Pular para o conteúdo principal

Acordo põe fim à greve de professores em Flores de Goiás e garante pagamento de atrasados.



Foi firmado na última terça-feira (10/2), na sede da Promotoria de Justiça de Flores de Goiás, termo de ajustamento de conduta entre a prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego) estabelecendo compromissos entre as partes, o que pôs fim à greve da educação, iniciada no dia 2 de fevereiro de 2015, em razão do atraso nos pagamentos e 13° salário.

Assinam o documento o promotor de Justiça Frederico Augusto de Oliveira Santos; os secretários municipais da Educação e da Administração, Valmin de Campos e Ivan Pereira; o secretário do Sintego, Omar Silva; a presidente da Regional do Sintego de Formosa, Kátia de Sousa; o advogado Maurício Leite e testemunhas. Com a assinatura do acordo, os professores e funcionários administrativos retornaram ao trabalho nesta quarta-feira (11/2).

O acordo            

O acordo prevê que a gestão municipal deverá pagar um terço de férias e os salários atrasados de 2014 dos profissionais da Escola Municipal Sindoval Carneiro até 20 de fevereiro de 2015. Já em relação aos demais profissionais, os pagamentos do 13° e salários de junho a dezembro de 2014 deverão ser feitos até 10 de maio de 2015, sem prejuízo do pagamento do 13° referente a 2015 na data de aniversário dos servidores.

Outro compromisso assumido pelo gestor foi o do pagamento integral, até 19 de fevereiro, do salário de janeiro de 2015 dos servidores das Escolas Monteiro Lobato, Santino Campelo de Miranda, CMEI Raimundo Rosa, Rosário de Souza Ferreira, Deusdezinho de Souza Ferreira e Rui Barbosa, e, até 28 de fevereiro, das escolas Morro, Sebastião Teodoro Sobrinho, Canabrava, Santa Maria, Sindoval Carneiro de Araújo, além dos servidores Fundeb e da Secretaria Municipal de Educação.

O pagamento dos meses de março a julho será gradativo, de acordo com a tabela de janeiro, nos dias 20 e 30.

Conforme estabelecido no termo de ajustamento de conduta, a partir de agosto de 2015, os servidores da Educação passarão a receber de forma unificada, até o dia 10 de cada mês.

Por fim, ficou acordado que não haverá desconto dos dias de greve e a reposição das aulas será realizada em julho de 2015, mediante calendário a ser previamente divulgado pela Secretaria Municipal de Educação e acompanhada pelo Sintego.

A participação popular no Conselho do Fundeb, conforme preconiza a Lei n° 11.494/07, também ficou garantida no acordo.

Estatuto e plano de carreira

Ficou estabelecido o prazo até 10 de agosto de 2015 para que o Sintego e a prefeitura cheguem ao consenso sobre o projeto de lei referente ao Estatuto dos Servidores do Magistério e dos Servidores Administrativos da Educação Pública Municipal de Flores de Goiás, bem como sobre o projeto de lei referente ao Plano de Carreira, Cargos, Remuneração e Funções Públicas a serem encaminhados à Câmara de Vereadores, até 10 de outubro de 2015.

A revogação da lei atual só ocorrerá mediante o encaminhamento e aprovação do referido projeto de lei, ao formar-se a comissão para elaboração dos planos de carreira, que deverá ter um representante do Sintego.

A multa por eventual descumprimento das obrigações assumidas foi fixada em R$ 10 mil reais.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.