Pular para o conteúdo principal

Nota de esclarecimento do secretário de saúde de Divinópolis de Goiás, Artenio Ataídes.




Divinópolis de Goiás, 06 de Janeiro de 2015.

Ao Senhor
Antonio Carlos
Representante do blog www.blogantoniocarlos.com

Senhor Blogueiro;

Após a publicação da matéria referenciando a cor do uniforme da unidade, felizmente um desagrado corrigível, foi possível levantar diversas questões fora do tocante uniforme, ponto positivo, a comunidade de fato tem que levar aos competentes as falhas existentes, li e re-eli todos os comentários para verificar onde de fato eu já errei, sem dúvidas, tenho a hombridade de reconhecer as falhas e corrigindo às quando possível.

É preciso, ser realista conosco e reconhecermos quem de fato é o culpado, por exemplo: a culpa do condutor ser mal educado é de fato falha do secretário? Para quem tem o mínimo de conhecimento de procedimentos executados na enfermagem, reconhece que a enfermagem executa boa parte dos procedimentos, apenas após a prescrição médica, afirmo que na unidade nunca faltou oxigênio para transportar nenhum tipo de paciente, se a enfermagem não executou e não acompanhou qualquer paciente é porque não estava prescrito pelo profissional habilitado, novamente questiono, a falta de prescrição pelo profissional é culpa do secretário? A forma dos servidores tratar os pacientes é também culpa do secretário?

Com o fechamento para reforma do Hospital Municipal de São Domingos, a nossa unidade passou a atender todos os pacientes do Município vizinho, será que de fato estamos tão ruins assim?

Enfim, reconheço que jamais vou conseguir agradar a todos. Deus o responsável por construir a mais bela e perfeita obra que foi o ser humano morreu crucificado, quem sou eu para agradar. Vejo que se deixarmos de julgar, difamar, ironizar e começarmos a pedir a Deus para dar –nos força e sabedoria com objetivo de proporcionar o melhor para a comunidade, talvez as coisas começassem a tomar outros caminhos, porque bom ou ruim, certo ou errado é aqui em nossa cidade que cada cidadão divinopolino tem suas raízes familiares e que na necessidade seja eu Secretário ou não seremos atendidos, lembrando que segundo diversos artigos científicos 85% de sobrevida dos pacientes esta no primeiro atendimento.

Quero que saibas caro leitor, que tenho plena consciência que assumo um cargo de comissão, sou enfermeiro, pós-graduado, cursando mestrado, servidor publico estatutário pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado de Goiás, fui por 1 ano Sub.Coordenador da Vigilância em Saúde da Regional Nordeste – I, estou na Secretaria de Saúde desde janeiro/13 e sei reconhecer a importância de cada ser humano na nossa sociedade, classificar o próximo com palavras baixas como “burro”, demonstra a inteligência e ignorância do ser humano.

Reconheço que existem indivíduos com grau de escolaridade, conhecimentos e sucesso mais avançado que o meu, mas confesso! Estou satisfeito com o que Deus me proporcionou até o momento, sou um jovem como tantos outros de apenas 25 anos, grato eternamente pelas pessoas que ajudou-me a montar cada degrau da minha trajetória. Acredito que Deus quando nos dar a vida com ela já vem o caminho a ser seguido, respeito as opiniões de cada um, mas diferente do que me julgam, procuro fazer o que é possível para nossa comunidade, pois sou filho desta terra e também carrego o desejo de mudança e para melhor é claro, vocês não faz ideia da responsabilidade e demanda que carrego, classifico a cor do uniforme como um grão de areia frente ao oceano.

Por fim, aproveito a oportunidade para pedir desculpas a todos os leitores que se sentiram ofendidos com os meus pronunciamentos, ao blogueiro, pessoa que muito admiro, pessoa idôneo de bom relacionamento e atitudes, aos familiares e até mesmo pacientes que tiveram algum tipo de problema relacionado à saúde nos últimos 02 (dois) anos, que queira de fato resolver a situação não se intimida em procurar-me, não se exponha a quem não tem a competência de resolver os problemas existente, para quem ocupa cargo de liderança, sabe o quanto é difícil manter o equilibro, muitas vezes as pessoas que compõe o corpo clinico não seguem o que de fato almejamos.

Más! sou ser humano, mortal, igualmente a todos, susceptível aos erros e as falhas, sou humilde a ponto de reconhecer o erro e corrigir oportunamente, não sou uma pessoa maldosa, perseguidora e vejo que não posso ser culpado por falhas de terceiros, por isso, deixa para julgar-me quando de fato precisar de mim, nem tudo nas repartições publica funciona tão fácil como pensamos, portanto, o uniforme já foi modificado não por ceder a pressão de quem quer que seja, mas sim como disse um dos comentários, por ser capaz o suficiente de reconhecer o erro.

Hoje estou realizado e feliz, por contribuir mais uma vez com a vida do próximo, a equipe de plantão do hospital Mãe Roberta, conseguiu realizar com sucesso um atendimento emergencial na nossa unidade e utilizando os poderes que a mim é atribuído, consegui uma aeronave tipo helicóptero, para realizar a remoção do paciente, conseguindo chegar a unidade de referencia em tempo hábil de sobrevida, isso sim de fato nos deixa motivado para seguir em frente, deixando para traz os pequenos obstáculos que nos surge.

Um forte Abraço a todos os leitores e um Feliz 2015 com prosperidade e muita SAÚDE

Artenio Guimarães Ataídes
Secretário Municipal de Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.