Pular para o conteúdo principal

Nota de esclarecimento do secretário de saúde de Divinópolis de Goiás, Artenio Ataídes.




Divinópolis de Goiás, 06 de Janeiro de 2015.

Ao Senhor
Antonio Carlos
Representante do blog www.blogantoniocarlos.com

Senhor Blogueiro;

Após a publicação da matéria referenciando a cor do uniforme da unidade, felizmente um desagrado corrigível, foi possível levantar diversas questões fora do tocante uniforme, ponto positivo, a comunidade de fato tem que levar aos competentes as falhas existentes, li e re-eli todos os comentários para verificar onde de fato eu já errei, sem dúvidas, tenho a hombridade de reconhecer as falhas e corrigindo às quando possível.

É preciso, ser realista conosco e reconhecermos quem de fato é o culpado, por exemplo: a culpa do condutor ser mal educado é de fato falha do secretário? Para quem tem o mínimo de conhecimento de procedimentos executados na enfermagem, reconhece que a enfermagem executa boa parte dos procedimentos, apenas após a prescrição médica, afirmo que na unidade nunca faltou oxigênio para transportar nenhum tipo de paciente, se a enfermagem não executou e não acompanhou qualquer paciente é porque não estava prescrito pelo profissional habilitado, novamente questiono, a falta de prescrição pelo profissional é culpa do secretário? A forma dos servidores tratar os pacientes é também culpa do secretário?

Com o fechamento para reforma do Hospital Municipal de São Domingos, a nossa unidade passou a atender todos os pacientes do Município vizinho, será que de fato estamos tão ruins assim?

Enfim, reconheço que jamais vou conseguir agradar a todos. Deus o responsável por construir a mais bela e perfeita obra que foi o ser humano morreu crucificado, quem sou eu para agradar. Vejo que se deixarmos de julgar, difamar, ironizar e começarmos a pedir a Deus para dar –nos força e sabedoria com objetivo de proporcionar o melhor para a comunidade, talvez as coisas começassem a tomar outros caminhos, porque bom ou ruim, certo ou errado é aqui em nossa cidade que cada cidadão divinopolino tem suas raízes familiares e que na necessidade seja eu Secretário ou não seremos atendidos, lembrando que segundo diversos artigos científicos 85% de sobrevida dos pacientes esta no primeiro atendimento.

Quero que saibas caro leitor, que tenho plena consciência que assumo um cargo de comissão, sou enfermeiro, pós-graduado, cursando mestrado, servidor publico estatutário pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado de Goiás, fui por 1 ano Sub.Coordenador da Vigilância em Saúde da Regional Nordeste – I, estou na Secretaria de Saúde desde janeiro/13 e sei reconhecer a importância de cada ser humano na nossa sociedade, classificar o próximo com palavras baixas como “burro”, demonstra a inteligência e ignorância do ser humano.

Reconheço que existem indivíduos com grau de escolaridade, conhecimentos e sucesso mais avançado que o meu, mas confesso! Estou satisfeito com o que Deus me proporcionou até o momento, sou um jovem como tantos outros de apenas 25 anos, grato eternamente pelas pessoas que ajudou-me a montar cada degrau da minha trajetória. Acredito que Deus quando nos dar a vida com ela já vem o caminho a ser seguido, respeito as opiniões de cada um, mas diferente do que me julgam, procuro fazer o que é possível para nossa comunidade, pois sou filho desta terra e também carrego o desejo de mudança e para melhor é claro, vocês não faz ideia da responsabilidade e demanda que carrego, classifico a cor do uniforme como um grão de areia frente ao oceano.

Por fim, aproveito a oportunidade para pedir desculpas a todos os leitores que se sentiram ofendidos com os meus pronunciamentos, ao blogueiro, pessoa que muito admiro, pessoa idôneo de bom relacionamento e atitudes, aos familiares e até mesmo pacientes que tiveram algum tipo de problema relacionado à saúde nos últimos 02 (dois) anos, que queira de fato resolver a situação não se intimida em procurar-me, não se exponha a quem não tem a competência de resolver os problemas existente, para quem ocupa cargo de liderança, sabe o quanto é difícil manter o equilibro, muitas vezes as pessoas que compõe o corpo clinico não seguem o que de fato almejamos.

Más! sou ser humano, mortal, igualmente a todos, susceptível aos erros e as falhas, sou humilde a ponto de reconhecer o erro e corrigir oportunamente, não sou uma pessoa maldosa, perseguidora e vejo que não posso ser culpado por falhas de terceiros, por isso, deixa para julgar-me quando de fato precisar de mim, nem tudo nas repartições publica funciona tão fácil como pensamos, portanto, o uniforme já foi modificado não por ceder a pressão de quem quer que seja, mas sim como disse um dos comentários, por ser capaz o suficiente de reconhecer o erro.

Hoje estou realizado e feliz, por contribuir mais uma vez com a vida do próximo, a equipe de plantão do hospital Mãe Roberta, conseguiu realizar com sucesso um atendimento emergencial na nossa unidade e utilizando os poderes que a mim é atribuído, consegui uma aeronave tipo helicóptero, para realizar a remoção do paciente, conseguindo chegar a unidade de referencia em tempo hábil de sobrevida, isso sim de fato nos deixa motivado para seguir em frente, deixando para traz os pequenos obstáculos que nos surge.

Um forte Abraço a todos os leitores e um Feliz 2015 com prosperidade e muita SAÚDE

Artenio Guimarães Ataídes
Secretário Municipal de Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.