula. E posso dizer com certeza absoluta, muito do que aprendi foi nesse ambiente.

É um aprendizado de cidadania, de valores, de solidariedade humana, do aprimoramento do caráter. Esses aprendizados são imperceptíveis no momento, mas que aos poucos vai transformando a vida do jovem.

No entanto, as mentes pragmáticas dos gestores só reconhece aprendizado com aplicação imediata. O aprendizado em longo prazo não tem valor algum para o IDEB da escola e do “status quo” do seu governo. Muitos dos meus professores nem sabem que “aquela oportunidade” foi importante pra mim. Hoje eu digo a eles do fundo do meu coração o quanto eles me ensinaram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.